Feira de Santana

Após suspensão da licitação, secretário diz que Zona Azul ainda será implantada neste ano

Um dos principais motivos para a suspensão do projeto em Feira de Santana, foram as demandas administrativas.

01/04/2024 às 17h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Foto: ACM

Após três meses de suspensão da licitação para a escolha da empresa que vai administrar a Zona Azul, em Feira de Santana, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, garantiu que o projeto ainda deve ser executado neste ano.

A Zona Azul é um estacionamento rotativo que tem o objetivo de garantir a organização de veículos em espaços públicos. Um dos principais motivos para a sua suspensão em Feira de Santana, de acordo com ele, foram as questões administrativas.

Ao Acorda Cidade, Carlos Brito datalhou que o projeto, avaliado em mais de R$200 milhões, foi suspenso devido ao recurso administrativo negado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Secretário Carlos Brito
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“O Projeto Zona Azul, é um projeto que é de um montante muito significativo, um projeto que vai acima de R$200 milhões ao longo dos 20 ou 30 anos, e isso atrai empresas de todo o país. Quando lançado o edital houve um recurso administrativo. O recurso administrativo foi negado. Então, a parte que teve seu recurso negado deu entrada no Tribunal de Contas dos Municípios, alegando algumas coisas que no nosso entendimento são inconsistentes, à exemplo de um procedimento licitatório, que eles afirmam que nós usamos, a prefeitura usou uma legislação do ano não atualizado, mas do ano anterior, mas eles esqueceram que o projeto foi lançado o ano passado, então você podia botar. Esses são princípios que o Tribunal de Contas está avaliando, as queixas da pessoa, e quando for respondido, se for respondido, nós responderemos aos questionamentos”, disse.

Carlos Brito também enfatizou que com as possíveis resoluções dos questionamentos do TCM, outro processo de licitação será aberto em Feira de Santana. O projeto, segundo ele, está pronto para ser executado.

“Estamos aqui esperando o tribunal se manifestar sobre o termo de referência que foi lançado e se tudo for certo, nós vamos realmente abrir o processo licitatório com as empresas que se apresentaram. O projeto está pronto, o valor pronto, tudo está pronto, mas, nesse país, uma licitação dessa, por mais que queira fazer, sempre tem uns profissionais de licitatórios que entram de todos os recursos. Uma empresa mesmo descobrimos que ela entra, pela licitação, em vários lugares, recorre em tudo que é lugar, ou seja, tem um instrumento meio complicado para participação e nunca foi punido, por isso que merece ser”.

A proposta é que a Zona Azul seja executada ainda neste ano. Ainda conforme o secretário, o projeto necessita de uma implantação rápida, já que a cidade carece desta organização.

“A nossa missão é disponibilizar e fazer conforme os órgãos fiscalizadores querem. Se entender que temos que alterar alguma coisa, iremos alterar, se não, vamos dar prosseguimento. Nós estamos em abril ainda, então temos oito meses ainda para executar tudo isso. O prazo é o mais rápido possível, porque a cidade não aguenta mais esse processo. Isso está complicado, temos que melhorar”, finalizou.

Leia também: Licitação para Zona Azul em Feira de Santana é suspensa

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Também, com a quantidade de vagas que querem fazer esta Zona Azul (8.000?) É isso mesmo??
    A cidade toda vai virar uma grande zona (azul).

  2. Quizz das Engresilhas de Feira:

    O que é que vai sair primeiro?
    A) Zona Azul
    B) Voo diário e/ou noturno no Aeroporto
    C) O segundo shopping (de verdade)
    D) A nova CEASA
    E) O trem de passageiros Feira Salvador
    F) O Centro de Convenções

  3. Essa conversa de zona azul tem mais de 15 anos.
    É muita incompetência desse bando que tem mais de 20 anos em desserviço a Feira de Santana.

  4. Esse secretário é um verdadeiro “” NINJA”” , ele é o contrário de MIDAS, Tudo que ele toca vira BRONCA, ex: famigerado BRT(90 milhões) jogado lixo, Artêmia Pires o trânsito um caos (pico), os viadutos com uma pista só ( duas licitações ha ha), novo centro?????? Uma aberração, etc etc. Agora final de desgoverno mais uma *** chega BRITO já prejudicou a PRINCESA DO SERTÃO de mais.

    1. O dinheiro que desperdiçou nesse BRT fake teria sido melhor investido em obras de macrodrenagem, com piscinões pra reter água nas áreas planas e/ou baixadas, e túneis de escoamento de alta capacidade até os rios Jacuípe e Pojuca…

  5. É uma vergonha a prefeitura passar mais de 10 anos tentando implantar um estacionamento rotativo. É muita incompetência. Feira é uma metrópole com administração de cidade pequena.

  6. Tem que ter Zona Azul , para acabar com a farra dos Donos de estacionamentos , e com os folgados que ficam ocupando a Rua o dia todo impedindo os Clientes de fazerem suas Tarefas e compras .

    1. O que seria a “farra dos donos de estacionamentos”?

      A pessoa agora não pode empreender no ramo de estacionamento, se assim quiser?

      E quem estaciona na rua é folgado, só porque não deixa a vaga do reizinho livre?

      Deixa de querer mandar na vida dos outros, rapaz. Folgado, mesmo, é o governo, que cobra imposto para construir e “manter” as ruas e depois cobra de novo pelo estacionamento na mesma rua.

    1. Essa conversa de zona azul tem mais de 15 anos.
      É muita incompetência desse bando que tem mais de 20 anos em desserviço a Feira de Santana.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade