Eventos Acadêmicos

Ufba sedia a 10ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA

Evento acontece nos dias 23 e 24 de setembro

20/09/2019 às 15h02, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Ponto de Presença na Bahia (PoP-BA), promove nos dias 23 e 24 de setembro a 10ª edição do "Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA", na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento é gratuito e tem como objetivo promover um encontro de técnicos e gestores de Tecnologia da Informação de instituições de ensino e pesquisa do Estado da Bahia (Federais, Estaduais e Privadas), clientes da RNP (órgãos estaduais, municipais e outros), além de provedores locais e regionais, para troca de experiências e compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de redes avançadas.

A Analista de Redes do PoP-BA e Coordenadora do evento, Adriana Viriato Ribeiro, informou que o mesmo vai abordar temas que envolvem o dia a dia de técnicos, analistas e gestores de TI das instituições do estado, a importância da tecnologia na educação e as implicações da segurança dentro do ambiente atual. Além disso, haverá cursos que serão ministrados nos Laboratórios da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

"Neste ano, estamos comemorando a 10ª edição do WTR PoP-BA e a expectativa é de que, mais uma vez, teremos um evento com grande representatividade das nossas instituições clientes e parceiras e que seja um momento de discussão sobre o desenvolvimento das tecnologias de redes dentro do nosso estado", diz Adriana, que destaca os principais temas que estarão em pauta: "As palestras serão relacionadas à Internet do Futuro e sobre ações que têm sido desenvolvidas pela RNP e parceiros em relação à expansão da capacidade do backbone e da interiorização do backbone na Bahia", explicou a coordenadora.

Já foram feitas mais de 200 inscrições para o evento. Além disso, já houve também outras 200 inscrições para os diversos cursos do WTR PoP-BA. "Esperamos que todos os nossos clientes e parceiros aproveitem o momento para se capacitarem, discutirem suas necessidades e construírem novas parcerias. Tudo isso ajuda no desenvolvimento das instituições de nosso estado. No ano passado, foram mais de 300 participantes, incluindo técnicos, analistas, gestores e estudantes de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação. É um evento com público muito abrangente, que traz resultados positivos para o desenvolvimento de consciência e ações de Segurança da Informação na Bahia", completou.

Na programação de palestras: "Definindo a melhor rota para o futuro da Internet", com Italo Valcy (PoP-BA/Ufba); "30 anos de Internet – O poder das redes", com Nelson Pretto (Ufba); "Pesquisa e Inovação na RNP e o desafio de criar uma ponte entre os dois mundos", com Iara Machado ( RNP); "Como (possivelmente) seu filho e (certamente) seus netos serão escravizados", com Aurélio Heckert (Colivre).

O evento contará também com os painéis "Redes Acadêmicas de próxima geração", com Iara Machado (RNP), Edna Matos (Ifba Santo Antônio de Jesus) e Jerônimo Bezerra (FIU); e "100G na Bahia e interiorização do backbone para Ciência e Tecnologia no interior do estado", com Eduardo Grizendi (RNP) e Grinaldo Oliveira (Sectl), além dos Lightning talks "IoT, uma revolução silenciosa", com André Madureira (Ufba); "Automatização de atividades osso na operação", com Bruno Ramos (PoP-BA/RNP); e "Otimização de infraestrutura de datacenter", com Thiago Bomfim (PoP-BA/RNP).

E no dia 25 de setembro, logo após o WTR, será realizado o Encontro de Segurança em Informática do Cert.Bahia (ENSI), evento voltado para conscientização de aspectos relacionados à Segurança da Informação.

As inscrições para as palestras e cursos continuam abertas e podem ser realizadas por meio da página do WTR na internet (wtr.pop-ba.rnp.br/2019), com exceção do curso promovido pela Escola Superior de Redes, cuja inscrição é realizada no próprio site da instituição (esr.rnp.br/cursos/pre-matricula/wtr-ba).

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.174 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Serviço:
X Workshop de Tecnologia de Redes – Bahia
Evento GRATUITO
Data: de 23 e 24 de setembro
Horário: 7h40 às 18h
Local- UFBA – Rua Prof. Aristides Novis, 02, Federação
STI – Av. Adhemar de Barros, Ondina.
Mais informações: wtr.rnp.br/pop-rn/

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade