Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Lab Sebrae Instagram
  • Lab Sebrae Instagram
18 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Eventos Acadêmicos

Todas as notícias
Publicado em 31/07/2019 08h18.

VI Seminário Corpo, Moda e Performance marca comemorações pelos 10 anos do Corpo e Cultura

Evento promovido pelo Grupo de Pesquisa acontece entre os dias 12 e 13 de agosto no CAHL-UFRB.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado em Cachoeira (BA), recebe entre os dias 12 e 13 de agosto, o VI Seminário Corpo, Moda e Performance. O encontro será ainda mais especial por marcar as comemorações dos 10 anos de atividade do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura - cadastrado no CNPq e coordenado pela professora Dra. Renata Pitombo Cidreira - que reúne pesquisadores interessados nas investigações que incorporam sensibilidade crítica e teórica para os modos de experimentações e vivências corporais, em contextos diversos.

A sexta edição do Seminário pretende promover um diálogo aberto sobre temas essenciais para entender o corpo, a cultura, a moda e a arte na contemporaneidade, como o processo criativo, a beleza, sustentabilidade, estilo, aparência, performance, midiatização, entre outros. A abertura da programação acontece no dia 12 de agosto, no auditório do CAHL, a partir das 18h, com a participação de professores da UFRB que integram o grupo de pesquisa: Renata Pitombo, Henrique Sena e Guilherme Fernandes. Após a mesa de abertura, o Seminário recebe a conferência do designer de moda baiano Gefferson Villa Nova sobre os desafios e perspectivas para o processo criativo. Na noite de abertura, é aguardado ainda o lançamento do livro “O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte”, composto por artigos dos pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa e organizado pela professora Dra. Renata Pitombo Cidreira.

Já no dia 13 de agosto, a programação segue pela manhã com as mesas redondas "Moda e Sustentabilidade" e "Corpo, Arte e Estilo” com participação de pesquisadores convidados: Marcia Ganem (Ufba), Beatriz Simon (Uneb), Danillo Barata (UFRB) e Luiz Freire (Ufba). No período da tarde, o evento promove duas rodas de conversa com pós-graduandos que são pesquisadores e egressos do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura sobre as pesquisas realizadas e em andamento, a partir dos eixos temáticos: "Criações visuais”, “Pluralidades corporais" e "Aparências midiatizadas". As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas durante o evento.

PROGRAMAÇÃO

VI SEMINÁRIO CORPO, MODA E PERFORMANCE

12 de agosto de 2019

18h: Mesa de Abertura com Renata Pitombo, Henrique Sena e Guilherme Fernandes.

18h30: Conferência com Gefferson Vila Nova: “Processo Criativo: desafios e perspectivas”.

19h30: Lançamento do livro "O belo contemporâneo: corpo, moda e arte"

Renata Pitombo Cidreira (Org).

13 de agosto de 2019

08h30: Mesa "Moda e Sustentabilidade"

Márcia Ganem, Beatriz Simon e Henrique Sena (mediador).

10h30: Mesa "Corpo, Arte e Estilo"

Danillo Barata, Luiz Freire e Renata Pitombo (mediadora).

14h30: Roda de Conversa "Criações visuais" e "Pluralidades Corporais"
Renata Leahy (mediadora), Theo Cruz, Gina Reis, Hanna Rodrigues, Baga de Bagaceira, Patrick Bastos, Dávila Kess e Valdir Alves.

16h: Roda de Conversa "Aparências midiatizadas"

Henrique Sena (mediador), Julio Cesar Sanches, Larissa Molina, Naiara Moura, Clécia Carvalho, Fernanda Barbosa e Barbara Nascimento.

MINI CURRÍCULO | CONVIDADOS

Gefferson Vila Nova

Autodidata, começou a costurar na adolescência, bem antes de se formar estilista, há sete anos, na Universidade Salvador. De Nicolas Guesquière traz o gosto pelas formas aerodinâmicas e o toque futurista, que mistura com texturas variadas que podem vir do esporte ao animal print, duas de suas marcas registradas. O resultado é conceitual e bem-humorado, num futurismo com toque kitsch autoral. Vila Nova já participou por uma série de eventos que prestigiam nomes emergentes, entre eles a Casa de Criadores, em 2013, o Capital Fashion Week no início de sua carreira, em Brasília e venceu o curso de Novos Talentos do Barra Fashion, em Salvador.

Márcia Ganem

Mestra em gestão social, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração-NPGA-UFBA. Foi conselheira para moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura de 2010 a 2014. Como designer, é detentora da patente de utilização da fibra de poliamida na moda nos Estados Unidos, Brasil e Países Europeus. Fundou e Presidiu o Instituto de Design e Inovação de 2006 a 2016 e atualmente preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a comunidades Tradicionais. Publicou o livro Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição.

Beatriz Simon Factum

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese "Joalheria Escrava Baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro (2009). Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS (2015). É professora no curso de Desenho Industrial da Universidade do Estado da Bahia (1986) e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia. É líder do grupo de pesquisa Design, Arte e Tecnologia (UNEB) e pesquisadora no grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (UFBA).

Luiz Freire

Doutor em História da Arte pela Universidade do Porto, Portugal (2001). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (2014-2015). É professor da Escola de Belas Artes da UFBA e lidera o grupo de pesquisa "História das Artes Visuais Brasileiras". Coordenou a pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFBA onde atua lecionando a disciplina Artes Visuais na Bahia, Análise e Interpretação da obra de arte e Ornamento, arte e estilo. Desenvolve pesquisas sobre a arte da talha, ou seja, a ornamentação em madeira esculpida das igrejas baianas, especialmente do século XIX, a pintura e a escultura sacra católica, sobre os estilos: maneirista, barroco, rococó e neoclássico.

Danillo Barata

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela UFBA, é diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT-UFRB), além de professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM da UFRB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV na Escola de Belas Artes da UFBA. Videoartista, é autor de uma obra que tem como centro a relação entre corpo e câmera, corpo e sistema da arte, corpo e mundo. Curador e organizador do Paisagem Sonora (Mostra Internacional de Live Cinema do Recôncavo da Bahia). Autor dos livros Narrativas em Fluxo: corpo-imagem e do O Universo de J. Cunha (editora Currupio). É pesquisador do GAAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio). 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

IV Ciclo de Palestras de Psicopatologia e Psicanálise acontece em Feira de Santana
Eventos Acadêmicos

IV Ciclo de Palestras de Psicopatologia e Psicanálise acontece em Feira de Santana

As inscrições são realizadas através do email ou pelo link nas redes sociais.

Feira de Santana

Festival de Cultura e Arte será dias 13 e 14 na Unifacs

No festival haverá um ambiente instagramável baseado em obras surrealistas preparado por estudantes do curso...

Discentes da Uefs promovem evento sobre empreendedorismo feminino
Eventos Acadêmicos

Discentes da Uefs promovem evento sobre empreendedorismo feminino

As inscrições são feitas pelo site, pelo instagram @juntasempreendendo e presencialmente.

Vídeo

I Feirão da Casa do Trabalhador atrai centenas de candidatos e gera tumulto Veja mais Vídeos ›

Podcast

Quadro Cá Entre Nós - 16.11
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram