Eventos Acadêmicos

VI Seminário Corpo, Moda e Performance marca comemorações pelos 10 anos do Corpo e Cultura

Evento promovido pelo Grupo de Pesquisa acontece entre os dias 12 e 13 de agosto no CAHL-UFRB.

31/07/2019 às 08h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado em Cachoeira (BA), recebe entre os dias 12 e 13 de agosto, o VI Seminário Corpo, Moda e Performance. O encontro será ainda mais especial por marcar as comemorações dos 10 anos de atividade do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura – cadastrado no CNPq e coordenado pela professora Dra. Renata Pitombo Cidreira – que reúne pesquisadores interessados nas investigações que incorporam sensibilidade crítica e teórica para os modos de experimentações e vivências corporais, em contextos diversos.

A sexta edição do Seminário pretende promover um diálogo aberto sobre temas essenciais para entender o corpo, a cultura, a moda e a arte na contemporaneidade, como o processo criativo, a beleza, sustentabilidade, estilo, aparência, performance, midiatização, entre outros. A abertura da programação acontece no dia 12 de agosto, no auditório do CAHL, a partir das 18h, com a participação de professores da UFRB que integram o grupo de pesquisa: Renata Pitombo, Henrique Sena e Guilherme Fernandes. Após a mesa de abertura, o Seminário recebe a conferência do designer de moda baiano Gefferson Villa Nova sobre os desafios e perspectivas para o processo criativo. Na noite de abertura, é aguardado ainda o lançamento do livro “O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte”, composto por artigos dos pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa e organizado pela professora Dra. Renata Pitombo Cidreira.

Já no dia 13 de agosto, a programação segue pela manhã com as mesas redondas "Moda e Sustentabilidade" e "Corpo, Arte e Estilo” com participação de pesquisadores convidados: Marcia Ganem (Ufba), Beatriz Simon (Uneb), Danillo Barata (UFRB) e Luiz Freire (Ufba). No período da tarde, o evento promove duas rodas de conversa com pós-graduandos que são pesquisadores e egressos do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura sobre as pesquisas realizadas e em andamento, a partir dos eixos temáticos: "Criações visuais”, “Pluralidades corporais" e "Aparências midiatizadas". As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas durante o evento.

PROGRAMAÇÃO

VI SEMINÁRIO CORPO, MODA E PERFORMANCE

12 de agosto de 2019

18h: Mesa de Abertura com Renata Pitombo, Henrique Sena e Guilherme Fernandes.

18h30: Conferência com Gefferson Vila Nova: “Processo Criativo: desafios e perspectivas”.

19h30: Lançamento do livro "O belo contemporâneo: corpo, moda e arte"

Renata Pitombo Cidreira (Org).

13 de agosto de 2019

08h30: Mesa "Moda e Sustentabilidade"

Márcia Ganem, Beatriz Simon e Henrique Sena (mediador).

10h30: Mesa "Corpo, Arte e Estilo"

Danillo Barata, Luiz Freire e Renata Pitombo (mediadora).

14h30: Roda de Conversa "Criações visuais" e "Pluralidades Corporais"
Renata Leahy (mediadora), Theo Cruz, Gina Reis, Hanna Rodrigues, Baga de Bagaceira, Patrick Bastos, Dávila Kess e Valdir Alves.

16h: Roda de Conversa "Aparências midiatizadas"

Henrique Sena (mediador), Julio Cesar Sanches, Larissa Molina, Naiara Moura, Clécia Carvalho, Fernanda Barbosa e Barbara Nascimento.

MINI CURRÍCULO | CONVIDADOS

Gefferson Vila Nova

Autodidata, começou a costurar na adolescência, bem antes de se formar estilista, há sete anos, na Universidade Salvador. De Nicolas Guesquière traz o gosto pelas formas aerodinâmicas e o toque futurista, que mistura com texturas variadas que podem vir do esporte ao animal print, duas de suas marcas registradas. O resultado é conceitual e bem-humorado, num futurismo com toque kitsch autoral. Vila Nova já participou por uma série de eventos que prestigiam nomes emergentes, entre eles a Casa de Criadores, em 2013, o Capital Fashion Week no início de sua carreira, em Brasília e venceu o curso de Novos Talentos do Barra Fashion, em Salvador.

Márcia Ganem

Mestra em gestão social, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração-NPGA-UFBA. Foi conselheira para moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura de 2010 a 2014. Como designer, é detentora da patente de utilização da fibra de poliamida na moda nos Estados Unidos, Brasil e Países Europeus. Fundou e Presidiu o Instituto de Design e Inovação de 2006 a 2016 e atualmente preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a comunidades Tradicionais. Publicou o livro Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição.

Beatriz Simon Factum

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese "Joalheria Escrava Baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro (2009). Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS (2015). É professora no curso de Desenho Industrial da Universidade do Estado da Bahia (1986) e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia. É líder do grupo de pesquisa Design, Arte e Tecnologia (UNEB) e pesquisadora no grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (UFBA).

Luiz Freire

Doutor em História da Arte pela Universidade do Porto, Portugal (2001). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (2014-2015). É professor da Escola de Belas Artes da UFBA e lidera o grupo de pesquisa "História das Artes Visuais Brasileiras". Coordenou a pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFBA onde atua lecionando a disciplina Artes Visuais na Bahia, Análise e Interpretação da obra de arte e Ornamento, arte e estilo. Desenvolve pesquisas sobre a arte da talha, ou seja, a ornamentação em madeira esculpida das igrejas baianas, especialmente do século XIX, a pintura e a escultura sacra católica, sobre os estilos: maneirista, barroco, rococó e neoclássico.

Danillo Barata

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela UFBA, é diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT-UFRB), além de professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM da UFRB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV na Escola de Belas Artes da UFBA. Videoartista, é autor de uma obra que tem como centro a relação entre corpo e câmera, corpo e sistema da arte, corpo e mundo. Curador e organizador do Paisagem Sonora (Mostra Internacional de Live Cinema do Recôncavo da Bahia). Autor dos livros Narrativas em Fluxo: corpo-imagem e do O Universo de J. Cunha (editora Currupio). É pesquisador do GAAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio). 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade