Emprego

Pesquisa aponta tendências e perspectivas de empresas familiares no Brasil

O estudo será apresentado, pela primeira vez em Salvador, na próxima terça-feira (07), em evento gratuito para empresários

06/05/2019 às 14h31, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Empresas familiares brasileiras estão mais otimistas com os negócios, mesmo diante das incertezas políticas e econômicas. Esta é uma das conclusões do estudo “Retratos de Família”, iniciativa da KPMG, em parceria com a Fundação Dom Cabral, que apresenta um panorama das práticas de governança e perspectivas das empresas familiares brasileiras.

O estudo será apresentado, pela primeira vez em Salvador, na próxima terça-feira (07), em evento gratuito para empresários. Contará com a participação do curador da pesquisa Dalton Sardenberg, PhD, professor de Governança e Empresas Familiares da Fundação Dom Cabral. O evento, promovido na capital baiana pela MPelagio Consultoria, acontece no Quality Hotel, das 8h30 as 11h30, e os interessados podem se inscrever através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3012-6214.

Nesta terceira edição da pesquisa Retratos de Família, a KPMG uniu esforços e aptidões com a Fundação Dom Cabral para coletar os dados e interpretar os resultados das 217 empresas familiares. Este grupo, que representa os 19 estados do país, participou dividindo informações sobre suas práticas de governança e seus anseios, expectativas e planos, dentro do contexto de uma empresa familiar.

Os dados apurados junto aos entrevistados revelam as perspectivas para os negócios em família. Os resultados obtidos nos últimos seis meses, como o aumento na receita, na lucratividade e na quantidade de funcionários, embasaram a segurança da empresa familiar brasileira. Dos participantes, 70% anunciam confiança em relação à situação econômica da empresa nos próximos três anos, apesar da incerteza política proveniente das eleições gerais no país e a própria situação econômica instável.

Os family business pretendem expandir geograficamente e investir no negócio atual: 74% planejam novos investimentos, sobretudo em inovação no negócio atual ou entrando em novos negócios ou lançando novos produtos; 75% das empresas consideram expandir sua atuação para novas localidades geográficas. A valorização dos pontos fortes da empresa, as ações de formação dos sucessores familiares e o cenário de aplicação de estruturas formais de governança corporativa alinhados ao reconhecimento da sua importância mostram o seu foco na perpetuidade do negócio.

A maior receptividade em relação à transferência da propriedade da empresa para a geração seguinte, venda do negócio ou a entrada de um investidor institucional demonstram que a empresa familiar está ansiosa por crescimento, de maneira sustentável e gerando valor perene para suas futuras gerações, todavia mantendo o seu controle.

A pesquisa conjunta reuniu uma amostra composta por 43% de empresas familiares que são lideradas pela segunda geração e com 19% já comandadas pela terceira geração, contra apenas 31% das quais os fundadores ainda estão à frente dos negócios. “Tais números indicam a existência de um conjunto crescente de empresas familiares brasileiras que estão vencendo as estatísticas negativas da perda de fôlego, tendo conseguido realizar a bem-sucedida transição na “passagem de bastão”, explica o especialista Dalton Sardenberg.

De acordo com Sardenberg, a adoção de boas práticas de Governança Corporativa e a boa comunicação são instrumentos essenciais no equilíbrio de interesses entre os diversos sócios e herdeiros. “O diálogo sempre será o canal adequado para se aparar arestas e promover a coesão entre membros da família empresária”, relatou o especialista, na curadoria do estudo. Outro aspecto fundamental para o sucesso de negócios familiares é o nível de preparação e capacitação dos sucessores da empresa.

Estudo Retratos de Família

A proposta da publicação é apresentar informações precisas e atualizadas sobre os family business brasileiros. A intenção é que as empresas se identifiquem com os resultados apresentados e contribuir para a ampliação das boas práticas de governança corporativa. Nesta edição, a atuação do ACI Institute e do Board Leadership Center, da KPMG, em conjunto com a Fundação Dom Cabral, permitiu um fortalecimento não só na interpretação, como no endereçamento dos resultados da pesquisa.

A KPMG no Brasil

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Fundação Dom Cabral

Há mais de 40 anos, a Fundação Dom Cabral se destaca em seu campo de atuação pela capacidade de empreender uma leitura detalhada das reais necessidades dos clientes. É exatamente essa visão ampla e aprofundada que permite à FDC formular Soluções Educacionais adequadas a cada caso, promovendo melhores resultados e novas oportunidades de desenvolvimento para indivíduos e organizações. Nossa filosofia respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Unindo teoria e prática, a FDC promove a capacitação de executivos, gestores públicos, empresários e organizações. A parceria com escolas internacionais e professores com larga experiência de mercado e rica vivência organizacional possibilita uma troca intensa e produtiva durante os Programas. São Soluções Educacionais sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições nos Estados Unidos, na China, na Índia, Rússia e em outros países da Europa e América Latina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do estudo “Retratos de Família – Um panorama das práticas de governança e perspectivas das empresas familiares brasileiras”
DATA: 07 de maio de 2019
LOCAL: Quality Hotel – R. Dr. José Peroba, 244 – Stiep.
HORÁRIO: 8h30 as 11h30 INSCRIÇÕES: [email protected] ou pelo telefone (71) 3012-6214

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade