Eventos Acadêmicos

Jornada de Análise do Comportamento acontece pela primeira vez em Feira de Santana

A proposta é demonstrar de que forma a ciência comportamental pode ser aplicada no dia a dia para situações diversas que acometem as pessoas.

17/04/2018 às 16h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Milena Brandão

Entre os dias 25 e 28 de abril acontece a 1ª Jornada de Análise do Comportamento, no Auditório Ernestina, da Faculdade Anísio Teixeira. O evento, organizado pelos alunos do curso de Psicologia, será realizado pela primeira vez fora de Salvador e traz à Feira de Santana profissionais de todo país que são referência no assunto.

De acordo com o professor e coordenador do evento Paulo Henrique do Carmo, a proposta é demonstrar de que forma a ciência comportamental pode ser aplicada no dia a dia para situações diversas que acometem as pessoas como racismo, ansiedade e depressão, através de políticas públicas, práticas parentais e desenvolvimento infantil, por exemplo. “Na ocasião serão realizados minicursos sobre desenvolvimento de políticas públicas, práticas de tratamento para depressão e ansiedade, tratamentos para disfunções sexuais”, contou.

Professor Paulo Henrique do Carmo em entrevista.

Foto: Orisa Gomes/Acorda Cidade

 

A jornada oferece carga horária de 44h. Os interessados devem fazer a inscrição no site do evento (clique aqui). Para alunos, o valor é R$80 e para profissionais R$120.

Ansiedade e Depressão

Diante do atual cenário (econômico e social) do país, alguns transtornos psicológicos tem despontado. De acordo com o professor Paulo Henrique, os principais são depressão e ansiedade. “A flutuação do índice desses tipos de transtorno estão diretamente ligados a questões socioeconômicas. O momento que estamos passando não é dos melhores, o alto índice de desemprego, o índice de violência, tudo isso reflete”, explicou.

Ainda segundo Paulo Henrique, esses fatores externos refletem também nas relações interpessoais. Os níveis de estresse ligados à um estilo de vida, por exemplo, refletem diretamente numa prática parental. “A forma como os pais criam o filho, gera um estresse na criança, que interfere no aprendizado escolar”, citou.

Tratamento da Depressão

Para o tratamento desses transtornos, inicialmente, o psicólogo identifica questões biológicas. Assim, é comum que trabalhe em conjunto com o psiquiatra. “O psiquiatra na parte orgânica e o psicólogo trabalha na área das relações (contingências)”, afirmou.

No caso da depressão, o tratamento é feito através da união entre medicação e psicoterapia. “Os melhores resultados estão relacionados à essa combinação”, reforçou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade