Retrospectiva 2013

Confira os fatos mais marcantes do ano em Feira de Santana

Clique nos links para ler as matérias na íntegra.

Andrea Trindade
 
Protestos organizados em redes sociais e por moradores, paralisações gerais convocadas por sindicatos, estreias musicais na Micareta e garoto que imita sons de motocicleta, crimes bárbaros e acidentes trágicos, incêndios e mudança no trânsito, operações policiais e  denúncias de fraudes marcaram o ano de 2013 em Feira de Santana. O Acorda Cidade reuniu as principais notícias do ano em uma retrospectiva apenas com notícias locais. Confira:

Janeiro de 2013

 
1º de janeiro –  Prefeito José Ronaldo e 21 vereadores que compõem a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Feira de Santana tomam posse. Vereador chama a atenção por ir de carroça à solenidade.
  
 

9 de janeiro – Desabamento em empresa de call center causa pânico em funcionários e familiares. 

Fevereiro 

 

 
22 de fevereiro – Ônibus do transporte urbano pega fogo em frente à prefeitura
 
Março


1º de março – Empresário Oldair José da Silva Mascarenhas, Dainho, 39 anos, é assassinado em bar.

13 de março – Uma criança de 9 anos morreu após ser atingida por uma bala perdida no bairro Rua Nova. O fato aconteceu após uma perseguição.
 


 
14 de março – Uma operação conjunta da equipe da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) de Salvador e da Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Feira de Santana apreendeu 1,6 mil quilos de maconha, sete quilos e meio de crack, 13 tubos de lança perfume, além de caixas de comprimidos.

Abril 


2 de abril – Um incêndio iniciado por volta das 4h da madrugada atingiu a distribuidora de material escolar e escritório, Sodine, localizada na Avenida José Falcão da Silva.

 
3 de abril – A enfermeira Aline Malane Castelo Sampaio, 25 anos, foi assassinada a tiros por volta das 22 horas, na avenida Getúlio Vargas, em frente à farmácia Silva. O crime chocou a população. O ex-namorado, acusado de crime, foi encontrado morto dentro de um veículo na manhã do dia 24, em um posto de combustível, na BR-101, zona rural da cidade de Entre Rios.
 

Micareta – Internautas de Feira de Santana, do Brasil e de diversos países tiveram a oportunidade de acompanhar a Micareta de Feira de Santana pela internet, entre os dias 25 e 28 de abril, através do site Acorda Cidade, que pela primeira vez transmitiu a festa ao vivo.

Maio


assassinato da jovem Danúbia Alvim, no dia 9 de maio, e o esquartejamento de Simon Lima, descoberto no dia 28, chocaram a população feirense, que também lamentou a morte de Dom Silvério Jarbas de Albuquerque aos 96 anos, que teve falência múltipla dos órgãos (também no dia 28) e do operador de empilhadeira Diego Santos Guimarães, que não resistiu aos ferimentos provocados por um acidente de trabalho no dia 18.

Em maio foi anunciado o primeiro pacote de obras no ano (17/05), mesmo mês em que um boato sobre o falso fim do programa Bolsa Família causou tumulto entre beneficiários nas agências da Caixa Econômica.  

Junho

No mês da Copa das Confederações, feirenses aderiram às manifestações nacional por melhorias sociais e realizaram no dia 20 o maior protesto que a cidade já viu. Mais de 10 mil pessoas participaram da caminhada convocada nas redes sociais e que percorreu as principais vias do centro.  Também em junho, no dia 29, divulgadores da Telexfree realizaram protesto por conta do bloqueio das contas da empresa e uma jovem foi assassinada durante a festa do São Pedro de Humildes, no dia 30.

Julho

3 de julho – Uma criança de 5 anos foi assassinada acidentalmente pelo próprio irmão, no bairro Jardim Acácia. No mesmo dia, médicos e estudantes de medicina de Feira de Santana aderiram à mobilização nacional contra a importação de médicos do exterior e por melhores condições de trabalho para os profissionais da área.  
 
 
 

8 de julho – Gilvanslei da Silva, mais conhecido como Bule: o Garoto Mobilete, venceu o quadro Se Vira nos 30, do Domigão do Faustão. O morador do bairro Campo do Gado Novo,  de apenas 12 anos, deu um verdadeiro show ao imitar diversos sons de moto e ganhou a simpatia da plateia, que o escolheu como o melhor da noite.  Jovens de Feira de Santana participam da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
 
 
27 de julho – O usuário de drogas, Josemir Freitas dos Santos, 26 anos, foi assassinado com golpes de faca no dia 26,  pelo próprio pai, no distrito Governador João Durval (Ipuaçú). Em depoimento, o pai informou que matou em legítima defesa e que o filho dizia que mataria toda a família e beberia o sangue em seguida.  
Agosto

 


 
No dia 14 de agosto – Uma forte discussão entre os vereadores David Neto (PTN), Antonio Carlos Ataíde e Carlito do Peixe (DEM) causou a suspensão da sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana. 
 

15 de agosto – O policial militar Ivanildo Almeida Nery Júnior, 31 anos, morreu na manhã da quinta-feira (15) após sofrer um acidente de moto e atirar contra a própria cabeça, na avenida Maria Quitéria, próximo à sinaleira do cruzamento com a avenida Presidente Dutra. 
 
 
16 de agosto – Acusados de assaltar bancos são presos com armas usadas pelo exército russo e marines americanos.
Setembro
 

 
04 de setembro – O estudante de Letras com Francês, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Leandro Moreira de Carvalho, 26 anos, sofreu um grave acidente de trânsito e morre na avenida Francisco Dias, que dá acesso ao Centro Diocesano, no bairro Alto do Papagaio. 
 
 
Também em setembro, a população lamentou a morte de outros estudantes feirenses:  Ivoneide Ribeiro Freitas, 32 anos, que cursava psicologia na Faculdade Anísio Teixeira (FAT), foi estrangulada pelo ex-companheiro, e Rangel de Souza Lopes, 18 anos, que estudava na Escola Estadual Imaculada Conceição, foi baleado na cabeça ai sair da escola.


10 de setembro – Os fãs de Bell Marques em Feira de Santana recebem a notícia da saída dele da banda Chiclete com Banana. 
 
23 de setembro – Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana se deslocou, por volta das 6h, em direção à praia de Bom Jesus, região de Santo Amaro, para dar apoio no resgate de dois adolescentes e uma criança que morreram afogados no dia anterior. Eles moravam em Feira de Santana.
 
 
26 de setembro – Populares encontraram um corpo carbonizado em uma vala, em um matagal nas proximidades da localidade Vila Verde, no Conjunto Feira X, bairro Muchila.  Do corpo só havia parte do crânio, do tórax e partes carbonizadas dos braços e antebraços.
 

28 de setembro – Comemorando os sete anos da Lei Maria da Penha, a edição do programa Caldeirão do Huck exibiu uma reportagem especial com duas mulheres vítimas de violência doméstica. Uma delas, Jailda, de 30 anos, é de Feira de Santana. Depois de contar sua história, ela passou por uma transformação estética e ainda reencontrou a mãe, depois de oito anos.
Outubro
 
 
Professor do curso de Direito da FAT faz provocação para que alunos vistam camisa tricolor e permite consulta à Constituição durante prova. Até torcedor do Vitória trajou uniforme do Bahia. O fato ganhou as redes sociais e o noticiário nacional.

07 de outubro – A técnica de enfermagem Cirleide Oliveira Ribeiro, 35 anos, grávida de três meses, foi assassinada durante assalto; suspeitos são menores de idade e foram apreendidos.
 

 
21 de outubro – O chefe de gabinete do deputado federal Marco Feliciano, Talma Bauer, veio a Feira de Santana com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para acompanhar as investigações sobre a morte do pastor Gilmário Sales Lima, 24 anos, e do evangelista Jeisivam Cristiano Dias Brito, 26, mortos na tarde do dia 18, durante uma ação policial, na BR-324, entre as cidades de Feira de Santana e Conceição do Jacuípe.
 

25 de outubro – Cerca de 120 policiais civis, com o apoio de policiais militares, ocuparam o bairro Queimadinha para prender suspeitos de homicídios e tráfico de drogas na cidade.
 

Em outubro, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) informou que o número de estupros em Feira de Santana cresceu 35% em relação ao ano passado e divulgou retratos falados de estupradores.
 

A Comissão Estadual da Verdade, instituição criada pelo Governo da Bahia com o objetivo de apurar as perseguições, os crimes e demais acontecimentos ocorridos no período da Ditadura Militar, entre 1964 até o início da década de 80, anunciou a instalação de uma subcomissão em Feira de Santana para apoiar os trabalhos que serão desenvolvidos na cidade.


 

31 de outubro – Um corpo foi encontrado na Subestação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Empresa Baiana de Saneamento e Águas (Embasa), por um funcionário, no final da manhã, no bairro Aviário, em Feira de Santana. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele disse que estava fazendo a limpeza do local quando viu partes do corpo e se assustou quando constatou que se tratava de uma pessoa.

Novembro

O juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, titular da Vara da Infância e da Juventude de Feira de Santana, determinou a liberação de menores infratores que estão em internação provisória aguardando instrução e julgamento de seus processos. A decisão foi tomada porque a vara está com deficiência de material e de pessoal, o que causa um atraso na conclusão da instrução dos processos, que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não pode passar de 45 dias.
 
12 de novembro – O Secretário Municipal de Habitação, Sandro Ricardo, anuncia que vai acionar o Ministério Público e a Polícia Federal para investigar a denúncia de fraude no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana. A denúncia foi divulgada por um jornal local que usou uma câmera escondida para gravar uma negociação de imóveis, na qual um homem informava ser possível ter o nome incluído na lista de contemplados pelo programa. Até o momento o MP não divulgou o resultado das investigações. Na sindicância realizada na secretaria não foram encontradas provas de irregularidades. 
 
 

Médico cubano, do programa Mais Médicos, é afastado das atividades por conta de uma prescrição, mas retorna às atividades após ficar constatado que o médico não cometeu erro. O retorno dele a Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Viveiros foi marcado por homenagens de pacientes.


4 de novembro – Moradores dos distritos de Matinha e Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana,  foram surpreendidos no início da tarde com uma chuva de granizo.
 
 
11 de novembro – Um bebê do sexo masculino foi encontrado no lixo, enrolado em um cobertor, próximo ao estádio Joia da Princesa.
 
 

28 de novembro – A Polícia Federal realizou uma operação com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa que fraudava o programa federal denominado Campanha do Desarmamento. Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nas cidades de Feira de Santana, Cícero Dantas e Antas, na Bahia, e Fortaleza no Ceará.
Dezembro 
 
 
Uma Kombi pegou fogo em pleno centro da cidade por volta do meio-dia da véspera de natal, próximo à Casa de Saúde Santana.
 
Uma criança de 7 anos foi flagrada no feriado de Natal dirigindo um carro pelas ruas do Conjunto Feira VI, em Feira de Santana. O registro foi feito por uma equipe de reportagem da TV Subaé.
 

 
Fechamento, pela Superintendência Municipal de Trânsito, de trecho da Avenida Senhor dos Passos gera reclamações e órgão volta atrás da decisão, que seria mantida no período de  17 a 24 de dezembro.
 

Natal Encantado – Decoração natalina surpreende feirenses

 

17 de dezembro – Pela primeira vez, o casamento coletivo, realizado todos os anos em Feira de Santana, oficializou a união de duas pessoas do mesmo sexo. 
3 de dezembro – A jovem de 18 anos Thaiane Ferreira da Silva morreu por volta das 20h após ser agredida com facadas no tórax e ombro esquerdo, na rua J.J Seabra, centro de Feira de Santana, próximo ao Ponto da Oi.

 

 
Também em 3 de dezembro, uma agência do banco Bradesco foi explodida no distrito de Humildes, por volta das 2h da madrugada por um grupo de homens armados.
 
15 de dezembro – O policial militar Robson Pereira da Paixão, que passa por problemas psicológicos, agrediu a mãe, a irmã e a sobrinha, com golpes de faca dentro de casa, na rua Filinto Marques Cerqueira, no bairro Brasília.
 
Feira de Santana teve um dos finais de semanas mais violentos do ano. Seis pessoas foram assassinadas em apenas dois dias: sábado e domingo (14 e 15).
 
17 de dezembro – Dois crimes passionais foram registrados em menos de três horas.  No primeiro caso um homem estrangulou a ex-mulher, em seguida tentou cometer suicídio em uma residência próxima ao Estádio Joia da Princesa, no bairro Jardim Cruzeiro. No segundo uma mulher matou o ex-namorado com mais de 30 facadas depois de amarrá-lo sem roupas em uma casa.
 
 
19 de dezembro – Populares espancaram e queimaram um homem acusado de tentar assaltar a residência de um idoso no bairro Jardim Cruzeiro.  No mesmo dia, os caixas eletrônicos do banco Bradesco e do Banco do Brasil foram alvos de bandidos, durante a madrugada, no bairro Tomba.
 
 


29 de dezembro – O Policial Militar Alessandro Castro da Silva, mais conhecido como soldado Peixinho, morre em acidente de trânsito e no dia 31, o policial militar João Tiago Leite Machado, 28 anos,  que residia em Feira de Santana, foi assassinado a tiros na praia de Guaibim, em Valença. O crime aconteceu após ele se envolver em uma briga.

*Colaborou o estagiário Thiago Mascarenhas