Feira de Santana

Boato sobre fim do Bolsa Família gera tumulto em Feira de Santana; governo desmente suspensão

Muitas pessoas correram ao mesmo tempo para receber o benefício após receberem informações falsas pela internet, de que o programa seria extinto e sábado seria o último dia para sacá-lo.

Boato sobre fim do Bolsa Família gera tumulto em Feira de Santana; governo desmente suspensão Boato sobre fim do Bolsa Família gera tumulto em Feira de Santana; governo desmente suspensão Boato sobre fim do Bolsa Família gera tumulto em Feira de Santana; governo desmente suspensão Boato sobre fim do Bolsa Família gera tumulto em Feira de Santana; governo desmente suspensão

Andrea Trindade

 Os terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, em Feira de Santana, ficaram lotadas na noite de sábado (18). O boato de que o pagamento do Bolsa Família iria acabar gerou tumulto, principalmente nos terminais de autoatendimento da avenida Getúlio Vargas e na casa lotérica do Boulevard Shopping.

 Muitas pessoas correram ao mesmo tempo para receber o benefício após receberem informações falsas pela internet de que o programa seria extinto, e sábado seria o último dia para sacá-lo.


 Agência da Caixa, na avenida Getúlio Vargas (foto enviada pela internauta Maridete Santos)

Em entrevista ao programa Fala Bahia, na rádio Sociedade AM,  na manhã deste domingo (19), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, tranquilizou os beneficiários.

“O programa é do governo federal e ninguém pode mexer nele. Não podemos alterar nada no programa. As pessoas não têm nenhum motivo para correrem paracaixa eletrônico tirar esse dinheiro porque isso não passa de um boato de muito mau gosto”, disse.

 Por meio de nota oficial divulgada na noite de ontem, o governo federal desmentiu os boatos sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família. Na nota o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) afirma a continuidade do programa, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa.

A Caixa Econômica Federal também esclareceu que a informação não procede e que o calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101. A mesma confusão foi registrada nos estados de Alagoas, Paraíba e Maranhão.

Veja as notas na íntegra

"MDS desmente suspensão do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o  maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."

"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101."