Viagens

Veja 5 dicas para planejar sua viagem internacional da melhor forma

Planejar o orçamento, o destino, a hospedagem e estudar o idioma local são etapas essenciais que não podem ficar de fora.

04/02/2024 às 06h47, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

viagens
Foto: Freepik

Viajar é uma das melhores experiências para conhecer novos lugares, pessoas, sair da rotina e espairecer a mente. Quando o destino é outro país, então, o choque cultural, a língua falada e a culinária são ainda mais diferentes e interessantes, mas o planejamento da viagem se torna um pouco mais trabalhoso.

Confira as cinco dicas para planejar sua viagem internacional da melhor forma:

● Defina o orçamento e avalie os custos

Definir o orçamento que você tem disponível para a viagem é o primeiro passo para iniciar sua pesquisa de destinos, já que ele é o guia de seu passeio. Isso porque alimentação, transporte, lazer e hospedagem são tópicos essenciais para serem listados como gastos, além de ser importante ter um valor reservado para imprevistos comuns em viagens.

Com o orçamento predefinido, você conseguirá focar em destinos que são acessíveis ao seu bolso e avaliar os custos locais. Uma outra estratégia é se atentar aos preços de acordo com a temporada, já que nas altas os valores costumam ser bem mais elevados, o que altera toda a viagem e a programação.

● Pesquise sobre os destinos

Uma das etapas mais prazerosas e importantes é pesquisar sobre os destinos que deseja conhecer, a culinária, a cultura, a língua falada e as paisagens dos lugares. O clima, por exemplo, é um fator determinante, uma vez que, se você desejar ir para a praia, é importante se atentar às datas de calor de determinado destino. Já se você quiser conhecer a neve, o ideal é se planejar para ir na época que estiver frio.

Além disso, é essencial pesquisar a gastronomia local antes de chegar ao país, para que você tenha uma noção de bons restaurantes, iguarias locais e quitutes que deseja experimentar.

Escolha a hospedagem

Depois de pesquisar sobre o destino e os principais pontos turísticos, é importante definir sua hospedagem, levando em consideração fatores como facilidade de locomoção, localização e conforto. Quanto mais central for a hospedagem, melhor, uma vez que você poderá turistar a pé, conhecer melhor a região e economizar no deslocamento.

Graças à internet, é possível analisar bem detalhadamente as opções de estadia, por meio de fotos e avaliações de hóspedes que já ficaram alojados no local.

● Estude o idioma do país

Conseguir se comunicar na língua do país viajado é essencial para que o passeio seja agradável e tranquilo. Afinal, saber comunicar pelo menos o básico é imprescindível para fazer o check-in no hotel, pedir informações sobre localização e comida no lugar novo. Se você se planejar com antecedência e a língua do país que você for viajar for a inglesa, por exemplo, é interessante fazer um curso em uma escola de inglês, para chegar preparado e não passar aperto.

Perguntas como as que listamos abaixo são alguns exemplos básicos que você pode
precisar:

  • How are you? (Como vai?)
  • Can you speak more slowly, please? (Você pode falar mais devagar, por favor?)
  • How much does this cost? (Quanto custa isso?)
  • Where is the nearest restaurant? (Onde fica o restaurante mais próximo?)

● Faça as malas

Por último, mas não menos importante: hora de fazer as malas! Uma dica para não esquecer de levar nada é, com antecedência, fazer uma lista com tudo o que você vai precisar. Tente imaginar todos os lugares que você irá visitar e todas as peças e objetos que serão necessários. Mas lembre-se: se for viajar de avião, modere na quantidade de malas para não ter que pagar bagagem extra.

Com essas dicas será possível se organizar e minimizar os imprevistos que podem surgir por falhas no planejamento. Assim, é provável que a viagem seja inesquecível!

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade