Viagens

Finlândia: o que fazer no país eleito mais feliz do mundo pelo 6º ano seguido?

Saiba por onde começar ao conhecer as terras nórdicas e sua cultura notória

14/04/2023 às 12h00, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

helsinque filândia
Foto: istock

O Relatório Mundial da Felicidade, divulgado pela ONU, no dia 20 de março, destacou a Finlândia como o país mais feliz do mundo. A posição se mantém há seis anos consecutivos e denota o país do norte da Europa como território perfeito para quem procura conhecer, com tranquilidade e segurança, novos lugares e experiências.

O relatório da ONU avalia dados de múltiplas pesquisas mundiais, e não é à toa que a Finlândia esteja em primeiro lugar. Para se ter uma noção, o país é, atualmente, um dos três com menor disparidade de gênero, é o segundo com menor desigualdade infantil, possui a melhor educação primária no mundo e a terceira melhor entre as universitárias.

A qualidade de vida na Finlândia é fruto de esforço contínuo a favor do apoio social, saúde, renda igualitária e uma inerente generosidade, senso de liberdade e ausência de corrupção.

Destino incomum

A Finlândia fica próxima à Escandinávia, sendo muitas vezes incluída na lista de países da região. Assim como a Dinamarca, Suécia e Noruega, o país é marcado por temperaturas baixas e estações do ano bem delimitadas. Os idiomas falados são o finlandes e o sueco, mas a grande maioria da população também fala inglês, o que facilita viagens turísticas.

O país é sem dúvida um ponto fora da curva para a maioria dos brasileiros, que frequentemente escolhem países vizinhos, como Chile e Argentina, ou pontos comumente famosos, como Orlando, nos EUA, ou Londres, na Inglaterra, e Roma, na Itália.

Para quem gosta de climas mais frios, em especial, o país proporciona experiências únicas.

Hotéis iglu

Aurora Boreal na Filândia
Foto: istock

Uma das mais famosas atrações finlandesas são suas redes de hotéis iglu, que possuem opções diversas de instalações com teto de vidro e vista para a belíssima aurora boreal. O evento ocorre durante o inverno e pode ser visto principalmente na região da Lapônia, no extremo norte do país.

As diárias em hotéis como Kakslauttanen, localizado na cidade de Saariselka, podem ser um pouco caras, mas a experiência vale o orçamento. O importante é procurar por vagas com meses de antecedência, para garantir a melhor vaga.

Culinária e cultura

E, para quem gosta de conhecer o país pela sua culinária e cultura, não há melhor lugar para começar que a capital Helsinque. Na cidade, os passeios podem ser feitos a pé, pois tudo fica muito próximo.

Na capital, existe uma grande variedade de restaurantes, onde se pode provar a culinária típica que possui, sobretudo excelentes sopas, pães e variedades de peixe. Na Finlândia, a comida é saborosa e quente, proporcionando conforto sem igual quando pareada ao frio da região.

Uma boa pedida é o Maksalaatikko, o arroz de forno finlandês, um prato tradicional feito com arroz e carne de fígado, que costuma ser servido com geleia de lingoberry, fruta vermelha original da Suécia e comum nos pratos nórdicos.

Ainda em Helsinque pode-se visitar:

A Catedral Ortodoxa de Uspenski, que é um dos pontos mais altos da cidade.

O Old Market, um mercadão tradicional onde se encontram os mais variados produtos da região.

A Fortaleza de Suomelinna, um ponto turístico onde se pode conhecer toda a história do país e que fica a distância de uma viagem curta de balsa.

E, caso os pontos turísticos estejam muito distantes entre si, ainda é possível encontrar opções de locomoção como aluguel de carros ou mesmo o sistema público de transporte. O país faz jus à sua posição e oferece, a habitantes e turistas, ruas bem planejadas e transporte funcional.

A Finlândia está até mesmo investindo na criação de carros elétricos, por meio da Valmet Automotive, fabricante e desenvolvedora de veículos nacional. A notícia entra na lista de avanços tecnológicos, sociais e culturais que marcam o país como modelo para o resto do mundo. O turista, na Finlândia, se sente confortável só de estar no local.

Outros pontos turísticos finlandeses:

Castelo de San Olaf (Olavinlinna)

Localizado na cidade de Turku, próxima a Helsinque, a fortaleza é uma relíquia do período medieval e um dos castelos mais famosos da Escandinávia.

Casa do Papai Noel

Localizada na cidade de Rovaniemi, no extremo norte, a Casa é uma atração turística famosa, com loja própria, decoração e eventos dedicados a transportar os visitantes ao mundo de fantasia do famoso personagem universal, Papai Noel.

A Finlândia é um país único, com uma cultura rica e muito diferente de tudo o que o turista latino-americano está acostumado. O roteiro de viagem, não importa como é feito, pode valer a pena do começo ao fim.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade