Viagens

Conheça os dois destinos brasileiros entre os melhores do mundo, segundo o New York Times

Diferentes de tudo e únicos no mundo, os Lençóis Maranhenses e Manaus são exaltados internacionalmente.

22/02/2023 às 15h29, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: iStock

O New York Times, um dos mais importantes jornais do mundo, montou uma lista dos 52 melhores locais para serem visitados em 2023. Como era de se esperar, o Brasil não foi excluído dessa festa, e está representado pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e por Manaus, em 11° e 41° no ranking, respectivamente.

Londres está no topo dessa lista. O principal motivo para a liderança londrina é a coroação do Rei Charles III, após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos. É a primeira troca no trono da monarquia inglesa em 70 anos.

Mas vamos ao que interessa: o que torna os Lençóis Maranhenses e Manaus destinos tão especiais?

Lençóis Maranhenses

A 250 km da capital São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa mais de 155 mil hectares na região noroeste do estado. Entre os municípios mais estruturados da área, estão Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins, porém a grande atração é a natureza. As dunas brancas, as piscinas naturais cristalinas e os lagos, em meio a uma imensidão de espaço, sem construções e internet, hipnotizam os turistas.

Foto: iStock

Entre as atividades mais recomendadas para serem realizadas no local, estão, claro, a descida de buggy nas dunas, mergulhar nas piscinas naturais e nos lagos. Se você quiser ousar, vale desbravar a paisagem em um passeio a cavalo ou, de maneira mais sofisticada, de helicóptero, para obter uma vista aérea inesquecível. Sem nada além das montanhas de areia no horizonte, o pôr do sol e a lua também são grandes atrativos.

Para aproveitar ao máximo, não se esqueça: o local é muito quente e a melhor época para visitas se dá entre abril e setembro. Na verdade, de maneira ainda mais específica, os Lençóis atingem o auge da beleza em julho e agosto, porém esse período é bem volátil. Em alguns anos, as lagoas permanecem cheias até dezembro. Ademais, a possibilidade de interação com os povos locais acrescenta uma carga cultural ao destino.

Atualmente, os Lençóis Maranhenses estão concorrendo para serem considerados um Patrimônio Natural da Humanidade da ONG World Heritage Watch (WHW). O título é concedido a áreas realmente diferentes e únicas, em comparação com qualquer outra região do planeta. Além disso, a honraria elevaria a atenção da comunidade internacional para a preservação do local e é chancelada pela Unesco.

Para quem chega ao Maranhão pelo aeroporto de São Luís, é possível contratar um transfer até os Lençóis e viajar em um micro-ônibus com ar-condicionado até Barreirinhas, por R$ 70 por pessoa. Se a ideia for pagar um pouco menos e fazer o trajeto por conta própria, é possível ir por viações de ônibus comuns e até transporte público. O conforto é menor, bem como a pontualidade no momento da partida.

Manaus

Foto: iStock

O aspecto da capital manauara mais destacado pelo New York Times na elaboração da lista foi a culinária e os sabores bastante característicos da região. No entanto, é justo dizermos que natureza, gastronomia e cultura são uma coisa só em Manaus, afinal a cidade está no coração da Amazônia. De fato, são muitos os ingredientes, pratos e restaurantes peculiares na cidade, além da importância do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Entre os principais alimentos, estão as cabaças de tacacá, o tucupi, o suco de mandioca ralada, o pirarucu, o tambaqui, a banana frita e o queijo coalho. Todos eles podem ser encontrados em barracas na rua, em frente ao Teatro Amazonas ou em restaurantes mais famosos, como Banzeiro, Caxiri, Choupana, Fitz Carraldo e Amazônico Peixaria Original.

Foto: iStock

A presença da natureza em Manaus é muito forte, porém é possível realizar excelentes atividades urbanas e culturais. Além do Teatro Amazonas, mencionado acima, locais como a Ponte Alto Rio Negro, o Porto de Manaus, Mercado do Peixe, Mercado das Bananas, Palácio Rio Negro e Museu do Índios podem ser visitados por quem deseja conhecer a fundo a cidade.

Alguns city tours passam por todos esses lugares, mas não é possível realizar tudo isso no seu ritmo, à sua maneira. Dessa forma, quem sabe como funciona o carro por assinatura e roda com um desses se deu bem. Nessa modalidade, o condutor usa o veículo por um tempo estipulado (normalmente, de um a três anos) e não lida com inconvenientes como desvalorização, manutenção, venda e outras burocracias. Ideal para viajar e dirigir por aí.

É indispensável, no entanto, conhecer a selva, e, por isso, vale reservar ao menos dois dias para explorar a Floresta Amazônica. Assim sendo, existem diversos passeios de barco e a pé para os pontos turísticos mais interessantes da mata. Entre os principais, estão: visita ao encontro das águas do Rio Negro e Solimões, as aldeias indígenas e o nado com botos. Ademais, é possível se instalar em excelentes hospedagens na floresta.

Para os mais aventureiros, são muitas as possibilidades de esportes e trilhas. Você pode remar de Stand Up Paddle pelas águas do Rio Negro, observar jacarés durante a noite, fazer arvorismo, trilhas e conhecer as principais cachoeiras da região, além de um safári na selva. Caso não haja adrenalina suficiente, o Exército Brasileiro organiza um passeio de sobrevivência, no qual uma série de atividades noturnas são realizadas.

Não pode faltar, claro, a pescaria no rio. Se você é da turma da pesca, não tem como perder a oportunidade de passar horas à procura dos impressionantes peixes amazônicos e de contemplar os rios da bacia hidrográfica amazônica. Agora, se você quer impressionar alguém e ter uma visão estonteante da mata, faça um sobrevoo panorâmico para observar tudo isso de cima.


Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade