Turismo

Conheça opções de passeios especiais e locais mais visitados por baianos e turistas

O volume das atividades turísticas na Bahia, no 3º trimestre de 2023, expandiu 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

06/02/2024 às 10h36, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Marcos Sandes

O volume das atividades turísticas na Bahia, no 3º trimestre de 2023, expandiu 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com esses dados, o IBGE confirmou que o turismo no estado cresceu acima da média nacional, obtendo o aumento de 15,6% em relação ao ano de 2022. Em 2024, a previsão é de que o território baiano vai superar os dados atuais. “Morro de São Paulo, Boipeba e Trancoso estão entre os principais destaques, além, é claro, da própria Salvador”, conta Felipe Oliveira Pedreira, fundador da Agência Bahia Terra Turismo (@bahia_terra_turismo), referência em passeios pela região.

Os passeios de lancha por Salvador recebem destaque já que, de acordo com Felipe, acabam sendo uma opção diferente para quem não quer sair da capital. “Estamos observando que muitos turistas internacionais escolhem Boipeba por ser uma opção ideal para aqueles que buscam um refúgio tranquilo, sem deixar de imergir na natureza baiana”, exclama Felipe.

Juliana Alves, 25, é de São Paulo e já passeou por mais de 20 municípios da Bahia. A paulista relata que tem recebido mais indicações para visitar Morro de São Paulo. “Morro está recebendo locais cada vez mais luxuosos para hospedagens. São casas mais exclusivas, pousadas de alto nível e mais opções. Isso está atraindo mais gringos mesmo em baixa temporada”, conclui.

As novidades lançadas pelo Governo da Bahia prometem corroborar para essa crescente. Com a abertura de novas linhas da Europa e da América Latina, o destaque fica para os voos internacionais, que tiveram um incremento de 36%. A taxa de permanência dos turistas em território baiano, que era de 5,7 dias, em 2022, subiu para 6,4 dias, no ano seguinte.

Mas não é apenas graças a cidadãos de fora que o movimento acontece. O advogado Lucas Pitarelli é baiano e, além das viagens internacionais, prefere vez ou outra fazer um passeio diferente pela própria terra. “O passeio de lancha pela Baía de Camamu é algo que indico para qualquer soteropolitano. Tenho percebido essa divulgação maior entre os soteropolitanos, que querem conhecer mais do próprio estado”, exclama.

A Agência Bahia Terra Turismo também indica que passeios como a Rota do Chocolate Fazenda de Cacau Ilhéus e o Trekking Vale do Pati têm ganhado atenção. “São muitas as opções. Temos até helicóptero para sobrevoar a Baía de Todos os Santos. Ficamos felizes por observar nativos e turistas aproveitando e descobrindo coisas novas”, conclui Felipe, que atingiu um crescimento de 30% em seu negócio entre o meio e o final de 2023.

No site oficial da Agência, o https://www.bahiaterra.com/, é possível encontrar mais passeios e destinos, desde os inusitados até os mais famosos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade