Educação

Uefs recebe estudantes de 10 países através de convênios internacionais

Os alunos são dos seguintes países: Benin, Bolívia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Gana, Haiti, Moçambique, Nigéria e Venezuela.

11/03/2022 às 09h47, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri), vai receber 17 estudantes de dez países para cursarem a graduação e a pós-graduação na instituição. Eles foram selecionados através de convênios assinados entre a Uefs e as universidades de origem. Todos os discentes da pós-graduação receberão bolsas concedidas pelos programas. Os estudantes não falantes do português serão direcionados para o curso de Língua Portuguesa, ofertado pelo Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras.

Os alunos são dos seguintes países: Benin, Bolívia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Gana, Haiti, Moçambique, Nigéria e Venezuela. Quatro já chegaram e vão estudar nos programas de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), em Estudos Literários (Progel) e em Estudos Linguísticos (PPGEL). Outros quatro também já estão na Uefs para cursar as graduações de Engenharia de Computação, Odontologia e Geografia. Mais nove discentes, nove para as pós-graduações de Saúde Coletiva Mestrado (PPGSC) e de Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA), e um para a graduação em Letras Vernáculas devem chegar ainda no mês de março.

Para Soanne Oliveira, assessora de Relações Institucionais da Uefs, a internacionalização no ensino superior é um passo importante na transformação da educação, formando profissionais com competências multiculturais e pensamento global. “Aprender sobre determinada temática não é mais suficiente. Cada vez mais precisamos compreender como esta está inserida no mundo globalizado e como é percebida a partir de uma perspectiva intercultural. Os programas de pós-graduação da Uefs entendem e se mobilizam para estender aos discentes internacionais a consolidação de projetos de pesquisa transversais, colocando assim a instituição no rol de universidades comprometidas na resolução de demandas internacionais".

Os alunos internacionais fazem parte dos programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), dos ministérios da Educação e de Relações Exteriores, de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (ProAfri) e de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA), do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), e de editais próprios dos programas de pós-graduação da Uefs. Atualmente, a Uefs tem 52 estudantes de outros países matriculados na graduação e na pós-graduação.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade