Uefs

Uefs promove a 2ª edição do Seminário Flifs

Inscrições abertas.

12/07/2021 às 09h40, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Uefs promove entre julho e agosto a 2ª edição do Seminário Flifs, que reunirá escritores/as, professores/as de IES e da Educação Básica e pesquisadores/as para um debate sobre a Literatura a partir dos conceitos da memória e resistência. O Seminário é destinado ao público interessado que poderá se inscrever no período de 10 a 22 de julho, gratuitamente. Acesse o link.

A solenidade de Abertura terá início no dia 22 de julho a partir das 18 horas com a Mesa Institucional, seguida da Apresentação Cultural “Re(xistires) Poéticos”. A primeira Conferência, às 19h. será proferida pela escritora Maria Valéria Rezende ganhadora do prêmio Jabuti em 2009, categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Autêntica 2012), Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com "Quarenta dias" (Alfaguara, 2014). Com o romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, 2017. Acabou de lançar um novo romance intitulado “Carta à Rainha Louca” (Alfaguara, 2019). Participa do Movimento Mulherio das Letras. A mediação será realizada pelo professor doutor Clóvis Ramaiana de Oliveira, coordenador da Pós-graduação – Mestrado em História/Uefs.

A pró-reitora de Extensão da UEFS, professora Rita Brêda, e coordenadora geral da FLIFS, explica que o Seminário “é uma ação formativa que, desde 2020, integra o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, importante política pública de formação de leitores, desenvolvido há 14 anos. Ressalta que, ainda no contexto da pandemia, o evento ocorrerá na modalidade virtual, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e mediadores de leitura, além do público interessado em discussões acerca do desenvolvimento de pesquisas e/ou articulação de ações e atividades que contribuem de diferentes formas para o fomento a leitura e a formação do leitor”

Sobre a programação (em anexo), a coordenadora do Seminário, Cristiana Barbosa, informa que “o tema eleito para esta edição é Literatura em debate: memória e resistência, abordando assuntos relativos à pluralidade da Literatura amparada em pauta de práticas sociais e da compreensão da diversidade de pautas, como as relacionadas à questão de gênero, etnia e raça, por exemplo”. Dentre as presenças confirmadas, tem-se os nomes de Roseana Murray, Hamilton Borges, Roberval Pereyr, Marco Haurélio, Auritha Tabajara, Antônio Brasileiro, dentre outros professores e pesquisadores, especialistas no assunto.

As sete mesas-redondas serão realizadas entre os dias 29 de julho à 19 de agosto, sempre às quintas-feiras, em duas seções semanais, a primeira com início às 16h e a segunda às 19h., transmitidas ao vivo pelo canal flifsoficial/Youtube. Os participantes receberão certificação correspondente à carga horária de 20h.”

Maiores informações acesse www.flifsoficial.uefs.br

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade