Bahia

Secretário de Educação diz que experiência do ensino remoto e híbrido prepararam a rede estadual para volta 100% presencial

Ainda não há previsão para o retorno 100% do ensino municipal e privado em Feira de Santana, de acordo com a Secretaria de Educação.

18/10/2021 às 14h09, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta segunda-feira (18), o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, afirmou que as escolas da rede estadual estão preparadas para o retorno 100% presencial das atividades. A volta totalmente presencial teve início hoje em todas as unidades da rede na Bahia, com exceção de Feira de Santana, devido ao feriado municipal referente ao Dia de São João, que foi adiado este ano por conta da pandemia.

Segundo o secretário, que também é professor, o governo estadual começou a traçar o retorno das atividades no início do ano.

“A gente fez o exercício desde que começou a pandemia e as escolas fecharam na Bahia, no Brasil inteiro, e a gente vem trabalhando no desenho do retorno. Amadurecemos bastante. Nós não acreditávamos que essa pandemia iria durar o que durou, e estamos nisso até hoje, e de lá para cá a gente foi montando os planos. O último plano foi aprovado pelo governador em fevereiro, para a gente começar a fazer o retorno gradual das atividades. Então em março nós iniciamos no modelo remoto, com atividades através da internet ou enviando materiais para os estudantes em suas casas. Em julho iniciamos a segunda etapa do plano, com o retorno híbrido, com dias na escola e dias em casa. Começamos no final do mês de julho com o ensino médio e no início de agosto com o fundamental. E hoje estamos iniciando as atividades 100% presenciais”, recordou o secretário.

Jerônimo Rodrigues destacou que a experiência com o remoto e o semipresencial ajudou muito na preparação das escolas, e também psicologicamente os professores, gestores e pais e mães. Ele informou que a rede estadual tem até o dia 29 de dezembro para encerrar o ano letivo.

“Dois meses e meio com aulas totalmente presenciais nos ajudarão para que em 2022 possamos voltar com todo gás. Se a gente não voltar agora, a gente pode desanimar a rede, aumentar a evasão, dividir a impressão da sociedade com relação ao retorno das aulas. Com toda a segurança, não perderemos de vista o cuidado e o zelo com o professor, o servidor, e o estudante. Então hoje o chamamento é para o totalmente presencial. Tem muita gente com medo e com razão, têm estudantes e servidores com algum grau de comorbidade, e a gente foi conduzindo da forma mais cautelosa possível e a Secretaria nesse período fez atendimento psicológico de professores e estudantes”, salientou.

No que diz respeito à preparação da estrutura física, o secretário reconheceu que algumas escolas não possuem as condições ideais de tamanho e por isso o governo está investindo na rede para ampliação da quantidade e tamanho de salas, cozinha e refeitório, para que os estudantes mantenham o distanciamento.

“E as outras medidas são os protocolos como álcool em gel, ventilação, ventiladores, distribuição de máscaras e fardas, e o cuidado com a alimentação escolar, evitando nesse primeiro momento atividades que exijam muito contato. Nos sentimentos sim com a rede exercitada. Temos um comitê de covid em cada escola para qualquer situação. E se tiver um caso de suspeita, no mesmo momento suspendem-se as aulas presenciais durante 10 dias. Se porventura o caso for confirmado mantém-se os dias de atividades remotas, e se der negativo, volta no dia seguinte”, explicou Rodrigues.

Em relação ao retorno das aulas nas redes privada e municipal de ensino de Feira de Santana, o Acorda Cidade buscou a Secretaria Municipal de Educação e foi informado que até o momento não há previsão para a retomada das aulas 100% presenciais. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade