Entrevista

"Não existe encolhimento e nem sucateamento, existe um esforço para expandir", diz coordenadora-geral do Planserv

De acordo com Socorro Brito, as unidades que recusarem atendimentos, serão advertidas pela falta de aviso prévio.

09/05/2024 às 19h59, Por Gabriel Gonçalves

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Planserv
Foto: Divulgação

Recentemente, o Acorda Cidade divulgou uma reportagem com o governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), à respeito das inúmeras reclamações contra o Plano de Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv).

De acordo com o governador, em alguns lugares não há rede consistente de hospitais, então acaba concentrando os atendimentos em um único local, como o caso de Feira de Santana, que recebe a visita de pacientes de muitas cidades circunvizinhas.

Como forma de dirimir as dúvidas da população, o Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News, recebeu na manhã desta quinta-feira (9), a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.

Inicialmente, a coordenadora explicou que o Planserv não se trata de um plano de saúde como outro qualquer, gerido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Coordenadora-geral do Planserv
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“O Planserv na verdade é um patrimônio da Bahia, uma assistência dentro da administração, cuida da saúde dos servidores que aderem ao Planserv, então pensando como uma assistência, o Planserv não é um plano de saúde, tão logo, não tem ligação com a ANS, que é a Agência Nacional de Saúde. Todo aquele hall de procedimentos da assistência da ANS, nós não temos, então existe uma diferença entre nós e o sistema de saúde privado”, enfatizou.

De acordo com Socorro Brito, o Planserv possui dois tipos de polo, ou seja, dois grandes grupos de atendimento.

“O perfil do Planserv é uma assistência onde ele possui dois tipos de polo, mais de 31%, são beneficiários com mais de 60 anos, e 26% são de 0 até 18 anos, inclusive netos. Nenhum plano tem neto, então além dos seus beneficiários, dependentes, agregados, filhos maiores até 24 anos, ele também admite netos, lembrando que nenhum plano admite isso, pois pediatria é cara, então quando se existem dois tipos de polo, pediatria e para os idosos, isso se exacerba, aumenta a autorização dos hospitais, até porque o custeio do Planserv não é pela idade, já os outros planos, quanto maior a idade, maior o valor do plano”, disse.

Ao todo, o Planserv atende cerca de 500 mil beneficiários em todo o estado da Bahia, e somente em Feira de Santana, são 38 mil.

“Nós temos aqui na Bahia, 500 mil beneficiários, ou seja, meio milhão de pessoas. Aqui em Feira de Santana, são 38 mil, e neste mês, nós pagamos R$ 22 milhões aos prestadores daqui de Feira de Santana com os serviços do Planserv”, apontou.

Pagamentos aos prestadores de serviço

Ao Acorda Cidade, a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, afirmou que nenhuma prestadora de serviço fica sem receber o devido pagamento.

“O Planserv é um plano de saúde na Bahia que eu conheço aqui no Brasil, que mais paga as contas em dias. Entrou o dinheiro, com 35 dias, nós pagamos o que está contratado, o teto, nós não temos inadimplência”, declarou.

Segundo Socorro Brito, a alta demanda na cidade de Feira de Santana, ocorre pelo fato dos beneficiários buscarem atendimentos em dois hospitais específicos, quando na verdade poderiam ser atendidos em clínicas de baixa complexidade.

“Nós temos atendimento no Hospital Ortopédico, no Rafáh Rede Hospitalar, Hospital Sobaby, Bambinos. São 62 clínicas credenciadas, 19 policlínicas e mais 22 laboratórios de análises clínicas. O recomendado seria que o paciente ao sentir um incômodo, pudesse buscar uma clínica, antes de ir para um ambulatório, para uma emergência hospitalar. Acontece que as pessoas com baixa complexidade acabam ocupando vagas em unidades de alta complexidade, quando na verdade estas vagas seriam para pessoas em sintomas graves”, afirmou.

Aplicativo

Como forma de facilitar a comunicação e acesso às informações, a coordenadora-geral do Planserv, chamou a atenção para as funcionalidades do aplicativo do próprio Planserv, no qual, o beneficiário poderá acompanhar todos os processos.

“O governo do estado está investindo muito na modernização do sistema e dos acessos, o secretário de Administração é muito efetivo nisso, é muito focado em melhorar cada vez mais, os serviços do Planserv. Então hoje nós temos o aplicativo disponíveis em todas as lojas, seja pelo Android ou iOS, tem o site também planserv.ba.gov.br, existe o reconhecimento facial, uma maneira de controle e segurança”, explicou.

Durante a entrevista no Programa, uma ouvinte comentou que tem receio do Planserv deixar de existir. Socorro Brito destacou que não existe questão de sucateamento dentro do plano, inclusive existe um esforço muito grande para que os serviços sejam expandidos cada vez mais.

“Esta sensação é criada pela minoria dos serviços que não são disponíveis, inclusive, para que as pessoas tenham conhecimento, realmente existe dificuldades para encontrar áreas específicas como neuro, cardio, pediatra, mas o que é que acontece? De 2023 para cá, nós fizemos 95 credenciamentos, sendo que 67% foi no interior do estado, porque nós estamos priorizando o interior. Não tinha nada em Porto Seguro, por exemplo, a gente já tem uma clínica, já tem laboratório, ampliamos os prestadores de serviços em Feira de Santana e aqui na cidade, mostra-se que os serviços estão expandindo, não estão encolhendo. O que ainda existe, é a concentração dos serviços em locais de referência, então por exemplo, mensalmente a gente atende 27 mil pessoas aqui em Feira de Santana, sendo que aqui na cidade são 38 mil beneficiários, então não existe esta questão de sucateamento, muito pelo contrário, nós temos um esforço muito grande para expandir isso”, contou.

Questionada sobre as unidades de saúde que afirmam não estarem atendendo pelo Planserv, Socorro Brito explicou que é necessário um aviso formal sobre o descredenciamento com 90 dias de antecedência.

“Estas unidades que estão informando que não estão mais atendendo pelo Planserv, serão advertidas, pois para realizar o descredenciamento, é necessário que haja um aviso formal com 90 dias”, concluiu.

Não acompanhou o Programa Acorda Cidade ao vivo? Ouça a entrevista na íntegra:

Programa Acorda Cidade · Coordenadora-geral do Planserv concede entrevista ao Programa Acorda Cidade

Leia também: Planserv: Jerônimo diz que aumento de dependentes e inexistência de hospitais em cidades pequenas aumentam filas para atendimento

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  1. Não ser aceito na maioria dos hospitais e clínicas de Feira é o que então? Se isso não é sucateamento, não sei qual adjetivo podemos usar para falar da péssima desassistência do PLANSERV, o único hospital de grande porte que atendia em Feira, o EMEC, não atende mais o PLANSERV, mas o desconto todo mês não falha, assim como os reajustes cada vez maiores. O governador precisa pesquisar um pouco mais sobre o serviço precário oferecido aos servidores públicos do Estado.

  2. Tire me uma dúvida: É obrigatório ou facultativo estar no plano ???? Pois , se for facultativo, tá fácil resolver. Cancela e faz o plano do seu agrado. Poupem nos

  3. Encolhido o MAUserv já está a décadas. Apesar de os funcionários pagarem os descontos em dias (e tem outro jeito), os péssimos serviços continuam a descer ladeira abaixo Agora como o governador Jerônimo Rodrigues é “BONZINHO”, tá oferecendo “UM CALA BOCA” de 4%. Uma maravilha.👎👎👎👎👎👎

  4. Uma vergonha, eles não tem nem vergonha de falar um absurdo desses, arrecadação milionária com um plano com atendimento tão limitado e sucateado, pra eles o problema é pouco credenciamento de clínicas, como ter clínicas credenciadas se o valor que eles pagam pro prestador é ridículo? Eu me pergunto como ainda existem clínicas que ainda aceitam esse plano, pagando o valor que eles pagam por consulta. Jogar a culpa para os outros é muito fácil, difícil mesmo é se responsabilizar e resolver o problema. Grande serviço do governo do estado. Continuem votando neles!

  5. O estado deveria extinguir o planserv e implementar o saúde Bradesco, é um absurdo que servidores estaduais que são responsáveis pela educação, saúde, segurança, justiça, que se empenham em fornecer o melhor para nossa sociedade, venha a ser tratados com tanto descaso para conseguir apenas atendimento meia boca de emergência nos hospitais feirenses, nenhum especialista atende planserv! É um absurdo, nunca têm agenda, as vezes a gente tem que pagar uma diferença no particular para conseguir um atendimento…

  6. Está nítido é notório que é falta de gestão, e outra quem tem que responder pelo plansev e a empresa que venceu a licitação para fazer a gestão, se ela não tem competência para fazer o gerenciamento entrega o plaserv para o estado, algo aí não está certo ou tudo aí está errado, coloca um gestor competente que entenda da funcionalidade do setor, hapvida colocou uma empresa do seu grupo para fazer a gestão e depois vendeu a mesma, fez carteira valorizou-se e vendeu!

  7. Como usuário de Planserv, tenho que rir da piada falada, pois nós sabemos do sucateamento do Planserv, onde as principais emergências de salvador não atendem e todos sabemos disso, inclusive a senhora coordenadora geral.

  8. Os Cirurgiões não querem operar pelo planserv pq pagam pouco, um plano q segundo a diretora tem 500.000 beneficiarios, pagos em dia pq já desconta em folha, o Estado não dá nada de graça, NÓS beneficiários é quem pagamos e não é barato. Em média pagamos 350 reais por pessoa, vezes o n° de beneficiários são por baixo 175 milhões arrecadados dos nossos salários. A diretora falou como se fosse um benefício do Estado mas não é, todos nós pagamos em dia. Outea coisa, Policlinica pelo planserv? Onde tem? Os publicos do SUS, então é melhor não pagar o Plano e buscar Hosp Público

  9. O Hospital Santa Izabel, o Hospital Português e o Hospital da Bahia não estão atendendo os pacientes do Planserv.

  10. O Hospital da Bahia, o Hospital Português e o Hospital Santa Izabel não atendem pacientes do Planserv nas emergências. Todo mundo sabe disso. Já foram advertidos?

  11. Gostaria mesmo que fosse como essa Senhora falou, infelizmente a dificuldade para marcar uma consulta é muito grande, clínicas q se dizem credenciadas e quando ligamos nunca encontramos vagas, não temos respostas de ninguém, todos dizem q está tudo bem, mas na prática não.

    1. Estou observando muitas inverdades na fala da Sra Socorro Brito, em dizer que o planserv estar as mil maravilhas, nós servidores marcamos exames, consulta etc. Na véspera dos mesmos somos surpreendidos,com a clínica avisando que foi suspenso pelo plano! Mas, todos os meses os descontos são rigorosamente em dia, e de contra peso, tem a coparticipação, um absurdo! Em que se transformou o plano por esse desgoverno! Estamos a mercê das baratas referente ao planserv, pior que o SUS!

      1. Essa decadência do Planserv começou na época em que o Sr Rui Costa assumiu o governo do Estado e esta senhora, como ela mesma falou começou a gerir o plano a partir daquele mesmo ano! Ela tá sendo paga para fantasiar uma irrealidade e nós os beneficiários é que estamos exigindo muito do plano! Me faça uma garapa diet!

  12. Basta ir aos hospitais e clínicas e,principalmente, ouvir os beneficiarios, médicos!!!Quantos hospitais, clinicas deixaram de atender o planserv!!! É delírio coletivo a precariedade!!

  13. Parece até piada. Plano sucateado, não tem neuropediatra e até mesmo em Salvador consegui vaga para 17 de janeiro de 2025.
    Infelizmente vou ter que pagar por fora para meu filho fazer tratamento.
    Vai lá no Emec pra ver a superlotação.

  14. Tapando o sol com uma peneira, quem sabe da carência de atendimento é o usuário, o que provavelmente essa senhora não é, claro. Credencia, mas paga um valor irrisório de consulta e ainda com atraso, o que faz o prestador controlar as vagas disponíveis para consulta, mas esse governo é assim, sobrevive de desdizer a realidade, como se isso mudasse a situação.

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