Feira de Santana

Sazonalidade e baixa resolutividade municipal sobrecarregam o HEC e duplicam demanda; afima Sesab

Em 2023, a média foi de 1.540 atendimentos mensais. Somente em abril deste ano, o quantitativo aumentou para 3.393 casos.

17/05/2024 às 15h49, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A demanda por atendimentos na emergência pediátrica no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mais que duplicou, quando comparados os quatro primeiros meses de 2024 com o mesmo período do ano passado. Em 2023, a média foi de 1.540 atendimentos mensais. Somente em abril deste ano, o quantitativo aumentou para 3.393 casos. Para além da sazonalidade do período, a Sesab afirma que esse crescimento é também reflexo da baixa resolutividade das unidades municipais.

Como resultado da alta procura por atendimento pediátrico no Hospital Estadual da Criança, o tempo de espera médio para acolhimento tem sido impactado, sobretudo, em casos de menor complexidade.

Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, Feira de Santana enfrenta desafios significativos, principalmente devido a lacunas na infraestrutura e na gestão das responsabilidades que cabem ao município.

“As Unidades Básicas de Saúde e as UPAs municipais parecem não estar adequadamente equipadas, nem em número suficiente para atender à demanda da população. Mais de 60% dos casos são de baixa complexidade, que poderiam ser solucionados dentro de um posto de saúde. Isso impacta no atendimento, com sobrecarga da equipe, afetando a eficiência do hospital, pois recursos destinados a alta complexidade são desviados para casos menos urgentes”, afirma a secretária.

Uma das medidas adotadas é a abertura de vagas para contratação de médicos especialistas em pediatria de emergência e intensivista, ortopedia e anestesiologia. Interessados devem entrar em contato com o telefone (75) 3602-0481.

Houve, ainda, conforme a pasta, a ampliação das salas de observação e, também, do quadro de profissionais de enfermagem, técnicos, fisioterapeutas, médicos plantonistas e clínicos, evidenciando os esforços da unidade hospitalar em atender à ampliação da demanda.

“O HEC tem o perfil de hospital terciário, ou seja, hospital de atendimento de patologias mais complexas e de maior gravidade, tendo sido montado e estruturado para isso. No entanto, temos recebido na emergência centenas de pacientes com baixa complexidade, com gastroenterite, infecções virais, gripes, entre outras. Como resultado, o espaço físico satura, o tempo de espera aumenta muito e a equipe de atendimento fica sobrecarregada, gerando uma insatisfação à população”, destaca o diretor médico da unidade, Sandro Nunes.

Em casos de menor complexidade, acrescenta Nunes, o recomendado pelo Sistema Único de Saúde é procurar os postos de saúde da Unidade Básica (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF). As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e algumas unidades básicas de saúde que atendem a emergência também são locais para atendimentos.

O que diz a Prefeitura Municipal de Feira de Santana

A Prefeitura de Feira de Santana reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, garantindo assistência para casos de baixa e média complexidade através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Somente neste ano, o setor de atenção primária realizou mais de 182 mil atendimentos, demonstrando a dedicação em proporcionar cuidados eficientes e acessíveis.

Para ampliar o acesso dos trabalhadores que atuam em horário comercial, sete Unidades de Saúde da Família agora integram o Programa Saúde na Hora, funcionando com horário estendido das 7h às 21h. Além disso, a SMS transformou sete Unidades Básicas de Saúde em Equipes de Atenção Primária, oferecendo atendimento médico de segunda a sexta-feira.

No primeiro trimestre deste ano, as Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais registraram um aumento de 41% na demanda, totalizando mais de 865 mil atendimentos de janeiro a março, em comparação aos 612 mil do mesmo período em 2023.

Reforçamos que as policlínicas municipais oferecem 26 especialidades médicas à população feirense. Para melhorar ainda mais o acesso à saúde, novas Unidades Básicas de Saúde serão inauguradas no Jardim Brasil e no bairro Papagaio, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade