Saúde

'Desça do palanque e venha construir com a gente', diz governador ao cobrar responsabilidade do prefeito de Feira de Santana

Durante a entrega do novo ambulatório do HGCA, o Governador da Bahia disse que as ações de saúde pública só funcionarão com a união de todas as forças responsáveis.

20/03/2023 às 18h33, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Iasmim Santos

O novo ambulatório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (20). A entrega do novo setor de atendimento contou com a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da secretária de Saúde, Roberta Santana, dentre outras autoridades políticas e funcionários da unidade de saúde.

Durante seu discurso, o Governador Jerônimo destacou que a organização e otimização da regulação é prioridade na Saúde. Ele aproveitou a oportunidade e falou também sobre a necessidade de deixar a política de lado e unir esforços com o município em prol de melhorar a Saúde.

“Nós não somos de esconder as coisas. A secretária Roberta, quando a convidei para ser secretária disse a ela que tínhamos algumas missões e uma delas é a regulação. Fomos nós com o Governo Wagner quem criou a regulação. Nos orgulhamos de ter criado a regulação. Antigamente não tinha centralidade, cada um dos 417 municípios quando uma pessoa adoecia cada uma ia para um canto. E como morriam lá eram esquecidos lá e não tinham visibilidade. As pessoas morriam lá, eu conheço de perto o que era o Hospital Clériston Andrade, há 20, 30 anos nós sabemos, eu sou ouvinte de rádio, e o rádio é um lugar de denúncias”, observou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A demanda por novos hospitais foi reconhecida em cada canto da Bahia, indicou o governador.

“O Prado Valadares, o Roberto Santos em Salvador e assim nós seguimos em casa canto da Bahia. E nós construímos uma forma de organizar a demanda por hospitais, por cirurgias e por exames. E reconheço também aqui, tanto Wagner quanto Rui reconheceram isso. Nós fizemos muito, 26 hospitais, vamos para o 27º depois de amanhã em São Francisco do Conde, vamos entregar mais uma Policlínica”, contou.

Atuação da Prefeitura de Feira de Santana

O Governador do Estado ressaltou que semana passada existiam 80 pessoas para serem reguladas em Feira de Santana e 30% das motivações, segundo ele, seriam resolvidas com a prefeitura de Feira.

“Então, estou chamando para a responsabilidade. Desça do palanque, venha construir com a gente! Eu não vou cair nessa cilada de ficar discutindo política baixa e o Colbert me conhece e eu conheço o Colbert. Não precisa de mensageiro, basta que a gente sente junto e vamos dividir a responsabilidade e se precisar eu boto mais orçamento e se precisar nós vamos a Brasília, porque o presidente dele foi o outro, o fujão. Que nem aqui ficou no país. Por que ele não volta? Quem vai cuidar dele é a Justiça”, pontuou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Atenção Básica

Jerônimo destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) só existe quando todos fazem a sua missão.

“E se a gente não fizer uma união entre o Governo Federal, Governo Federal e Município a gente não consegue fortalecer o SUS. Eu não vou ficar perguntando cadê o hospital municipal?; cadê a maternidade municipal? Eu venho aqui fazer. E eu sei prefeitos e prefeitas o quanto é difícil manter um hospital, e também sei o quanto é possível se fazer atenção básica. Nós constantemente realizamos feirões de saúde, os mutirões de saúde e lá a grande demanda das mulheres é preventivo, e sabe onde que faz preventivo? Nós sabemos disso. A gente só quer compactuar, faça as ações e a gente cuida do resto”, destacou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Leia também:

Diretora do HGCA destaca importância da ampliação do novo ambulatório

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda tem a cara de pau de dizer: que essa regulação é um orgulho, vá pra fila governador, ou alguém da sua família, para ver o que é bom…essa fila da morte, esse sistema de tratamento: ambulancioterapia, só existe aqui na Bahia, falta de competência, desde o governo de Wagner, não conseguem melhorar. Vão investir, melhorar o acesso aos cursos de medicina, vão valorizar os profissionais, vão contratar mais médicos, construir hospitais, parem com essa humilhação, de só conseguir vaga para quem ficar de joelhos e, mendigar uma vaga aos políticos do seu lado, as pessoas só conseguem, se colocar a boca no trombone.

  2. Eu nunca vi tanta crianças mimadas, E AS VEZES ATÉ RETARDADAS. na minha vida. Uns homens velhos cheios de cabelos brancos. Eram para terem maturidade, crescimento em vida. Total e o máximo conhecimento nato, de que de fato, estão la por serem nossos funcionários públicos pagos e tendo vidas luxosas, regalias e mais regalias, tudo que muitas das vezes milhões e milhões de Bahianos não tem. Aí ! ficam parecendo galos velhos de brigas. Toda hora uma picuinhas, uma infantilidade, uma demostração profunda de falta de crescimento de vida, de maturidade, de sensatez, de lucidez. Infelizmente! a POLITICA BRASILEIRA ESTÁ FALIDA. DEVERIAM TOMAREM VERGONHA NAS CARAS E SE UNIREM DEFINITIVAMENTE, FAZENDO VALER, O QUE REALMENTE É POLITICA PÚBLICA.

  3. Muito pertinente a fala de Jerônimo. Somente com a união dos entes federados (União, Estados e municípios) é que os problemas serão resolvidos. Ficar culpando e ofendendo A ou B não resolve. Colbert deveria esquecer disputas políticas e se juntar ao governador para trazer as soluções que Feira precisa. E podem ser adversários nas eleições. É isso que ocorre em Salvador. Bruno Reis não fica de picuinha com Rui e Jerônimo. Cobert precisa adquirir espírito público e priorizar o bem estar da população, coisa que visivelmente ainda não é a prioridade dele.

  4. Enquanto o prefeito ta procurando so responsabilizar o estado sobre a regulacao, sob a gestao dele nem um curativo vc consegui realizar nas policlinicas e ubs nem soro fisiologico existe no servico de saude do municipio. Um absurdo, atraso de salarios todo mes.isso ele nao ver.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade