Educação
Professora dá dicas de como se preparar para o Enem e gabaritar a redação
A especialista explica que no momento do exame o candidato deve fazer uma leitura visual da prova como um todo e ler a proposta de redação.
14/01/2021 às 16h21, Por Laiane Cruz
Laiane Cruz
No próximo domingo (17) acontece o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa primeira etapa serão aplicadas as provas impressas de linguagem e códigos, ciências humanas e a tão temida prova de redação. Esse ano, além de ter a versão presencial vai ter a versão digital.
De acordo com a professora Juliana Cordeiro, mestre em estudos literários, as disciplinas que compõem a primeira etapa são as mais importantes. “Na primeira fase que consta a prova de redação e ela é sim uma matéria de peso para os candidatos, sobretudo para aqueles que estão pleiteando um curso cuja média esteja associada à média de redação. Algumas instituições vão somar a nota de redação com a nota da prova objetiva e vão dividir por dois. Então se você conseguir tirar 900 ou 960 ou até mesmo mil pontos na prova de redação, ela vai puxar a nota desse candidato pra cima e isso não ocorre apenas no Enem, mas também em concursos públicos e acaba tendo essa função de alavancar a nota do candidato”, afirmou.
A professora deu dicas de como os estudantes devem se preparar para a prova do domingo e não perderem a calma. “Todo candidato que vai fazer a prova no domingo deve estar emocionalmente bem. Tirar o dia de sábado para descansar, relaxar e aproveita o calor, tomar um banho de piscina, um sorvete, assistir a uma série ou filme; fazer coisas que gosta pra ficar bem; ter uma boa noite de sono pra conseguir chegar na prova o mais tranquilo possível.”
Já no dia da prova é preciso estar focado nos conhecimentos que serão exigidos. A especialista explica que no momento do exame o candidato deve fazer uma leitura visual da prova como um todo e ler a proposta de redação.
“Fazer uma leitura atenta marcando as ideias centrais, destacando as palavras-chave, porque os textos motivadores, os textos de auxílio vão indicar para o candidato qual é a ideia que a banca pretende que ele desenvolva. Esse ano, pela primeira vez, o Inep deu um spoiler de um possível tema que pode vir a cair. Consta na página do Instagram do Inep, onde eles trazem uma postagem relacionada à questão da formação de professores”, explicou Juliana Cordeiro
Sobre este possível tema, ela destaca que esse ano foi muito desafiador para os docentes, justamente por conta da ausência de uma formação continuada, voltada para a questão das metodologias ativas e a educação digital.
“Isso fez muita diferença, e a gente teve muito professor tendo que se ‘virar nos 30’ pra conseguir aprender editar vídeo, gravar vídeo, fazer com que a aula remota de fato acontecesse, e muitos profissionais não tinham essa formação. Existe uma formação de base, uma reciclagem que os profissionais precisam ter, e o estado, os municípios e, sobretudo o governo federal não tem oferecido. Então pra se dar bem é importante que o aluno esteja atualizado sobre tudo que acontece”, ressaltou.
Ela reiterou as dicas mais importantes. “O que você pode fazer no dia do Enem: ler, procurar interpretar os que os textos motivadores estão dizendo. É importante também diferenciar o tema e o assunto da redação, então é importante que o aluno aborde o tema de forma completa. Além disso, revisar o texto para não deixar possíveis desvios linguísticos, estar atento também à formação de períodos mais compostos, priorizando orações subordinadas; fazer uso de operadores argumentativos tanto no interior dos parágrafos, quanto entre esses parágrafos, porque a competência 4 vai avaliar justamente o uso de operadores argumentativos, propor uma intervenção para o problema cuja ideia tem que estar articulada com a ideia que foi desenvolvida e precisa apresentar os elementos válidos para a proposta, que são o agente em ação, o modo como essa ação será realizada, o efeito e o detalhamento”, detalhou.
Outra coisa, segundo ela, é fazer uso de repertório sociocultural produtivo e pertinente ao tema. “Esse repertório precisa estar articulado com a defesa do seu ponto de vista. É preciso estar atento à proposta, pra não fugir do tema, lembrar que o texto tem essas estruturas que precisam ter um desenvolvimento completo, harmônico e acredito que atentando-se à escrita, o candidato tem de tudo pra fazer uma boa prova”.
A professora Juliana Cordeiro está com inscrições abertas para a mentoria online ‘Gabaritando a discursiva’. Quem tiver interesse pode acessar o instagram @cordeiro.julianna ou entrar em contato com ela pelo telefone 75. 99180-0077.
Com informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
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