Cultura

Professor de Ipirá participa de concurso cultural 'Prosa de Porteira'; saiba como votar

A iniciativa do Sistema CNA/Senar vai premiar os melhores contadores de causos do país com uma moto 0 km para o vencedor, um notebook para o segundo colocado e um celular para o terceiro lugar.

30/03/2022 às 16h36, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Professor de Educação Infantil, Itamar Santos, que é morador da localidade Bonfim de Ipirá, na cidade de Ipirá, está participando do concurso cultural Prosa de Porteira, que está com votação aberta ao público até o dia 8 de abril.

A iniciativa do Sistema CNA/Senar vai premiar os melhores contadores de causos do país com uma moto 0 km para o vencedor, um notebook para o segundo colocado e um celular para o terceiro lugar.

Foto: Arquivo/ Pessoal

“O Prosa de Porteira tem o objetivo maior de divulgar e difundir a cultura oral, que veio se perdendo com o tempo. Sou natural de Ipirá, filho de agricultores, professor e apaixonado pela educação e a cultura. Eu moro em Bonfim de Ipirá. Recebi o link do concurso através de um grupo de Whatsapp, li todo o regulamento e por já trabalhar com cultura popular, resolvi gravar esse vídeo”, informou o professor em entrevista ao Acorda Cidade.

Ele relatou ainda que quem gravou o vídeo foi filho de 10 anos. “O vídeo conta a história de dois compadres que encontraram uma mala de dinheiro e naquela felicidade de ficarem ricos, um foi ao povoado buscar uma cachaça para comemorar, e o outro ficou cuidando da mala de dinheiro. E o que foi buscar a cachaça imaginou que se ele matasse o outro ficaria rico sozinho. Então ele envenenou a cachaça. E o que ficou imaginou que se atirasse no que foi buscar a cachaça ficaria rico sozinho. Quando o amigo chegou, ele atirou e para comemorar bebeu a cachaça sem saber que estava envenenada. Por isso o nome ‘Nem um, nem outro’. A mala de dinheiro ficou lá. E o vídeo mostra a questão do orgulho, da soberba, que não leva ninguém a nada.”

O professor Itamar Santos tem 30 anos trabalhando com cultura no município de Ipirá, lidera o grupo teatral Mil Faces e realiza projetos de intervenção nas escolas e em cidades circunvizinhas. “O vídeo do concurso surgiu em um estalo, eu já tinha gravado um vídeo com esse causo, que ficou em segundo lugar num festival em Pernambuco, há cinco anos. E resolvi agora trabalhar a oralidade, ao invés do visual.”

Para participar da votação e visualizar os vídeos dos inscritos basta acessar o site do concurso. https://www.prosadeporteira.com.br/concurso 

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade