Feira de Santana

Para combater a criminalidade, governo do estado lançará programa "Bahia pela Paz"

A informação foi divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues em Feira de Santana.

23/01/2024 às 11h50, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Crimes
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Somente neste mês de janeiro, a Polícia Civil de Feira de Santana já registrou 29 homicídios. Neste último final de semana, nove pessoas foram assassinadas. As autorias e os motivos dos crimes estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios.

Em visita ao município de Feira de Santana na manhã de segunda-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou novos investimentos na Segurança Pública, como instalações de novas companhias, além do novo programa em parceria com o governo federal, no sentido de diminuir o índice de crimes no estado.

Governador Jerônimo Rodrigues ft ed santos acorda cidade
Jerônimo Rodrigues | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós estamos prestes a lançar um programa que a Segurança Pública vai ser vista além da polícia, que é o ‘Bahia pela Paz’, a gente chamava no passado ‘Pacto Pela Vida’. Nós estamos dando uma reformulada e aproveitando o que foi de muito bom no Pacto Pela Vida, adaptando aquilo que precisa mudar agora com um novo governo Lula, então a expectativa nossa, é que a gente possa fazer um grande investimento em áreas que não sejam exatamente com a Polícia Militar, Civil, Bombeiros, DPT e parceria com o governo federal, com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Federal, mas também de um investimento de se preocupar com escola de qualidade, de se preocupar com emprego para esta juventude que ao invés de ficar recebendo convites para o crime organizado, para as drogas, que eles tenham as próprias rendas, pois estes jovens já estão em uma fase de ter renda própria, ter seus gastos e não ser uma captura frágil para o crime organizado. Queremos juntar a renda, a geração do primeiro emprego, educação e fortalecer junto com Lula, a atenção ao combate à pobreza”, declarou o governador durante coletiva de imprensa.

Criação da Cipe Leste

Ao Acorda Cidade, ele falou sobre a nova Companhia Independente de Policiamento Especializado da Região Leste (Cipe-Leste), que foi autorizada ontem (22) e passará a funcionar no dia 1º de fevereiro em Feira de Santana.

“Ainda na transição da eleição, nós construímos um campo de trabalho com a Assembleia Legislativa. Nós fizemos uma adequação, um fortalecimento, uma reestruturação da Polícia Civil, do Bombeiros e da Polícia Militar e entre tantas, foi a criação de uma Companhia Especializada que trate dos temas de crises de conflitos rurais e urbanos. Nós criamos também uma Companhia de motociclistas que vai ficar em Camaçari para dirigir todo o processo desses veículos, e é importante para a mobilização quando não é possível se andar de avião ou de carro ou de barco”, disse Jerônimo.

A nova Companhia Cipe-Leste, será responsável também pelo policiamento de mais 15 municípios da região.

“O novo comandante que vai dirigir esta Companhia é o major Neves, o nome dele será divulgado no Diário Oficial, ele que vai comandar todas as ações aqui em Feira de Santana e também vai dar conta de mais 15 municípios. Quero dizer que no mês de fevereiro, estarei de volta a Feira de Santana para entregar mais uma delegacia. Rui Costa entregou aquele novo Complexo do Jomafa, estamos aí dando pressa na empresa para que até o final do mês de fevereiro, início de março, possa já entregar, e estamos com novas companhias, operações que acontecem diariamente, e além disso, são políticas públicas que também envolvem educação, pois não é só polícia, é educação, é cultura e voltaremos para entregar mais duas escolas, como a do Derba que está quase pronta, assim como da antiga usina de algodão”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Cipe Leste: nova Companhia da Polícia Militar passa a funcionar dia 1º de fevereiro em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fica só criando nomes para chamar atenção mais são programas que na verdade não melhoram em nada a situação caótica da insegurança na Bahia infelizmente.

  2. A violência na Bahia tende a piorar, um estado com os piores índices de educação, saúde, desempregado isso tudo vai deságua nisso aí,” altos indece de violência”

  3. é uma pena que a segurança pública seja vista apenas dessa forma. emprego, educação são sim importantes, mas não são suficientes. nem todo mundo quer paz, governador. nem todo mundo vai querer a educação. são essas pessoas que estão tocando terror no estado e no país. para esses, carinho não resolve. o sistema prisional precisa ser repensado e as leis também. as coisas vão continuar piorando e quando você perder a reeleição por conta da insegurança, não ache ruim.

  4. Só rindo. A insegurança em Feira e no País passa pela reforma da Lei Penal que solta os criminosos e, também, pela reforma penitenciária. Porque o sinal de celular é permitido nas penitenciárias ? A quem isso interessa ?
    Nos EUA todas as penitenciárias são privatizadas, sem suborno e entrada de drogas e armas.
    Exemplo no mundo existe, mas aqui falta a vontade política.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade