Reunião de Avaliação

Forças policiais destacam resultados de operações em Feira de Santana para combater onda de violência

Os resultados foram divulgados durante reunião semanal entre a polícia Militar e a Polícia Civil no auditório do 1º Beic.

03/10/2023 às 20h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No combate à onda de violência em Feira de Santana, as forças de segurança estão adotando abordagens estratégica e colaborativas com aumento no número de viaturas nas ruas. O resultado disso, após um mês de setembro considerado um dos mais violentos do ano, é que outubro inicia sem homicídios.

Setembro foi um mês desafiador, com um aumento acentuado na criminalidade em Feira de Santana. No entanto, as ações coordenadas entre as forças de segurança com reforço no policiamento resultaram em um início de outubro muito mais tranquilo. Inclusive, houve registro de um homicídio durante o fim de semana, em comparação com números anteriores que variavam entre quatro e seis casos.

Polícia Civil
Foto: Ascom-PC

Nesta terça-feira (3) foi realizada mais uma reunião com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública em Feira de Santana. No encontro de hoje, houve a participação da diretora do Departamento de polícia do Interior (Depin), Rogéria Araújo.

Ela compartilhou informações cruciais e confirmou a implantação do Silc (Serviço de Investigação nos Locais de Crimes) em Feira de Santana, visando acelerar as investigações e elucidar casos em até 48 horas, identificando suspeitos de homicídios, além de representar posteriormente por suas prisões e retirá-los de circulação para conter a violência. Além disso, ela destacou a criação do Centro de Apoio Técnico à Investigações (CAT), que conta com investigadores com as melhores atuações nas apurações de homicídios.

Delegada Rogéria Araújo, diretora do depin
Delegada Rogéria Araújo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora Rogéria Araújo enfatizou a eficácia das ações conjuntas e da troca de informações entre as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Ela disse também que as equipes também estão direcionadas para rondas em áreas consideradas críticas, e que esses esforços resultaram em um aumento notável nas prisões e apreensões de armas e drogas, o que contribuiu significativamente para a redução da violência.

Também participou da reunião, o Coronel Antônio Lopes, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L). Ele destacou a importância dessas reuniões de avaliação, que ocorrem toda terça-feira, para melhorar o desempenho das operações policiais. O comandante explicou que a cada semana, a equipe policial revisa e ajusta suas estratégias com base em informações de inteligência, opiniões dos agentes de segurança e análise dos eventos anteriores.

Coronel PM Antônio Lopes, comandante do CPR-L
Coronel PM Antônio Lopes | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós tiramos o dia para avaliar o que aconteceu no fim de semana, uma vez que aumentamos o número de policiais militares e civis nas ruas. Nós ouvimos a inteligência, nós ouvimos os nossos agentes, e através dessas informações nós colocamos nossas viaturas. Apesar de ter sido um mês de setembro atípico em Feira de Santana. Nós tivemos em 37 municípios que nós comandamos uma redução de 20% de CVLIs “, afirmou o Coronel Lopes ao Acorda Cidade.

Ele destaca que os resultados das operações têm sido positivos, com um destaque notável. “Até este momento, não tivemos nenhum homicídio em Feira de Santana”, declarou o Coronel.

O Coronel Lopes enfatizou que setembro foi um mês atípico em Feira de Santana, com um aumento na violência, o qual atribuiu a uma rivalidade entre duas associações criminosas, no entanto, salientou que a situação está sob controle e que a polícia está trabalhando para monitorar e combater essas associações.

“Trabalhamos de maneira integrada. É união”, enfatizou o Coronel, sublinhando a importância da colaboração entre as forças de segurança para restaurar a sensação de segurança na cidade”, concluiu.

A reunião foi realizada do auditório do 1º Batalhão Ensino Instrução e Capacitação (Beic).

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Após retorno, delegado da DH promete intensificar luta contra mortes violentas e anuncia volta do Silc

Delegada comenta sobre índices de homicídios em setembro e ações policiais para contê-los

Delegada fala sobre migração de traficantes de Salvador para Feira de Santana: “Estamos empenhados para combater”

Setembro de 2023 foi o mês mais violento dos últimos 10 anos em Feira de Santana

Delegacias de Feira de Santana passam por mudanças em titularidades

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos passar o resto da eternidade combatendo o crime, pq prometer combate dá voto na eleição. O q não dá voto é investimento em educação. Vamos viver no caos até a consumação dos séculos.

  2. O que vemos na verdade é uma pequena melhora mais ainda não é suficiente, e o coronel sabe muito bem disso, temos que ter mais ações efetivas outra coisa colocar o pelotão asa branca para fazer policiamento ao vês de blitz do IPVA e que não fazem nenhuma revista pessoal apenas consulta a situação do veículo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade