PodCast

Geógrafo explica sobre mudanças climáticas e os impactos do El niño com aumento do calor e da estiagem

Especialista também destacou alguns problemas ambientais que existem em Feira de Santana como a pouca arborização e a destruição das lagoas.

20/11/2023 às 06h37, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Jémison Santos | Arquivo Pessoal

O professor e doutor em Geografia, Jémison Santos, coordenador do grupo de Pesquisa, Ciência, Tecnologia em Evolução da Paisagem, Solos e Planejamento da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) é o entrevistado do Cá Entre Nós, podcast do Acorda Cidade, desta semana. Ele trouxe muitas informações sobre as mudanças climáticas que o mundo tem passado ao longo dos anos, além da forte onda de calor que acomete o Brasil e os impactos do fenômeno El Niño.

O geógrafo explicou que o El Niño é um fenômeno natural que causa uma série de transformações na circulação geral do planeta e que ele não só afeta o Nordeste e a Bahia, como também pode influenciar na previsão de recorde de temperatura de diversos locais nos próximos quatro anos.

“É o aquecimento do pacífico equatorial ou tropical, quando o calor se eleva vai aumentar o nível de secura e vai atingir algumas áreas expressivas do Nordeste”, comentou.

O professor destacou que o fenômeno tende a se desenvolver entre abril e junho e tem geralmente o pico entre outubro e fevereiro, podendo durar entre 9 e 12 meses e pode persistir ainda por aproximadamente dois anos.

Jémison também falou sobre o fenômeno La Niña que, ao contrário do El Niño, gera mais chuvas, porém que não são muito boas em algumas áreas.

Outro ponto abordado na entrevista foi o comunicado da Organização Mundial de Meteorologia que traz informações que em 2024 pode haver um El Niño mais forte, com mais redução da quantidade de chuvas e elevação das temperaturas.

Jémison destacou ainda sobre a pesquisa que realizou na cidade de Campo Formoso sobre a desertificação do Semiárido Brasileiro. De acordo com ele, o primeiro estudo feito na América Latina que busca trazer um novo significado para explicar o processo de desertificação da região.

O professor explicou que as mudanças climáticas estão associadas com gases de efeito estufa e o modo de vida das pessoas. Um modelo de civilização que usa os recursos naturais, mas que não se preocupa em cuidar dos mesmos.

Para ele, as mudanças climáticas são os maiores desafios da humanidade e é preciso cuidar do ambiente, fazer a transição climática com processos produtivos se harmonia com a natureza.
Sobre o calor, o geógrafo pontuou que a previsão é que existam 5 bilhões de pessoas expostas ao calor até 2050. Ele destacou sobre os impactos do calor na saúde humana, podendo inclusive causar a morte.

O professor encerrou a entrevista destacando sobre alguns problemas ambientais que existem em Feira de Santana como a pouca arborização e a destruição das lagoas.

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lamentável o que fazem em Feira de Santana. Cidade invadida por condomínios, destruição do meio ambiente. A cidade é muito mal arborizada, difícil ver uma sombra pelo centro da cidade, um calor infernal. Avenida Noide Cerqueira vc não ver uma árvore direito no canteiro central

  2. Excelente tema abordado de forma técnica por especialista no assunto. Importante ressaltar que o descaso da cidade de Feira de Santana com seus corpos d’água contribui, sobremaneira para exacerbar os efeitos das mudanças climaticas. Sempre bom dar destaque a quem tem expertise nos temas abordados e a UEFS está sempre a disposição para ajudar com seus profissionais qualificados.

Mais Notícias

Caroline Maria Santana

Podcast

Os desafios de uma vida atípica: conheça a PM, empresária e mãe de autista que ajuda famílias de crianças com TEA em Feira de Santana

Em um bate-papo esclarecedor, Caroline Maria também explicou um pouco sobre os sinais e diagnóstico do filho, em que compartilha...

29/04/2024 às 08h49

Professor e radialista

Micareta de Feira 2024

Chora Bananeira, Arrastão do Carro da Pitú e Bell Marques: saiba curiosidades da Micareta de Feira com o professor Edilson Veloso

Veloso, como carinhosamente é conhecido, possui uma conexão com a Micareta desde que nasceu.

15/04/2024 às 19h08

promotor Audo Rodrigues

Podcast

O papel do promotor de justiça na sociedade: Audo Rodrigues traz experiências e reflexões sobre o trabalho do MP

O promotor revelou detalhes da sua história, assim como, falou sobre o seu amor pela família e os legados que...

09/04/2024 às 06h28

Cantor e bombeiro militar João Lucas

Podcast

Dos palcos aos resgates: conheça a história do bombeiro militar, músico e artista João Lucas "Nagô"

O bombeiro compartilhou várias experiências marcantes, incluindo sua primeira ocorrência, um fato marcante envolvendo cinco adolescentes.

01/04/2024 às 07h26

Cantora Gabi Maraes

Podcast

Gabi Moraes: conheça a advogada e cantora feirense que compõe a partir de experiências do cotidiano

Gabi Moraes conta além da sua história, a experiência de participar do maior carnaval fora de época do Brasil, a...

25/03/2024 às 11h22

Jairo Carneiro Filho

Micareta de Feira 2024

Mudanças, programação diurna e espaço para crianças e pets: secretário lista novidades para a Micareta de Feira 2024

Jairo Carneiro Filho falou sobre as principais novidades do evento momesco que será realizado nos dias 18 a 21 de...

22/03/2024 às 17h50

image

Rádio acorda cidade