Feira de Santana

Mesmo com tantas manifestações, governador declara que processo de municipalização em Feira já deveria ter acontecido

De acordo com o governador, as polêmicas que estão acontecendo nos últimos dias, podem estar relacionadas com servidores que correm o risco de perder os cargos após ser feita a municipalização.

17/02/2022 às 16h32, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O governador Rui Costa (PT) esteve na manhã desta quinta-feira (17) no município de Terra Nova, para anunciar a ampliação e modernização para a Escola Estadual que leva o mesmo nome do município, além de divulgar melhorias nas áreas de infraestrutura e saúde.

Durante a coletiva de imprensa, o governador foi questionado sobre as inúmeras manifestações que estão acontecendo em Feira de Santana por conta das municipalizações nas escolas.

De acordo com ele, este processo já deveria ter acontecido há muito tempo.

"O que nós estamos fazendo agora, era o que deveria ter feito há muito tempo. O Ensino Fundamental I e II, pela Lei Federal, pelo Regulamento Federal, é atribuição do município e não do governo estadual e posso dizer que muitos municípios menores aqui da Bahia, já estão com quase 100% da municipalização. Estamos aí com cerca de 50% até 60% desse processo em Feira de Santana e nós estamos fazendo lentamente, pegando estes prédios que não possuem estruturas modernas, prédios pequenos e transferindo para o município, para que assim, eles possam assumir o Ensino Fundamental", explicou.

De acordo com o governador, as polêmicas que estão acontecendo nos últimos dias, podem estar relacionadas com servidores que correm o risco de perder os cargos após ser feita a municipalização.

"Muitas vezes a polêmica vem em torno da política, porque existem cargos que são indicados. Um exemplo que posso dar, é que neste momento, aquele servidor que está ali trabalhando naquela escola, quando o município assumir, pode dizer que não vai aproveitar nenhum quadro de funcionários e as pessoas ficam com este medo. Mas o que nós não podemos deixar de fazer, é organizar a nossa educação e eu não estou falando apenas de Feira de Santana. Porém temos muitas escolas em Feira e já anunciamos a construção de mais três, além de reforma em outras unidades, como colocação de proteção em quadras, laboratórios, refeitórios e estamos aos poucos melhorando tudo isso", informou.

Segundo o secretário estadual de Educação, Gerônimo Rodrigues, Salvador e Feira de Santana, ainda apresentam uma quantidade relativa de escolas que precisam ser municipalizadas.

"Nós fazemos um plano para a Bahia inteira e está na Constituição que a responsabilidade do Ensino Fundamental é do município. Ainda temos em Salvador e Feira de Santana uma quantidade relativa de estudantes do ensino fundamental que estão na rede estadual. Nós somos gestores e estamos dialogando sempre. Nesse momento eu não sei quem é o presidente da Comissão de Educação da Câmara, mas na época, o professor Ivamberg Lima, nos ajudou bastante quando ele estava à frente do Núcleo Territorial de Educação (NTE), então estaremos sempre ajudando para que tenhamos uma ótima qualidade na educação e na última visita que o governador fez em Feira de Santana, ele anunciou ordem de serviço para 17 escolas, colando a cobertura de quadras, campo society e queremos acelerar estes processos. Queremos que as pessoas entendam que nós não estamos destruindo a educação, pelo contrário, estamos dando qualidade para estas escolas", concluiu.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade