Micareta 2024

Veja como será o funcionamento do comércio durante a Micareta de Feira de Santana

Os sindicatos firmaram o acordo para estabelecer e assegurar a abertura dos estabelecimentos comerciais em caráter excepcional. 

22/03/2024 às 14h42, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

comércio de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Durante a Micareta de Feira de Santana, que acontece entre os dias 18 a 21 de abril, o comércio da cidade funciona normalmente na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) e vai abrir no sábado (20), das 9h até 13h. Já no domingo estará fechado e reabrirá na segunda-feira (22) a partir do meio-dia. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (22), pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana (Secofs) e o Sindicato do Comércio (Sicomfs).

As entidades firmaram o acordo coletivo com o objetivo de estabelecer e assegurar a abertura dos estabelecimentos comerciais em caráter excepcional.  Além disso, fica permitido o funcionamento do comércio nos bairros e shopping centers.   

Ao Acorda Cidade, o presidente do Sicomfs, Marco Silva, falou sobre a importância do acordo para o funcionamento do comércio durante o evento, que segue a Lei 2.299 de 2001, e que exige essa deliberação entre os sindicatos.

“Essa negociação é imprescindível, principalmente à luz da Lei 2.299 de 2001, que trata sobre o funcionamento do comércio durante a Micareta e exige um acordo entre os sindicatos para que isso aconteça. E chegamos a esse acordo sempre no objetivo de trazer previsibilidade, segurança jurídica e antecedência para que as pessoas e as empresas possam se organizar”. 

Além disso, Marco Silva ressaltou sobre o movimento nos estabelecimentos comerciais em um período em que as vendas tendem a aumentar, justamente por conta da festa. 

“A gente traz esse ganho, inclusive, para a própria festa também, para o próprio folião que chega de fora e encontra uma cidade vibrante com o comércio, para que ele possa comprar um produto, sem atrapalhar em nada a festa, porque é uma festa de tardinha e à noite, até pela nossa temperatura que é muito alta”.

Ele também destacou que shoppings terão horários de funcionamento separados, enriquecendo as opções para quem participa da Micareta e também para quem não vai brincar. 

“É importante frisar isso porque, também de acordo com essa lei, os shoppings têm um funcionamento separado. Você enriquece a cidade, a festa, com opções também para quem não vai pular, para quem não vai brincar e vai ficar em Feira de Santana ter alguma opção de compra e de lazer. Esse acordo já foi protocolado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a gente fica muito feliz porque, no fundo, a gente quer, além da alegria, do festejo, da festa, a geração de emprego, de renda, de imposto para o crescimento econômico e social da cidade”, destacou. 

Confira os horários: 

Sábado (20/04) – aberto, das 9h às 13h

Domingo (21/04) – fechado 

Segunda (22/04) – reabertura às 12h

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É incrível que no carnaval de Salvador o comércio de feira fecha, porém no carnaval da própria cidade o comércio funcione kkk mais uma fora do prefeito e seus subordinados

  2. Isso é um absurdo. Em plena a festa? Quem vai durante a festa no comércio? É um descaso com o trabalhador. Esse prefeito é só o desmantelo.

  3. Se a população usar o 1% do entendimento e cancelar a cobrança de sindicato, tudo isso se resolve. Ai sim eles iriam se preocupar em procurar melhorias, mas varios pagando milhões e eles amam ver os trabalhadores de lascando e pagando a eles para nao fazerem nada.

  4. Não pago sindicato,não presta pra nada, não deveria nem existir. Aconselho a todos deixarem de pagar.
    E Sábado é atestado, só volto segunda a tarde.

  5. engraçado que em salvador quando dá a época de carnaval, aqui em feira geral entra em feriado e fecha tudo, enquanto na micareta, se abre as lojas, eu não consigo entender isso, governo horroroso esse de feira!

  6. SE VOCÊ FEZ O L NÃO ADIANTA RECLAMAR, TA COLHENDO O QUE PLANTOU E OLHA QUE EU NEM SOU BOLSOMINION, MAS BRASILEIRO NÃO APRENDE ,TEM QUE IR PRA LABUTA MESMO, DA BOA VIDA PARA OS POLITICOS ***

  7. O sindicato ta chateado porque varias pessoas cancelaram o valor a ser descontado, ai agora estao afim de acabar de verdade com os trabalhadores. Sendo que a segurança publica ta um caos varios asssaltos e agora em diante é cada vez mais tragico.

    1. Todos deixar de pagar o sindicato , nunca faz nada pelo funcionário , um micareta , com loja aberta …era pra fechar nem que seja o sábados…no dia da eleição vem eles querer prometer tanta coisa quando são eleitos nunca foram humanos

  8. Palhaçada esse sindicato. Carnaval que não tem nada haver com a cidade fecha 2 dias. Já a micareta na cidade comércio funciona normalmente. Infelizmente o sindicato não vê o lado dos colaboradores que precisam também curtir a festa ou então descansar da jornada.
    Isso nunca vai mudar em feira. Nós manifestamos aqui só pra constar mesmo.
    O sindicato deveria avaliar a questão do movimento pois em algumas situações alguns comerciantes ficam apenas cumprindo tabela como diz o figurino.

  9. Pra que deixar sábado aberto ?? Quem na vai no comércio comprar, adiantar ir pra uma festa a noite que só rolar brigar, roubo e baixaria …micareta já prestou

  10. Não participo dessa festa. Mas, a lógica seria o sindicato tentar favorecer aqueles que irão participar da mesma. Por isso, muitos estão indo no sindicato e manifestando a vontade formal de não pagar a contribuição sindical.

  11. Esse prefeito não acerta uma.
    Tem que fechar sexta a tarde e só abrir na segunda a tarde.
    Micareta não é Natal,nem dia das mães pra abrir comércio, fecha essa bodega e pronto,quem vai viajar viaja,quem não vai fica em casa.
    Pq cá pra nós, hoje vejo os foliões como suicidas,pois a sensação é de segurança zero nessa cidade,tá fazendo medo sair de casa,imagina nesse período de micareta.
    Que DEUS proteja nossas famílias amém.

  12. Uma cidade sem um prefeito humano é uma cidade sem ter um olhar em prol do cidadão trabalhador. Colbert e Zé Ronaldo não tem esse cuidado. É o mesmo grupo que faz e desfaz com a vida do cidadão. Não tem um olhar cuidadoso com a vida das pessoas, vide o atraso da gestão do trânsito e não só nesse período de Micareta. Como um todo a cidade fica ao léu. A ver navios. Se uma sinaleira quebra vc não vê os agentes de trânsito a organizar. Vc vê eles pra multarem as pessoas mas fazer trabalho efetivo d organizar o trânsito vc não vê. E assim segue os demais departamentos da prefeitura. Ou Feira muda ou será mais 4 anos desse atraso q significa o grupo de Zé Ronaldo na prefeitura.

  13. O folião vem de outras cidades para participar da festa,e com certeza vai acordar no sábado pela manhã cedo para ir ao comércio fazer compras?
    O comerciario trabalha na quinta-feira e sexta-feira até as 18h,sabendo que no outro dia vai ter que acordar bem cedo para ir trabalhar,será que vai ter animo e disposição para curtir a festa?

  14. Reuniões, blá-blá-blá, reportagens, etc, só para dizer que no batente do trabalhador
    nada muda. Tudo continua como dantes; só fecha segunda-feira pela manhã para o carro-pipa passar sabão no mijo do folião.

    1. É incrível que no carnaval de Salvador o comércio de feira fecha, porém no carnaval da própria cidade o comércio funcione kkk mais uma fora do prefeito e seus subordinados

      1. Não pago sindicato,não presta pra nada, não deveria nem existir. Aconselho a todos deixarem de pagar.
        E Sábado é atestado, só volto segunda a tarde.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade