Feira de Santana

TJ-BA proíbe Consórcio de confiscar mercadorias de camelôs do Shopping Popular

A decisão foi dada pelo Tribunal de Justiça da Bahia em segunda instância.

18/06/2023 às 11h00, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Shopping Popular Cidade das Compras em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No último dia 13 de junho, os Camelôs do Shopping Popular, organizados pela Associação em Defesa do Camelô (Adecam) conquistaram através da Justiça para que não seja mais permitido que o Consórcio Shopping Popular apreenda as mercadorias dos camelôs que não conseguirem pagar as taxas de condomínio e de aluguel.

A decisão foi dada pelo Tribunal de Justiça da Bahia em segunda instância, no processo número 0002029-93.2022.8.05.0080. Na decisão afirmou a justiça:

“Tal cláusula revela limitação desarrazoada e desproporcional ao direito de propriedade da locatária, sendo avessas, ainda, aos ditames da boa-fé, sendo certo que, conforme estabelece o art. 422 do CC, ”Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. Demais disso, autorizar a livre disposição da propriedade do locatário iria frontalmente de encontro à função social referente ao contrato firmado entre as partes.”
Segundo o advogado Gabriel Cavalcante, responsável pelo processo que deu origem à sentença, a decisão representa a superação da profunda abusividade a que eram submetidos quem alugava um box naquele local.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa gestão do consórcio são mercenários, eles preferem terem os box fechados. Fecham cedo, não termiram a obra, a entrada do estabelecimento só tem entulho e lixo, não investiram e divulgação, a prefeitura deveria tomar o prédio pq do jeito que está vai piorar

  2. Uma cidade sem prefeito, sem vereador.
    O ex prefeito ( o que faz pontes e praças…) ele é culpado por essa concessionária fazer dos feirenses de besta.
    Aquilo ali tem que ter uma investigação federal.
    Sinto informar mas o feirense não vai aprender nas próximas eleições a mesma panela estará.
    Sairá beee, entrar zeeee….
    E a câmera precisa limpar tirar todos,nada funciona nessa cidade não cresce,sem aeroporto,cidade 2 da Bahia esta um caos.
    ACORDA POVO!
    Parabéns ao ADVOGADO pelo brilhante trabalho que a reportagem menciona.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade