Feira de Santana

Produtos tóxicos devem ser mantidos fora do alcance de crianças

Caso ocorra ingestão ou contato com substâncias nocivas à saúde é preciso ligar para o SAMU 192

14/07/2022 14h37, Por Acorda Cidade

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Medicamentos, produtos de limpeza, pesticidas e produtos tóxicos quando armazenados ao alcance das crianças representam grande risco. Por isso, a guardá-los em locais altos ou trancados é importante para evitar a ingestão ou acidentes envolvendo os pequenos.

No último domingo (10) um menino de apenas dois anos morreu ao comer biscoito envenenado com chumbinho, na zona rural do município de Rafael Jambeiro. A situação acendeu o alerta dos pais e principalmente dos órgãos de saúde, uma vez que a maioria dos envenenamentos de crianças de 0 a 4 anos acontece dentro de casa.

“No ambiente domiciliar é onde a criança fica a maior parte do tempo. Por isso, é importante ficar sob supervisão de um adulto responsável. Produtos sanitários, remédios e inseticidas devem ser colocados em locais altos e fechados”, orienta a enfermeira coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maiza Macedo.

A coordenadora acrescenta ainda que essas substâncias não devem ser armazenadas em embalagens de alimentos, como vasilhas de margarina ou leite, dentro de pães ou frutas, pois esse ato confunde a criança, que pode ingerir o produto por engano.

Caso ocorra ingestão ou contato com substâncias nocivas à saúde, o pai ou responsável deve identificar qual foi o produto consumido e ligar imediatamente para o SAMU, através do número 192.

“O atendimento deve ser imediato, devendo identificar alterações como salivação excessiva, tremores de extremidades, placas na pele ou baixo nível de consciência. A criança deve ser mantida acordada e ativa na medida do possível e o adulto deve seguir todas as orientações dadas pelo regulador do 192, pois cada produto causa uma reação específica no organismo”, explica Maiza Macedo.

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade