Feira de Santana

Sindesp sugere que prefeitura de Feira de Santana aumente a arrecadação para melhorar salário de servidores

Em 2022 o percentual aprovado pela Câmara foi de 11,73%, mas o Município concedeu o reajuste de 5% no mês de agosto.

26/05/2023 às 19h37, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

O percentual de aumento salarial deste ano para os servidores municipais de Feira de Santana já é alvo de expectativa por parte do funcionalismo público. O reajuste normalmente é estabelecido no mês de maio, no entanto, nenhuma proposta chegou à Câmara de Vereadores até o momento. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Hamilton Ramos, está atento a essa questão.

Ele lembra que no ano passado o Sindesp apresentou uma proposta de reajuste de 18,89%, que seria uma recomposição referente aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando não houve aumento salarial para os servidores em virtude da pandemia da Covid-19. No entanto, o percentual aprovado pela Câmara foi de 11,73%, sendo que não foi colocado em prática pelo Município, que concedeu o reajuste de 5% no mês de agosto.

Hamilton Ramos defende que a Prefeitura adote medidas para aumentar a arrecadação. O dirigente sindical salienta que somente dessa forma poderá ser concedido aos servidores um aumento real sobre o salário. “Pois sabemos que a correção da inflação, que resulta em reajustes de 4%, 5%, não resolve a vida do servidor”.

Ele observa que o Governo sempre alega a questão do limite prudencial para gastos com pessoal, o que inviabiliza maiores reajustes salariais. “Por isso, a alternativa é o aumento na arrecadação e Feira de Santana tem potencial e meios para isso”.

Hamilton revela que estudos técnicos apontam que o Município tem potencial para aumentar em até 30% sua arrecadação. “Seria necessário contratar uma empresa de consultoria e colocar em prática algumas coisas, como atualização cadastral de empresas, já que são inúmeras as que funcionam sem alvarás, ampliar a equipe da Secretaria da Fazenda que ainda funciona com uma estrutura que não acompanha o crescimento da cidade, reduzir a burocracia que os órgãos arrecadadores exigem. São alguns pontos, dentre muitos outros, que quando colocados em prática resultam no aumento da arrecadação”, explica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aumentar arrecadação significa aumentar impostos? Precisa explicar como seria este “aumento de arrecadação”. Uma sugestão seria o enxugamento da máquina administrativa, contenção de gastos, e não “criarem” cargos e funções para amigos e políticos desempregados da política. Isto serve para municípios, estados, e federação.

    1. Esqueça. Não vão procurar reduzir os gastos nem a pau. Querem é aumentar a mamata.

      Quando o ilustre sindicalista diz “Seria necessário contratar uma empresa de consultoria e colocar em prática algumas coisas, como atualização cadastral de empresas, já que são inúmeras as que funcionam sem alvarás, ampliar a equipe da Secretaria da Fazenda que ainda funciona com uma estrutura que não acompanha o crescimento da cidade, reduzir a burocracia que os órgãos arrecadadores exigem. São alguns pontos, dentre muitos outros, que quando colocados em prática resultam no aumento da arrecadação”, na real, quer dizer aumentar o número de agentes/auditores/fiscais/rapas, aumentar a estrutura de “fiscalização” (coerção), aumentar a indústria de alvarás, caçar toda e qualquer mínima atividade empresarial que não esteja pagando tudo o que o governo exige…

      Fica tranquilo, que não é nada de bom para a sociedade. Só para os apaniguados.

  2. Como bom sindicalista, não tem um pingo de vergonha de propor ideias que tunguem o bolso do “contribuinte” em nome de defender sua categoria.

    Os apaniguados do governo municipal, legítimos FUNÇAS, querem que a sociedade pague a conta de aumentar seus salários. Enquanto isso, o povo vai morrendo e se desgraçando para ter um pingo de dignidade na vida.
    É uma vergonha que ainda tenha gente que defenda esse tipo de coisa – ou tem algum interesse escuso, ou sofre da síndrome de Estocolmo.

  3. Como bom sindicalista, não tem um pingo de vergonha de propor ideias que tunguem o bolso do “contribuinte” em nome de defender sua categoria.

    Os apaniguados da prefeitura, legítimos FUNÇAS, querem que a sociedade pague a conta de aumentar seus salários. Enquanto isso, o povo vai morrendo e se desgraçando para ter um pingo de dignidade na vida.
    É uma vergonha que ainda tenha gente que defenda esse tipo de coisa – ou tem algum interesse escuso, ou sofre da síndrome de Estocolmo.

  4. Essa é a sugestão do dirigente sindical?? Onde está a organização da categoria via sindicato para cobra o que é de direito?? Esse dirigente que está a “séculos” a frente foi o mesmo que, na sua gestão, DEIXOU OS SINDICALIZADOS sem assistência médica.

  5. Hamilton pq não revindicou pro funcionário receber o vale transporte no dinheiro?
    Pq não revindicou pro funcionário receber ticket alimentação pelo menos só que recebe 1 salário mínimo?
    Pq não foi atrás para a previdência ser paga com porcentagem a depender de quanto se ganha??
    Nada de benefício.. mas agora que tem uma funcionária que alguns dizem que é doida, mas é doida pq não tem rabo preso e tem coragem de enfrentar os grandes pelos direitos, eu voto na doida da Cristina!

  6. Hamilton agora que dizer que luta pelo servidor mais sempre ficou do lado do prefeito, a previdência cobra 14%do servidor, como 1 pessoa que recebe 1 salário mínimo pode pagar 14% de previdência? Outra coisa nem é todos os funcionários que paga 14% só na prefeitura de Feira que quem ganha mais paga menos previdência, só olhar no portal da transparência

  7. No documento da câmara é para todos os funcionários receber o aumento mas os serviços gerais não recebem.Como se não fosse merecido, a prefeitura não tem dinheiro e nas secretárias vc chega de efetivo só tem o guarda e as vezes 1 ou outro da limpeza.. o resto tudo cargo parente de vereador.. isso quando vão trabalhar! Pq se pesquisar tem um monte de nomeado que não trabalha.. agora pergunta se eles recebem 1 salário mínimo seco, pq os terceirizado recebem ticket refeição e o efeito não?

  8. Como pode um prefeito pode tratar tão mau os servidores públicos efetivos que se dedicam de corpo e alma pela prefeitura? Mas os indicados pelos vereadores ganharam o Doblo do que o efetivo ganha . Vergonha

    1. Tratar mal?

      É curioso como as pessoas inventam de fazer concurso, ficam depois se jactando de terem passado numa prova; alguns ficam numa neura de ficar toda hora postando coisas como “Foco! Você vence, guerreiro!” e idiotices do tipo, e depois ficam reclamando dos salários, que eles já conheciam quando resolveram fazer a tal prova. Não basta ser bancado às custas de dinheiro arrancado da sociedade – tem que aumentar o tanto que eles bem quiserem, quando bem quiserem, e o povo que se vire.

      Seria cômico, se não fosse trágico.

  9. Eu sugiro que o atendimento melhore primeiro, sugestão é fácil, acha que a gente paga pouco imposto, e ainda rua cheias buracos, prefeito péssimo, secretários incompetentes, que Colbet termine logo esse mandato, prefeito incoerente demais…..

  10. Agora pra aumentar arrecadação é claro que prefeitura tem de trazer benefícios para população primeiro e depois ver se dentro destes política posso aumentar os salários do servidores sem essas atitudes não vejo como.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade