Feira de Santana

Pescadora é primeira feirense a receber Seguro-Defeso do Governo Federal

O benefício, pago pelo INSS, destina um salário mínimo a pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte.

03/05/2024 às 19h10, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Dona Maria
Foto: Associação de Pescadores/ Feira de Santana

Uma mulher, conhecida como “dona Maria das Candeias”, residente na comunidade Três Riachos, bairro Nova Esperança, é a primeira pescadora artesanal a receber o Seguro Defeso, em Feira de Santana. O benefício, pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, (INSS) e denominado oficialmente como Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), destina um salário mínimo a pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte, durante o período em que a atividade é proibida, com a finalidade de garantir o crescimento e reprodução das espécies.

A notícia foi comemorada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB) em pronunciamento na Tribuna da Câmara nesta semana. “É uma conquista muito importante no cenário da pesca em nosso Município, resultado de uma luta de mais de 20 anos”, disse. Segundo ele, além de demonstrar que “estamos caminhando corretamente”, sinaliza que o Governo Federal começa a entender a relevância do rio Jacuípe e seus afluentes para a pesca da Bahia e do Brasil”.

O vereador destacou o papel desempenhado pelas equipes da Associação de Pescadores e Agricultores Familiares do Lago de Pedra do Cavalo e da Colônia de Pescadores de Feira. Com o auxílio financeiro em maos acrescentou o vereador, Maria das Candeias vai poder ficar quatro meses sem realizar atividades no rio, deixando-o descansar. “E neste período, os peixes vão reproduzir muito”, comemorou.

Jurandy Carvalho, no entanto, apelou para que o Ministério da Pesca analise com carinho a situação dos demais pescadores da região de Feira e da Chapada Diamantina, principalmente nas localidades por onde passam os rios Jacuípe e Paraguaçu. “Precisamos que o Seguro Defeso chegue também para eles. São centenas de trabalhadores e trabalhadoras nestes rios, que necessitam receber o benefício”, cobrou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordam que o Rio Jaquipe é importante? Queria entender porque está entregue a poluição? Ñao vejo nenhuma ação para coibir essa poluição no rio. Passei minha infância nadando lá, era o melhor lazer que uma criança pode ter. Hoje quando vou sinto tristeza profunda, a água não é mais corrente, areia não existe mais, uma empresa tirou a área toda, enriqueceu mais ainda e nós ficamos só com as lembranças da infância. O que temos lá na minha região é um corrego cheio de junco, baronesa e lama. Os peixes da infância também são só lembranças. A parte que mim refiro é próximo a venda nova. Fazenda boa vista. Peço que as autoridades deem uma olhada lá. Fiscalizem essas empresas que continuam tirando areia e as construções próximas que desprezam o esgoto no Rio. Deveriam cuidar melhor de algo que é tão primordial a existência humana.

  2. A notícia é animadora e o benefício justo. Entretanto, sem um estudo envolvendo pesquisadores e pescadores não será possível definir em que período exato a pesca deve ser interrompida. A UEFS está diretamente envolvida em um projeto para realizar este estudo e espero que em breve tenhamos boas notícias.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade