Feira de Santana

Secretário diz que obras de macrodrenagem devem ser realizadas no Papagaio, mas é preciso autorização da Câmara

Segundo o gestor, é necessário que os vereadores aprovem o pedido de empréstimo por parte da prefeitura.

07/02/2024 às 18h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Bairro Papagaio
Foto: Redes Sociais

Após os moradores do bairro Papagaio, em Feira de Santana, relatarem diversos problemas enfrentados devido as fortes chuvas que caíram no município entre sexta (26) e sábado (27), o secretário de Planejamento, Carlos Brito informou que é necessário realizar obras de macrodrenagem na região, mas para isso, a Câmara de Vereadores precisa autorizar um empréstimo.

Secretário de Planejamento
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Na realidade, nesta região não tem lagoa, o trecho citado é um córrego de água que vai para o bairro Santo Antônio dos Prazeres, trata-se da bacia do Rio Pojuca. Neste trecho, existe uma propriedade privada, não é área pública, mas estamos diante de um quadro que precisa de uma posição a ser tomada, e que neste caso, é a limpeza daquele ponto, não somente este, mas também o outro depois do Lagune, assim como estamos estudando uma proposta a curto prazo para resolver não somente essa região, como dos condomínios mais acima. Nós já temos aqui um plano de manejo de águas pluviais, mas é um projeto que está dependendo de uma aprovação na Câmara Municipal, um pedido de autorização para contrair um empréstimo”, explicou.

Questionado sobre a Avenida Rubens Francisco Dias, o secretário explicou que o problema pode estar sendo provocado pelas manilhas que não suportam o volume de água.

“A Rubens Francisco Dias foi duplicada depois que os condomínios ali já estavam todos implantados, posso dizer que 90%, então a Francisco Dias segue da rotatória que nós fizemos até a rotatória da Fraga Maia. Estes condomínios já estavam com suas redes de drenagem jogando em algum lugar, que não foi na própria Rubens Francisco. O que aconteceu, é que o volume dessa última chuva foi fora do normal, fugiu da curva e nós não estamos correndo da responsabilidade, temos que fazer canais de macrodrenagem para o futuro dessa cidade, para o futuro dessa população. Lógico que teremos que ter uma colaboração de todos, vamos chamando as construtoras que fizeram suas drenagens, mas ali na Rubens Francisco encheu porque a área de retenção que fizemos, recebeu um volume muito grande. Quando a água foi passar para o outro lado, via Lagune, a dimensão das manilhas na saída do Lagune eram muito pequenas, então a água voltou e acumulou, não teve o que fazer. Mas agora nós temos que dar uma solução definitiva, e esta definição é com uma intervenção, fazendo um canal de macrodrenagem naquela região”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Moradores do bairro Papagaio cobram ações da prefeitura após lagoa transbordar e interditar avenida

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia tem uma placa aqui no parque Linear no Papagaio dizendo que a obra custou mais de 11.000.000,00 e que nunca terminou e alagou desde quando tava fazendo a Rua Francisco Dias ,e problema antigo e agora vem com essa conversa me deixa viu.

  2. Blá Blá Blá vai chover não vão obras nenhuma para pobres moradores perde tudo e receber uma cesta básica e ano de eleições esses *** aparece agora.

  3. O mais interessante de tudo foi para transformação e embelezar o centro da cidade como praças e calcamento não precisou de aprovação nenhuma na Câmara Municipal quando a prefeitura não quer fazer fica culpando a Câmara de vereadores

  4. Kkkk. E a lagoa da berreca que não precisava e ele fez um escoamento? Eh propriedade particular, pode até ser mas tem leis que protegem lagoas, nascente, rios. Ou $$ passa por cima

  5. Devemos guardar o nome dos Vereadores e da Vereadora que não aprovarem, pra nas próximas eleições lembrarmos o que passamos este ano, e com certeza NÃO elegermos essa tropa!

  6. O cara está a mais de 20 anos como secretário na prefeitura as obras de Fsa a maioria cheias de problemas, gastaram milhões aqui no Papagaio em uma obra ridícula cheia de falhas, agora quer mais dinheiro, melhor esperar uma nova gestão, vai embora Colbert você é uma vergonha como prefeito, saúde está um caos nem os funcionários eles pagam direito.

  7. Esse secretário fazia a mesma promessa, quando a Rubens Francisco estava em obras. A prefeitura gastou todo o recurso destinado a duplicação, drenagem e revitalização, para entregar uma obra eleitoreira e de péssima qualidade aos moradores do bairro.
    A lagoa em frente ao meu condomínio azul ville é só mato. Minha mãe mora no parque ipê roxo, trajeto até lá é só buraco e nem se quer têm espaço para um pedestre andar.

    Os bairros de feira estão entregues as baratas!! Nós pagamos IPTU e não temos direito de usufruir de uma rua limpa, organizada, com iluminação e saneamento básico. Um verdadeiro descaso com a população!!

  8. Tudo isso é resumido em uma frase: Falta de planejamento urbano. A conversa é a mesma de sempre, “A Rubens Francisco Dias foi duplicada depois que os condomínios ali já estavam todos implantados, posso dizer que 90%,… e que os condomínios já estavam com suas redes de drenagem jogando em algum lugar”. Ora, não é a prefeitura que da licença para construção dessas obras? Porque que a prefeitura não planeja com antecedência as avenidas nas áreas de expansão urbana ? ainda que não as pavimentem pelo menos garantiria o espaço adequado para fazer um canteiro arborizado, ciclovia e pista para caminhada.

  9. O secretário insubstituível, que também é: ENGENHEIRO, ARQUITETO, MESTRA DE OBRAS, ENCANADOR, ELETRICISTA, MÉDICO, ADVOGADO ETC ETC ETC, está doido para pegar essa grana do empréstimo, não para fazer obras , mas sim para bancar a campanha para prefeito 2024, COBÉ tem que fazer o sucessor para seguras os pepinos(muitos) da sua desastrosa gestão.

  10. Então pq as secretárias do município autorizam os condomínios fazer suas construções sem um plano de drenagem? Por que a prefeitura que já gastou milhões construindo o tal parque linear nao preparou a área pra o recebimento das chuvas? Por que a prefeitura fez a avenida e utilizando o canal como via para escoamento das águas? Liberar dinheiro em ano eleitoral sou totalmente contra.

    1. Se for para resolver o problema, tem de liberar sim. Vereadores são fiscais do dinheiro do povo. Libera e fiscaliza a aplicação, funciona assim.

  11. Feira é uma cidade abandonada. Cidadãos que destroem, órgãos públicos que não atuam. Faltam vias apropriadas, drenagem, arborização urbana, limpeza, educação, etc. Triste cidade.

    1. Verdade. A cidade cresceu mas sempre foi governada como uma pequena cidade e os problemas cresceram sem controle. Quantos anos serão preciso para que um governo competente organize essa bagunça ? Primeiro vamos ter de votar certo e torcer depois para que haja visão de futuro no próximo governo.
      Oremos !

  12. Quer dizer que o povo do panorama continuará a ser ignorado. A prioridade é o Papagaio, área de condomínios, região mais recente do que o panorama.

  13. O secretário do período cenozóico da Feira de Santana e a conversa de sempre: O EMPRÉSTIMO QUE RESOLVERÁ “TODOS” OS PROBLEMAS DA CIDADE.
    SERÁ UMA IRRESPONSABILIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL INCALCULÁVEL A CONCEDER ESSE EMPRÉSTIMO A ESTA GESTÃO DESASTROSA.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade