Feira de Santana

Secretária de Políticas para as Mulheres espera mais representatividade feminina na política

A secretária Gerusa Sampaio deixou uma mensagem de força e empoderamento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março.

08/03/2023 às 12h43, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Secretaria da Mulher_ Foto Secom
Foto: Divulgação/Secom

No quarto mandato como vereadora e há dois anos licenciada do cargo para se dedicar à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Feira de Santana, a secretária Gerusa Sampaio ressaltou a importância de mais união e representatividade feminina nos espaços de poder.

Em conversa com o Acorda Cidade, ela deixou uma mensagem de força e empoderamento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março.

“Nós somos a maioria na população, e por que não na representatividade? Por que não nos unirmos mais? Somos formadoras de opinião. Tem que haver essa sororidade entre nós. Não desistam de si mesmas, amem, vivam com plenitude, acreditando que são capazes e que merecem a felicidade, saiam do baixo merecimento. O verdadeiro empoderamento não está lá fora, está dentro de nós, quando reconhecemos os nossos valores. Em qualquer dificuldade, quebrem o silêncio. Tivemos sete feminicídios no ano passado, e nenhuma dessas mulheres buscou atendimento na Secretaria da Mulher ou na Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher)”, conclamou a secretária.

Ela celebrou o fato de em fevereiro deste ano a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, mudar o status de pasta extraordinária para finalmente ser institucionalizada. Segundo Gerusa Sampaio, essa conquista veio a partir de muita coragem, luta e determinação, algo que é inerente a todas as mulheres.

Gerusa Brandão
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O próprio prefeito enfrentou um desafio, porque implantamos uma secretaria sem orçamento, mas com muita vontade de trabalhar e acolher a mulher e sua família.”

Vida Política

Na política desde 2008, Gerusa Sampaio contou que Feira de Santana a acolheu em um momento de dificuldade. Aqui, ela construiu sua carreira e vida pessoal.

“Feira de Santana me acolheu, naquele momento em que eu pensava que tudo estava perdido, um deserto, e aqui ressignifiquei a minha vida pessoal, profissional e familiar. E tenho pela cidade uma gratidão enorme. Cada mandato renovado, eu assumo o compromisso de melhorar, dar mais amor, acolhimento e exercer a política da melhor maneira possível”, afirmou.

Ela revelou que na política seu maior desejo sempre foi buscar leis para restaurar as famílias.

“Se você investe na família, você está contribuindo com a educação, saúde e segurança. Se a mulher se fortalece, somos alicerce, virtuosas e precisamos estar firmes para que nosso lar possa brilhar e nossos filhos, companheiros, também tenham uma vida de ascensão, prosperidade, paz e harmonia.”

Conforme Gerusa Sampaio, a entrada na política surgiu do desejo de continuar fazendo mais pelas mulheres e pela sociedade feirense.

“Não imaginava trabalhar na política. Foi muito interessante, porque quando eu trabalhava no Clériston Andrade, eu era digitadora de prontuários, trabalhava com contas médicas, mas quando a coordenadora me procurava eu estava pelos corredores, levando um para emergência, para fazer raio-X, e as pessoas diziam para eu sair candidata a vereadora. Eu nunca vislumbrei, mas sempre fui uma pessoa empática. Se eu estava ali e podia servir, por que não fazer. Por que ser pedra, quando a gente pode ser ponte? Então eu ajudava. Já em 2008, surgiu esse desejo, eu decidi entrar como candidata e Feira de Santana me deu esse presente. Ganhamos com 4.021 votos e eu fui a sexta no ranking total entre os 21 vereadores”, recordou.

Conforme a secretária, ela se sente grata e feliz pela oportunidade de realizar ações voltadas para as mulheres através do órgão municipal.

“Meu hobby é trabalhar. Quem faz o que gosta não trabalha. Eu amo estar aqui, é gratificante contribuir para que uma pessoa tenha a vida ressignificada. Aqui na Secretaria da Mulher o maior presente é poder levar para as mulheres a esperança, o empoderamento de que realmente elas são capazes, que a expectativa de vida delas não pode ser o companheiro, tem que recomeçar, ter a resiliência para dar a volta por cima, buscar ajuda. E aqui nós damos essa ajuda. Capacitamos essas mulheres para que elas saiam dessa zona de sofrimento, de violência, que se permitam um recomeço, que saiam do baixo merecimento.”

Gerusa Sampaio salientou que este é o mês dedicado às mulheres, que todas merecem a felicidade, a luz, o amor e a esperança.

“Não podemos deixar que nada de fora tire nosso empoderamento, que está dentro de cada uma de nós. Minha maior vaidade é ser mulher. A mulher é um ser sublime. Parafraseando Erasmo Carlos: ‘Dizem que mulher é um sexo frágil, mas que mentira absurda’. Nós temos a força, a multifuncionalidade. Temos mulheres ativistas, que lutam pelos seus direitos, e eu digo sempre que podemos lutar, sem embates, buscar habilidades e a sabedoria. Precisamos investir cada vez mais nos nossos valores morais, acreditar na nossa capacidade, não se vitimizar. Nada é fácil para as mulheres.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E por falar em “Políticas Públicas para mulheres”, as professoras da Rede Municipal de Ensino, estão a mais de 4 anos esperando receber os Precatórios do FUNDEF e até agora nada! Essas são na maioria aposentadas. E as que estão ainda na ativa, estão comendo o pão que o diabo amassou; passando por coisas que a gente nunca viu em 30 anos de trabalho. Do que adianta ter Dia Internacional da Mulher; já que os professores que em sua maioria são mulheres e não tem ninguém que as defenda!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade