Feira de Santana

Prefeitura de Feira de Santana se reúne com direção da Embasa para tratar sobre constante falta de água na região

O encontro contou com a presença de representante do Procon, Agência Reguladora do município, além da direção da Embasa.

25/10/2023 às 15h53, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Reunião entre Embasa e Prefeitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Após o município de Feira de Santana anunciar que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) poderia sofrer intervenção devido à constante falta d’água na região, uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), para tratar sobre o assunto.

O encontro contou com a presença de representante do Procon, Agência Reguladora do município, além da direção da Embasa.

Ao Acorda Cidade, o presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho, informou que a decisão da intervenção, é algo que está presente em contrato.

Reunião entre Embasa e Prefeitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A intervenção não é uma determinação de acontecer ou não acontecer, a questão da intervenção é uma referência ao que está no contrato. Nós estamos iniciando as tratativas no objetivo de regularizar o atendimento à população com relação ao fornecimento de água. Como eu já disse em algumas oportunidades, não existe a priori, um processo nesta direção, são etapas de um contrato ou previsões de um contrato, que podem em determinado momento diante da ocorrência ou não honrar os contratos, pode ser acionada, mas não é um propósito inicial. Esta reunião conduziu à soluções, ajustes, que com certeza vão ao encontro dos anseios da população e podem tranquilamente normalizar as relações e proporcionar um bom retorno para a população no sentido de fugir desta calamidade que é a seca”, afirmou.

Segundo Moura Pinho, um prazo foi estabelecido pela própria Embasa.

Reunião entre Embasa e Prefeitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A Embasa tem um prazo, inclusive estabeleceu aqui alguns prazos, e informou algumas medidas no sentido de tratar com urgência algumas situações, como por exemplo a contratação de mais carros-pipas. Ela já informou que contratou mais outra empresa que fornecerá um outro número de carros-pipas para atender a população, discutimos também sobre como deixar bem transparente estas solicitações, escolhendo as prioridades pelo fato de serem efetivamente prioridades, para que não ocorram interferências políticas, mas que se priorize essencialmente a necessidade das pessoas. A Embasa de qualquer forma está sendo notificada no processo administrativo para informar sobre estas providências e de acordo com estas informações aqui, as ações serão analisadas”, pontuou.

Segundo o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, esta foi uma reunião bastante produtiva para alinhamento do procedimento de fluxo da informação.

Reunião entre Embasa e Prefeitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esta foi uma reunião muito positiva, uma reunião de alinhamento, de procedimento, de fluxo de informação e a gente busca junto com a plataforma, um canal mais ágil para receber as demandas que porventura a população mande, para que a gente possa colocar nas nossas prioridades de atendimento. Acredito que o objetivo do município, do próprio Procon e da Embasa é o mesmo, é atender cada vez melhor a população. Vivemos em um ano com um verão bastante rigoroso, bem diferente dos últimos dois anos, onde Feira de Santana teve uma grande expansão no atendimento, e por outro lado, nós também temos um alto índice de violação das nossas redes, inclusive com loteamentos clandestinos. Então todo este cenário dificulta o abastecimento nesse período do ano”, enfatizou.

Ainda de acordo com Raimundo Neto, a empresa já está reforçando todas as medias nas regiões mais críticas do município.

Reunião entre Embasa e Prefeitura
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A Embasa alinhou o procedimento, já tem feito reforço nas partes mais críticas com abastecimento emergencial, com carro-pipa e algumas intervenções, principalmente na zona rural, que nós estamos em curso, a nossa equipe está diuturnamente acompanhando em tempo real a pressão, o nosso sistema de acompanhamento do abastecimento, para tentar fazer as manobras, para minimizar os efeitos. Estiveram aqui presente membros da diretoria executiva da Embasa, o diretor de operação Gideoni Almeida e a diretora de empreendimentos Rita Bonfim, no sentido de antecipar ao máximo, uma grande obra que finalizará todo este ciclo de investimento que a Embasa tem feito nos últimos 16 anos, e que culminará na instalação de abastecimento de água em Conceição da Feira e resolverá definitivamente abastecimento”, explicou.

Segundo Raimundo Neto, uma empresa de Jequié já foi contratada para o abastecimento através de carros-pipa.

“Nós tivemos uma grande dificuldade na questão do credenciamento de fornecedores locais, mas nós buscamos outros prestadores que a Embasa tem em outras regionais, nós trouxemos um novo prestador de Jequié, já reforçamos este abastecimento, e ainda nesta semana até por determinação aqui da diretoria executiva da Embasa, nós vamos ampliar trazendo mais carros-pipas, mesmo que sejam de outras regiões do estado”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Embasa pode sofrer intervenção devido à constante falta de água em Feira de Santana, diz presidente da Agência Reguladora

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não por acaso, estamos sem água na região do Feira Vll, desde cedo. Mas o recibo de valor minino de 80 reais já chegou, e melhor; já foi pago.

  2. Isso tudo só é enganação, conheço o sistema, não tem água para todos e o governo não está querendo falar a verdade pois, não teve planejamento. Enquanto isso, sofre a população mais pobre pois a embasa prioriza os Bairros mais ricos. Perceba que nos bairros ricos não tem reclamação.

  3. Enquanto eles brincam de executivos, a população segue sem abastecimento e PAGANDO pelo o que não esta a usufruir desse péssimo deserviço que é a EMBASA.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade