Feira de Santana
Embasa pode sofrer intervenção devido à constante falta de água em Feira de Santana, diz presidente da Agência Reguladora
Presidente da agência reguladora aponta para ações drásticas em meio a queixas da população.
23/10/2023 às 17h56, Por Iasmim Santos

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) encontra-se no centro de uma tempestade de críticas e preocupações devido à falta de água persistente em Feira de Santana e nos seus distritos. O presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho, destacou em entrevista ao Acorda Cidade que a situação é alarmante e que a intervenção na empresa não está descartada.
Intervenção em discussão
A falta de água em Feira de Santana e nas áreas circundantes levou as autoridades municipais a considerar uma série de medidas drásticas para resolver o problema. Moura Pinho afirmou que a Embasa foi convidada para uma reunião e um procedimento administrativo foi aberto, que pode resultar em advertência, multa e inclusive a intervenção.
O ativo representado pelo serviço de água e saneamento em Feira de Santana está avaliado em aproximadamente R$ 1,6 bilhão, tornando-o um recurso valioso no mercado.
Prazo para resposta
Em relação a uma possível notificação à Embasa, a população está ansiosa por uma solução urgente. O presidente da agência reguladora salientou que as pessoas não podem ficar com sede e sem água, e um prazo processual de 15 dias é estabelecido para a empresa apresentar uma resposta. Caso não ocorra uma solução rápida, medidas como multas e intervenção podem ser aplicadas.
“A gente espera que tudo seja resolvido com urgência, as pessoas não podem ficar com sede e sem água. Eu mandei para a comunidade do Jacu uma equipe de fiscais e lá a escola está encerrando antes da hora, porque não tem água para fazer merenda, não tem água para as crianças. Na na zona rural, ontem, estivemos em Jaguara, tem cerca de 500 pedidos de água, de abastecimento de água, represados. Isso não tem sentido. Então, se não houver uma resposta rápida, nós vamos adotar outras medidas, mas o prazo em termos processuais para uma resposta, para não correr a revelia, é de 15 dias. A multa pode ser aplicada, a advertência pode ser aplicada e eventualmente a intervenção pode ocorrer. A intervenção é um ato do Poder Executivo nomeando um interventor que passa a gerir os recursos e atuar como se fosse o corpo diretivo da Embasa, que está lá hoje, só que buscando mais eficiência”, explicou.
Diálogo e ruptura do contrato
Moura Pinho deixou claro que a agência tem mantido diálogo frequente com a Embasa, mas a situação atingiu um ponto crítico. Ao Acorda Cidade, ele enfatizou que, se a Embasa não demonstrar competência na resolução do problema, a possibilidade de ruptura do contrato e oferta do serviço a investidores no mercado não pode ser descartada.
“A gente conversa frequentemente com a Embasa, a nossa diretoria técnica tem mantido diálogo também permanente, isso é uma obrigação da gente com todos os serviços concedidos pelo município de Feira de Santana. Chegou ao limite, a população está sofrendo e sofrendo muito e a gente não pode tolerar que isso permaneça assim. Se a Embasa não se mostra competente para resolver o problema, nós não podemos afastar a possibilidade de irmos ao Mercado oferecer, na eventual ruptura do contrato, o serviço de abastecimento de água e saneamento de Feira de Santana, porque é um ativo econômico muito valioso e com certeza haverá fila de investidores atrás”, destacou.
Ação da População
Diante desse cenário, a população de Feira de Santana também pode desempenhar um papel importante. Ao registrar reclamações e protocolos junto à Embasa, os cidadãos podem contribuir para documentar e informar a Agência Nacional de Águas. Essas informações podem ser usadas para impor penalidades à empresa, destacou Moura Pinho.
Conforme, Moura Pinho, a responsabilidade pelo fornecimento de água e saneamento é da Embasa, uma empresa que opera por meio de contrato com o município. A população, que paga pelas contas de água e esgotamento sanitário, tem o direito e a responsabilidade de relatar suas preocupações e problemas.
“A população pode nos ajudar muito fazendo as solicitações perante a Embasa e deixando isso registrado, protocolado, porque isso nos ajuda inclusive a informar a Agência Nacional de Águas e isso vai constar no prontuário da Embasa, e isso gera penalidades. Se a população nos trouxer esses protocolos nos ajuda muito a colocar as coisas nos devidos lugares. O serviço está contratado à Embasa, o serviço municipal de abastecimento de água e saneamento está entregue por contrato à Embasa e ela lucra com isso. Vocês pagam a água, que aliás a conta nunca atrasa, vocês pagam, pelo menos na Sede, o esgotamento sanitário, 80% do valor da conta de água, então a população tem direito e deve fazer essa reclamação”, frisou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Moradores da Fazenda Brandão no distrito de Jaíba relatam 3 meses sem água
Moradores bloqueiam BR-116 norte em Feira de Santana e exigem solução para a falta de água
Deputado esclarece a falta de água recorrente em diversos bairros de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Preparação para o Natal
Espetáculo de música e luzes abre as portas do Natal de Feira
Programação diversificada vai atrair as famílias entre os dias 14 e 22.
06/12/2023 às 17h36

Feira de Santana
Guarda Municipal deflagra operação Centro Seguro
A iniciativa visa coibir furtos e roubos, especialmente no período das compras de final de ano.
06/12/2023 às 14h26

Feira de Santana
V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nesta sexta-feira (8); vagas limitadas
Será discutido o cenário atual e o futuro da implementação dos direitos.
06/12/2023 às 12h35

Feira de Santana
Bazar beneficente será realizado neste sábado (09) no bairro Baraúnas
O intuito desse bazar é ajudar nas melhorias de uma creche.
06/12/2023 às 11h19

Diário Oficial
Prefeitura de Feira de Santana publica dispensa de licitação para decoração natalina com investimento de mais de R$ 700 mil
A dispensa de licitação é respaldada pelo art. 24, inciso IV, da Lei Federal 8.666/96, conforme destaca o parecer da...
06/12/2023 às 08h20

Feira de Santana
Lei municipal dispensa revista para usuários de marcapasso em Feira de Santana
A nova legislação entra em vigor a partir desta quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023. A autoria é do...
06/12/2023 às 07h41
Isso é alguma piada? Intervenção para quem gerir? A Prefeitura não está tendo competência para tapar buracos, nem sequer pintar faixas de transito no chão, vai ter competência para gerir um dos maiores, se não for o maior, bem do ser humano?
Parece até piada né, esse governo municipal não capacidade de gerir nem o beco da energia, que dirá a EMBASA.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu to rindo pra não chorar. Melhor economizar as lágrimas pq do jeito que ta essa MERDASA vou ter que matar a sede com o choro mesmo
Seu *** a embasa é uma estatal do governo do estado o município entra em que seu alienado ?
A falta de água em Feira de Santana preocupa e as pessoas não podem ficar com sede e sem água. Uma das questões preocupante é que eles vão ter que armazenar água para seu uso diário, aí vem outro problema por conta desta escassez, as arboviroses que acontece em momentos oportunos como estes.
Esse cidadão nem deveria estar neste cargo!! Mas….
A emenda sairá pior que o soneto…
No caso dessa intervenção em quantos dias se resolveria o problema da falta de água? Esse Senhor incapaz de propor uma solução concreta fica falando lorotas. A prefeitura não da conta nem de tapar os buracos imagine.
A muito e muito tempo que já deveriam terem feito isso. Sempre achei que a prefeitura de feira de Santana, tinha ou tem o rabo preso com a embasa.
Porque a vida desse órgão terrivelmente miserável, destruidora de ruas, avenidas, que transforma a vida de toda população de feira em um verdadeiro inferno de buracos, solo lunar. A prefeitura vai faz as pavimentações das tuas e avenidas, esse órgão desgraçadamente destruídor, vai lá e destrói tudo. Embasar já me gerou prejuízos extremamente terríveis. Tanto a nível no meu lar como em veículos.
Movir ação contra esse órgão incompetente, negligentemente miserável. Nessa ação, a excelentíssima senhora Juíza aplicou uma multa e um poder de advertência disciplinar, no qual a Embasa, jamais poder aumentar minha conta assustadoramente, se ela praticar o crime novamente, ela pagará uma multa de 20 mil reais . E ainda terá que me indenizar duas vezes mais.
Órgão desgraçadamente e descaradamente muleque. Que trata as vidas como lixo.
A população tem que se unir, e mover diversos processos conjuntos, tirando milhões desse órgão descarado.
Esqueçam embasa, procon e coloquem poupa água bloqueador de ar você encontra no material de construção Bittencourt localizado no liberdade feira 7 e na casa Santana. O da cor laranja 🧡..poupa água ou me chama no WhatsApp 75991345048. Você vai ter menor consumo de água pois você está pagando AR.
O interesse da dita intervenção é vender o direito de exploração… leiam com atenção. E o dinheiro da venda …
Bom dia!!!! Até que enfim alguém falou por nós, de Feira de Santana. O que estão fazendo é um absurdo. Estamos sem abastecimento há mais de um mês. E quando tem água é tão fraca que não abastece a caixa d’água.