Os moradores da Fazenda Brandão, distrito de Jaíba em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para reclamar sobre a falta de água na região que segundo eles, já completou três meses.
Como forma de superar o problema, alguns moradores estão contratando serviços de carro pipa.
Margarida Pereira Santana é moradora da Fazenda Brandão há cerca de 50 anos. Ao Acorda Cidade, ela contou que sempre ao entrar em contato com a Embasa, a empresa informa que o problema será solucionado.
“Já estamos há três meses sem água no reservatório. Não estamos mais aguentando pagar água, pois não temos condições, são R$ 300 um carro pipa. Toda vez que liga para a Embasa, eles informam que irão solucionar, mas não tem jeito. Colocaram até uns carros pipa, mas foram 500 litros, colocou por duas vezes, mas a falta d’água continua aqui. Já estamos perdendo a paciência”, disse.
Jeane Bacelar também é moradora da região. Segundo ela, existe uma fonte que consegue amenizar o sofrimento das pessoas, mas é necessário carregar toda a água em baldes.
“Estamos pela misericórdia aqui, pelo menos uma fonte está no ajudando já que não tem água nas torneiras e a água da fonte não é tão suja. O complicado é ter que carregar tudo isso no carro de mão, sol quente, e o que a gente consegue carregar é no máximo, dois baldes de 10 litros”, lamentou.
A reportagem do Acorda Cidade solicitou um retorno da Embasa e seguinte nota foi enviada.
Em atenção à reportagem, informamos que o sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana está operando em sua capacidade limite e, com a antecipação das altas temperaturas e o consequente aumento do consumo, em outubro, a empresa tem registrado a ocorrência de falta de água por período prolongado em algumas localidades rurais da zona norte de Feira.
Diante deste cenário, nos distritos rurais, a Embasa vem ajustando a distribuição de água e realizando o abastecimento alternativo através de carros-pipa em pontos mais críticos, incluindo a Fazenda Brandão, distrito de Jaíba. Também já está em andamento a avaliação das contas dos usuários da área, com vistas a efetivar suspensão de cobrança nos casos pertinentes.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Moradores bloqueiam BR-116 norte em Feira de Santana e exigem solução para a falta de água
Deputado esclarece a falta de água recorrente em diversos bairros de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Toda a população sofrendo na região do Brandão, mesmo os que se sacrifica pra pagar um carro pipa pra levar agua pra sua casa ainda não se livra das contas que chega todo mês pela embasa, UM ABSURDO, tirando o direito do cidadão de ter a água que é de extrema necessidade para a vida humana. Está um caos a região, é preciso uma providência das autoridades, o descaso ao Brandão passou dos limites.
VAMOS EMBASA RESOLVER ISSO JÁ!!!
KD O DEPUTADO ZÉ LERO LERO 😂😂😂😂
Cadê o prefeito e o governo do estado que não faz nada, é um absurdo conviver com isso todos os dias. O Deputado Zé Neto sempre enganando o povo e protegendo Dona Embasa. E o lucro da embasa que foi anunciado, porque não melhora a empresa.
Por que não faz manobra e reveza, um dia na Artemia Pires, Santa Mônica. E outro dia na zona rural.
Se fizeram o L na última eleição podem ir na porta do PT reclamar da falta de água, ou melhor nem tem o direito de reclamar, quem votou no pt votou consciente das c@gadas que o PT vem fazendo na Bahia!
FAZ O L BEM GRANDE ! EMBASA SEMPRE TEVE O PTREVAS NO COMANDO ! 16 ANOS NO PODER ! A NÃO ISSO AI É CULPA DO BOZO ! VOTEM NO PT MEU POVO ESSE É O RESULTADO !
Essa situação tá totalmente foram de controle, gente! O que essa empresa acha que é? Isso já passou dos limites! Um absurdo! A população tem que ir pra porta do escritório da embasa fazer manifestação lá! O que vocês estão esperando? Agradeço ao acordacidade por estar dando voz ao povo nessa situação que se arrasta por anos mas que agora tá muito pior!
MANIFESTAÇÃO NA PORTA DA EMBASA!!! Vamos
Isso mesmo Joaqui,e a Embasa tem de tomar vergonha na cara,e honrar com o compromisso para com seus clientes já que esse serviço não é gratuito,é pago,a empresa não manda água,mas o recibo é pontual e não atrasa,tem de todos sim ir pra porta da Embasa,é direito do povo e obrigação da empresa prestar o serviço,e tem do povo ir pra porta da empresa e só sair de lá com os caminhão pipa pra servir a todos os clientes,uma vergonha pra Embasa.