Enem

Participantes do Enem 2022 analisam última fase da prova neste domingo (20)

Neste domingo, os participantes realizaram as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

20/11/2022 às 19h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 realizaram neste domingo (20) as provas de Matemática e Ciências da Natureza, cada uma das provas tem 45 questões objetivas. No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As provas foram aplicadas tanto para os candidatos inscritos na versão impressa quanto na versão digital do exame. E as questões foram iguais nas duas modalidades.

Deise de Souza, moradora do Conjunto Feira X, realizou a prova no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Sanatana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi uma avaliação muito boa. A redação foi um assunto não esperado, mas deu para entender, porque também teve pesquisas, textos, que acabaram ajudando e a prova de matemática foi tranquila, terminei cedo, teve a ajuda dos cálculos e os fiscais também ajudaram bastante auxiliando e ococrreu tudo tranquilo,” relatou.

Ansiedade

Deise contou ao Acorda Cidade que estava muito ansiosa.

“Me bateu muita ansiedade, até de esquecer lanche e ter que voltar para buscar, mas sempre tem ansiedade e frio na barriga, porque todo ano é uma surpresa,” contou.

Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

“Eu escolhi a prova impressa, porque para mim é mais fácil. E também pela sensação de vir ao colégio e estar com outros colegas fazendo,” abordou a participante.

Deise deseja tirar uma boa nota para cursar enfermagem.

“É uma área que eu me apaixonei bastante, e futuramente quero fazer medicina, para me especializar na área pediátrica. Estudei muito, mais de seis meses estudando, e mesmo assim surgem aquelas dúvida de não ter estudado o suficiente. Foi corrido, muita ansiedade, mas ococrreu tudo bem,” concluiu.

Questões

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A participante Gilvania da Silva, 24 anos, achou a prova deste domingo tranquila.

“Eu achei traquila, apesar de algumas questões serem um pouco difíceis, devido a alguns cálculos que eu não lembrava, mas deu para resolver.”

Preparação

Gilvania relatou que se preparou assistindo a videoaulas e com a ajuda de um cursinho preparatório.

“Tive professores de exatas que se disponibilizaram para poder ajudar e também assistir a videoaulas,” disse.

Ao Acorda Cidade, Gilvania compartilhou que pretende cursar Biomedicina.

“A minha expectativa é grande, eu tô confiante de que vou tirar uma nota ótima. Eu fiquei um pouco nervosa na hora da prova, mas deu tudo certo,” ressaltou.

Expectativa

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A moradora do bairro Aviário, em Feira de Santana, Vitória Rabello, realtou que deseja usar a nota do Enem para cursar Direito.

“Eu achei algumas aplicações fáceis, gostei também muito do tema da redação, achei fundamental falar sobre o assunto. É muito importante essa questão dos desafios das comunidades tradicionais brasileiras e também achei muito interessante, agora, esta segunda fase. As questões de exatas foram bem tranquilas, foi um Enem leve comparado aos anteriores, eu achei muito leve,” pontuou.

A maior dificuldade, segundo Vitória foi a extensão de algumas questões.

“Para quem fez o Enem pela primeira vez a prova foi mais difícil, porque muito não tinham o conhecimento com a prova.”

A expectativa, conforme destacou Vitória, é conseguir a aprovação.

“Agora é esperar o resultado rumo à aprovação. E tô ansiosa, mas também estou bastante confiante,” frisou.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade