Feira de Santana

Prédio do antigo Ecassa é demolido para construção de nova rede de supermercado

O Grupo responsável pela administração do novo supermercado será a DMA, detentora de várias bandeiras do ramo de varejo alimentício do Brasil.

14/02/2024 às 09h46, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

demolição do Ecassa e do Cassa Unidade de saúde ft ed santos acorda cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O antigo prédio da Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Ecassa) de Feira de Santana começou a ser demolido no último fim de semana com a expectativa de que uma rede de supermercados será implantada no lugar, localizada na Avenida Presidente Dutra. As atividades educacionais foram suspensas no terreno que pertence à Ordem dos Frades Capuchinhos.

demolição do Ecassa e do Cassa Unidade de saúde ft ed santos acorda cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com informações obtidas pelo Acorda Cidade, o grupo responsável pela administração do novo supermercado será a DMA, detentora de várias bandeiras do ramo de varejo alimentício do Brasil.

Sobre o projeto, a reportagem do Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (14), conversou com um dos antigos diretores do colégio e atual superintendente da Fundação Santo Antônio, frei Jorge Rocha.

Ele esclareceu que o prédio onde ficava a tradicional escola do Ecassa foi negociado entre as partes e arrendado. Porém, o colégio continua funcionando na Rua Cônego José Cupertino de Lacerda, s/n, bairro Brasília. Organizado pela Ordem dos Frades dos Capuchinhos, o antigo Ecassa foi um espaço educacional de tradição da cidade.

Frei Jorge Rocha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Em todo momento, o governo do estado fez conosco um contrato de cessão de salas e honrou todos os compromissos, pagou tudo que deveria ter sido pago e depois resolvemos dar outra finalidade a este terreno que foi demolido”, declarou o frei Jorge Rocha.

Sobre o novo empreendimento que será construído no local, o frei confirmou que um novo supermercado vai ocupar o lugar. Inclusive, de uma rede que ainda não existe no município. 

“Ao que tudo indica será construído um empreendimento no ramo dos supermercados, esse é o empreendimento que até o momento temos conhecimento e interesse. Vai entrar certamente um grupo novo que não tem em Feira de Santana e que serão nossos clientes”, afirmou.

demolição do Ecassa e do Cassa Unidade de saúde ft ed santos acorda cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A nova rede iniciou as demolições e a previsão é que o prédio seja construído em tempo recorde. Além da escola, a Unidade de Saúde do Cassa também será demolida. Segundo o frei, a Prefeitura de Feira de Santana pretende instalar o novo espaço vizinho à Rádio Sociedade News.

“O prefeito já encontrou um novo local, no mesmo bairro, onde funcionará o posto de saúde. Na verdade, ela não vai deixar de existir, apenas vai mudar de local. Essa é a perspectiva e é para isso que estamos lutando e o prefeito Colbert está empenhado em manter este posto na localidade”, relatou. 

Em mais detalhes da negociação, o frei Jorge Rocha explicou que um contrato entre a Ordem e a rede de supermercados está sendo pleiteado, visando garantir a subsistência e exploração de ambas as partes. 

“A província tem muitos gastos e a gente precisa desses elementos, senão a gente vai sucumbir e não consegue honrar os nossos compromissos”, afirmou.

demolição do Ecassa e do Cassa Unidade de saúde ft ed santos acorda cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com a conclusão das obras, a previsão do frei é que o supermercado passe a funcionar ainda este ano.

Além disso, frei Jorge Rocha ressaltou que todo o processo de reordenamento da escola e as negociações para que isso ocorresse foi acordado entre as partes e reorganizado com muita responsabilidade. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que acho engraçado sabe o que é??? Como a igreja e a Política andam paralelamente! Absurdo acabar com as escolas, mexer com a EDUCAÇÃO, visando lucro! Vej senhores qtas escolas acabaram por aqui próxima a região que eu moro! Viu lhes listar: colégio Edite, Evaldo tinoco, obra promocional, o prédio do antigo escassa! Que promoção social de excelência viu!!

  2. Mas uma vez o ser humano deixado de lado em detrimento do lucro e do vil metal. Em uma época aonde se há mais pet shop do que centro de auxílio humano, aonde se valoriza mais o bicho que pessoas, a igreja que mais ganhou dinheiro em Feira de Santana com imoveis mas uma vez mostra seu lado empreendedor, tirando a educação dos mais necessitados para bem estar dos abastados.

    1. Tenha santa paciência. Em primeiro lugar é um espaço privado e que estava abandonado há anos.

      Em segundo lugar, o lucro do vil metal (que não sai da sua boca) será usado nas inúmeras obras de caridade que a ordem mantém

      1. Conversa de político, este lucro nunca será usado adequadamente, só no Brasil destrói escola e unidade de saúde para construir mercado de rede……povo analfabeto, povo sem conhecimento alvo dos políticos

  3. A galera do retrocesso ficam presos no saudosismo de quando estudou naquela escola… Bla bla blá. Temos que olhar para frente, empresas novas vindo para a cidade, gerando emprego e renda, ocupando um espaço horroroso e acabado como estava este terreno lá. Valorizando mais a nossa cidade e quem passa por ela. Este empreendimento ali naquela localização vai ficar lindo demais.

    1. Tu é um retar.dado msm viu. Olha o teu conceito de olhar pra frente, destruir uma escola desse porte pra construir outra melhor? N! Pra construir um supermercado. Cala a boca.

  4. É sempre muito triste ver um estabelecimento educacional sendo demolido. Dói na alma, refletindo na memória daqueles que um dia passaram por lá e hoje só vai viver aqueles momentos na lembrança.
    Tudo passa, tudo muda o que vale mesmo é guardar os grandes momentos.

  5. Não existe nenhum lugar pra ir
    Só Jesus pode nos salvar (c’mon)
    Somos senhores das favelas (c’mon)
    Somos senhores da pobreza (c’mon)
    Falta alimento em nossas mesas

  6. Capitalismo daqui uns dias chega outro grupo que ofereça mais R$ aluga….foi alugado ao estado durante tantos ciclos, hoje chegou chegou a vez do grupo DMA…sucesso que gere muitos empregos.

  7. Moçada vamos para frente eu também já estudei aí sabe e minhas irmãs também meu irmão mas tudo passou não está aí hoje precisamos É isso mesmo de vagas de emprego para nós para nossos filhos para os amigos sabe para melhorar para tirar esse povo do lugar ruim botando o lugar melhor achei muito louvável muito mesmo a minha decisão aí dos Frades Parabéns Frei Jorge Parabéns visão além

  8. Por mais que vá gerar empregos e já tenha um novo endereço, não consigo não me emocionar em ver a escola ser demolida. Ali aprendi tantas coisas, tenho tantos amigos que tenho contato até hoje, enfim, lembranças que jamais esquecerei.

  9. Lamentável! estudei por muitos anos nessa Escola, fez parte da minha vida e da História de Feira de Santana, acredito que a parceria do Estado com o Grupo Capuchinhos, podesse chegar a um consenso e manter a Instituição funcionando, afinal eram muitos alunos que ali estudavam todos os anos. foi falado que o colégio continua com suas atividades no antigo prédio do antigo Edith Gama; com todo respeito, aquele prédio não comporta nem 1/3 do prédio pertencente ao grupo Capuchinhos, só temos a lamentar.
    * Obs: Tem muitos anos que terminei o ensino médio, muitas coisas devem ter mudado, gostaria de saber, o que vem acontecendo com as Escolas Públicas Estaduais, que aos poucos vem sumindo, sendo que a população Feirense cresce?

  10. É uma tristeza muito grande vê um estabelecimento de ensino ser transformado em um ponto comercial.
    Fazer o que é a visão do governo do estado.

  11. Fiz a minha catequese para a minha primeira comunhão, lá no Ecassa. Tenho muitas lembranças boas e como catequista também.
    Gostaria que o local fosse usado para encontros de evangelização. Não falta espaço na cidade para outros supermercados.

  12. Como seria Bom que a Notícia fosse demolir para implantar um anexo do Curso de Direito da UFBA aqui em Feira de Santana.
    Supermercado já tem de mais .

    1. Que bom que tem muitos, temos muita gente precisando de empregos e esses supermercados geram isso. Quem sonha com o curso de direito pode tentar uma vaga na UEFS, ou pelo ProUni nas particulares ou mesmo ir pra Salvador, afinal de contas temos mais gente humilde precisando de empregos aqui do que pessoas que sonham especificamente com direito da UFBA.

  13. Que seja mais um empreendimento gerador de empregos para pessoas qualificadas e uma opção de local de compras.
    Quanto ao posto de saúde Ecassa, aproveitem e façam a substituição daquelas funcionarias despreparadas pra lidar com o publico, especialmente os mais idosos, onde a falta de respeito é evidente e constante.

    1. Marcelo Costa, vc tem toda razão. O atendimento é péssimo. Trata as pessoas muito mal. Deveria substituir todas mesmo. Total falta de respeito c as pessoas q ali chegam.

    2. Concordo plenamente. Todas as vezes que busco os serviços de saúde ofertados pelo por este Posto, sou destratada. Os servidores são péssimos profissionais, totalmente despreparados e sem educação. Uma falta de respeito sem igual!

    1. Com certeza tem coisas que o dinheiro não compra. Mas para as coisas que ele compra, como alimento, remédio e vestimentas, é muito bom que tenha o capitalismo ofertando emprego e dando a oportunidade pra muita gente (que talvez antes não tivesse como) poder comprar.

  14. Tomara que a Ordem que é detentora do espaço, não se envaideça dos lucros que receberá dessa transação e que possa ajudar aos necessitados, como acredito que seja o maior propósito da Ordem que eles fazem parte. Uma grande tristeza vê esse espaço ser demolido, onde eu e tantos outros tiveram oportunidade de viver e aprender muito, principalmente na prática esportiva em nossa cidade, que atualmente praticamente não vemos mais.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade