Feira de Santana

Hemoba de Feira de Santana tem queda crítica na doação de sangue; unidade convoca população para doar 

A Hemoba atente todos os hospitais de alta complexidade da cidade, servindo indiretamente a circunvizinhança.

26/12/2023 às 17h10, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Hemoba de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Os níveis de estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), unidade de Feira de Santana, estão baixos, colocando em risco todo o abastecimento entre as unidades hospitalares. Com as festas de fim de ano, o esvaziamento da cidade e a intensificação de pessoas nas estradas, o que também pode aumentar o número de acidentes, a situação tende a piorar caso não haja um número significativo de doações para repor o estoque. A unidade fez um apelo à reportagem do Acorda Cidade, para que a população comparecesse para doar.

A coordenadora de Distribuição da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba-Feira), Marilene Souza, deu mais detalhes sobre o momento crítico que a unidade está passando desde o início do mês.

coordenadora do hemoba feira - marilene souza ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós estamos cursando com um estoque extremamente crítico. Diferente dos outros anos, em dezembro há realmente uma queda de doação, mas já na semana que antecede o Natal, e esse ano, desde o início de dezembro, nós estamos com um número de doadores muito baixo, e isso impacta diretamente no nosso estoque. No mês de dezembro, mês de festas, muitas pessoas viajam”, explicou. 

Com o estoque baixo e a queda de doadores, a situação se agravou, principalmente após o Natal e com as festas de ano novo que virão.

“É um mês de férias geral, escolar. Então, há realmente um esvaziamento na cidade, e, consequentemente, um aumento de trânsito nas vias, e proporciona um número maior de acidentes e do consumo de sangue nesse momento”, ressaltou Marilene ao Acorda Cidade.

Segundo Marilene, um estoque considerado suficiente para atender a demanda existente neste fim de ano, seria, cerca de 40 doações por dia.

“Hoje nós temos um total no estoque de menos de 30 bolsas de sangue. Então, como nós estamos antecedendo uma data muito importante, que é a virada do ano, muita gente vai viajar, estamos muito preocupados com o nosso estoque”, pontuou.

Ao Acorda Cidade, a biomédica explicou que o Hemoba atende todos os hospitais de alta complexidade da cidade, como o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Hospital Estadual da Criança (HEC). Além disso, ela reforçou que essas unidades atendem toda a circunvizinhança, além das UPAs 24h do estado. 

Os critérios de doação são simples. As pessoas interessadas devem comparecer para triagem nas unidades do Hemoba em bom estado saúde e com documento oficial com foto, e devem ter entre 16 e 69 anos.

“Menores de 18 precisam estar acompanhados com seus responsáveis legais. Acima de 60, precisa ter feito a sua primeira doação antes dos 60 anos. Homens podem doar quatro vezes ao ano, mulheres três vezes ao ano, e pessoas idosas duas vezes ao ano. Então, toda doação, nós nos preocupamos também com a pessoa que doa. Homens podem doar no mínimo a cada dois meses e não podem ultrapassar quatro doações ao ano, justamente para ter o tempo de restabelecimento dessas células sanguíneas no seu organismo. Mulheres três vezes ao ano, sendo que um período mínimo de três meses também para obedecer esse critério”, explicou Marilene ao Acorda Cidade.

A biomédica ainda esclareceu uma dúvida referente a testagem que ocorre antes da doação, que não são para diagnósticos de doenças.

“Todos os exames que realizamos no banco de sangue são exames de alta sensibilidade, baixa especificidade. O que isso quer dizer? Que não são exames de diagnóstico. Então, todas as pessoas que tenham suspeita de ter uma sífilis, uma HIV, uma hepatite, estas devem ir ao Centro de Referência, porque os exames realizados na Hemoba ou em qualquer outro banco de sangue, são exames de triagem, e não de diagnóstico”, explicou.

Para todas as pessoas que dão o resultado “não negativo”, não são classificadas como positivo. A orientação é que ela retorne à unidade para uma nova coleta. Persistindo a não negatividade, ela vai ser encaminhada para o Centro de Referência.

Serviço:

O Hemoba Feira de Santana fica localizado na Avenida Presidente Dutra, s/n, esquina com a Avenida Maria Quitéria, em frente a TV Subaé.

Tel.: (75) 3614-1556

E-mail: [email protected]

Funcionamento: Segunda a sexta-feira – 8h às 17h

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fui doar hoje, fiz a minha parte, equipe muito atenciosa e acolhedora, fico triste pelo fato de estar vazio o local, é um procedimento bem rápido e indolor, recomendo que vcs façam a parte de vcs

  2. Vc faz uma tatuagem a mais de um ano e não aceitam a sua doação, trabalho em frente, já tentei doar mais de uma vez, e não aceitam, acabei desistindo

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade