Feira de Santana

Funcionários de Call Center param atividades contra atrasos nos pagamentos

Alielson Santos, presidente do Sindicato, disse ao Acorda Cidade que já foram feitas inúmeras paralisações.

27/12/2022 às 12h50, Por Laiane Cruz

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Funcionária da Tel Telemática Nívea Maia_Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Funcionários da empresa de telemarketing Tel Telemática, situada na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana, realizaram, na manhã desta terça-feira (27), mais uma manifestação para cobrar o pagamento do 13º salário, o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos Trabalhadores, além de retroativos do salário mínimo mensal, que estava defasado.

De acordo com Ana Caroline de Carvalho, que trabalha na empresa, são muitos atrasos que vêm ocorrendo por parte da Tel Telemática e muitos funcionários estão passando dificuldades em casa.

Funcionária da Tel Telemática Nívea Maia_Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Estamos protestando pelo nosso retroativo, que é referente ao nosso salário mínimo, que não foi atualizado. O mês de dezembro foi pago com muitos dias de atraso, depois do quinto dia útil, tem pessoas na empresa que nem receberam o décimo terceiro. A primeira parcela pagou, e a segunda está em atraso. E tem muita gente trabalhando sem receber, outros receberam com atraso, no dia 23. Além disso, não estão depositando nosso FGTS, já são quase dois anos de atraso. São muitos problemas, e a empresa está alegando que não tem dinheiro, mas está contratando funcionários novos e fazendo treinamento.”

Funcionária da Tel Telemática Nívea Maia_Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ela destacou que muitos funcionários não participam da manifestação por medo de retaliações da empresa e serem demitidos.

“O pessoal fica com medo de ser demitido, de ser penalizado. A situação é essa, tem pessoas lá dentro com medo de sair. A empresa só fala que está entrando em acordo e que não tem previsão. Nem o sindicato dá uma posição a gente”, afirmou.

Funcionária da Tel Telemática Nívea Maia_Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A funcionária Nívea Maia disse que o FGTS dela está há 1 ano e dois meses sem ser depositado.

Funcionária da Tel Telemática Nívea Maia_Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Temos o problema do FGTS, que está sendo depositado com atraso. O meu tem um ano e dois meses que não está depositando, e tem gente que está sendo demitido e está recebendo depois e parcelado. Até onde eu sei a empresa só pode atrasar três meses o FGTS. A gente estava trabalhando em home office, e o correto, pelo contrato, era sermos avisados pelo menos com 10 dias de antecedência para voltados para a empresa. A gente foi avisado às 11h da manhã que às 14h tínhamos que estar aqui, sem condição de transporte, para sair de qualquer jeito. O pessoal que usa vale-transporte, o cartão não chegou, e eles foram depositar o retroativo na conta depois”, relatou.

Alielson Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações (Sinttel), disse ao Acorda Cidade que já foram feitas inúmeras paralisações.

Presidente do Sinttel_ Alielson Santos_ Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Em Salvador também está em greve, porque lá ninguém recebeu o 13º. Aqui em Feira de Santana, a gente tem um quadro de pessoas que também não recebeu, tem pendência do abono salarial, que foi um reajuste aprovado pelos trabalhadores, dividido em quatro parcelas, mas a empresa descumpre o pagamento. O Sindicato abriu uma mediação desde a semana passada, prevendo que se a empresa não fizesse o pagamento, teria a antecipação dessa mediação, mas está sendo hoje e após isso é que o juiz vai determinar como vai ficar a situação do abono. E aí tem a pendência do FGTS, que já tem mais de 1 ano e 4 meses que a empresa não deposita, tudo isso está sendo contestado pelo sindicato. São diversos valores que a empresa tem a pagar ao trabalhador”, elencou o sindicalista.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

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  1. Eu não sei o que é pior….se é a desunião da massa,a proposta da tel,a do sindicato,ou tudo junto.No fim das contas o sindicato está do lado da tel e ponto e se brincar esse dinheiro do retroativo ,todo mundo esqueça pois não dará em nada .

  2. Sindicato só sabe ir pra porta da empresa xingar e incitar violência. A empresa não paga e o trabalhador sendo escravizado.Isso está acontecendo todos os sites

  3. Já estou cansado dessas reclamações dessa Tel, está na hora do Ministério público do Trabalho achar uma solução p isso ou fechar as portas dessa empresinha que vem para fazer de besta seus funcionários. Alegam não ter dinheiro e para que fazem novas contratações.

  4. Pior empresa de Call center de Feira de Santana , pior gestão que empresa pode ter , pessoas totalmente despreparadas para as funções que exercem ,não disponibilizam um sistema ou ferramenta de sistema adequados , fora que temos que disputar o ambiente interno de trabalho com vários ratos e na área externa vários pombos. Salário abaixo do mercado , uma verdadeira situação análoga à escravidão essa é a realidade , infelizmente muitos se submetem a isso por necessidade outros por comodismo , mas enquanto isso eles lucram em cima da mão de obra barata. Por fim , Faz o L , aos benditos sindicalista que nada resolvem .

  5. Infelizmente esta prática de algumas empresas escalada aqui na nossa cidade continua com a falta de consideração pelo seus funcionários que veste a camisa da empresa o que recebem em troca é atraso no pagamento dos salários falta de depósito no FGTS e mais outras coisas que só faz atrapalhar a vida dos trabalhadores é preciso mais profissionalismo por parte destas empresas e também tem que haver algum órgão fiscalizador destes empresas

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