Feira de Santana

Feirantes da Marechal Deodoro realizam assembleia para criar associação

Além da fundação da associação, foi discutido o projeto de estatuto social e foram escolhidos os membros da Diretoria e do Conselho de Acompanhamento.

08/08/2023 às 10h27, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na manhã desta terça-feira (8) feirantes da Rua Marechal Deodoro, do Centro comercial de Feira de Santana, se reuniram em assembleia para deliberar a criação da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras da Feira Livre da Marechal.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além da fundação da associação, foi discutido o projeto de estatuto social e foram escolhidas a presidente, Edineide Ribeiro, a vice-presidente, Sônia Pereira, e a tesoureira, Elizete dos Santos Ribeiro, que irão acompanhar os próximos desdobramentos da luta por melhorias na Feira.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A presidente eleita comentou que não houve surpresa e que já esperava a participação dos feirantes na assembleia. O objetivo principal da fundação foi organizar as reivindicações que já estão sendo discutidas há três anos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O papel é trabalhar em benefício dos feirantes da rua Marechal Deodoro que estão desassistidos pelo governo municipal. Vamos nos reunir para definir, mas a pauta principal é organização. Queremos uma feira, organizada, limpa e bonita”, disse Edneide Ribeiro.

Segundo ela, há um projeto do poder público municipal, porém a categoria considera inviável.

“Então estamos tentando elaborar outros projetos para apresentar a prefeitura. É inviável, porque não teve um estudo antes, está muito incerto, então não podemos aceitar uma coisa que não temos certeza que será organizado no futuro”, concluiu Edneide.

Além dos feirantes, o vereador Jhonatas Monteiro (Psol) também marcou presença.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em resposta ao Acorda Cidade a comissão encarregada do projeto de revitalização da feira-livre da Marechal Deodoro informou que tem mantido um diálogo contínuo tanto com os feirantes quanto com os comerciantes locais. E que na última sexta-feira (4), foi realizada uma reunião na qual os feirantes estiveram presentes, resultando na decisão de que a categoria apresentará uma pauta contendo suas sugestões para o referido projeto.

A comissão disse que a intenção da Prefeitura é estabelecer um padrão para a feira-livre da Marechal Deodoro e implementar diretrizes que assegurem um ambiente limpo, organizado e agradável tanto para os comerciantes quanto para os clientes.

Leia também:

Trabalhadores da Feira Livre da Marechal são convocados para assembleia

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por se tratar de espaço público, é exatamente por isso que não deveria ser permitida a permanência deste número reduzido de feirantes naquela via. Quando se construiu o Centro de Abastecimento, foi pra acomodar TODOS os feirantes que se instalavam no centro da cidade, que no ano 1977, foram instalados por lá, pois já geravam grande transtorno para a fluidez de pedestres no centro da cidade.
    Por insistência, foram voltando e ficando por conta da perigosa permissividade política. Já que é público, deve-se aumentar o número de feirantes, não se restringindo ao privilegiado número que irá ocupar a via, permitindo a todos que estão lá no Centro, alegando baixo movimento, que ocorre exclusivamente por conta da feira-livre na Marechal, sendo que ninguém irá ao Centro de Abastecimento, tendo tudo na Marechal.
    O que parece ser justo, é injusto.
    Duvidamos que consigam manter tudo limpo, organizado e que não surjam novas bancas fora do padrão. Verão!
    Nada contra os feirantes, sim, tudo a favor dos que seguem lá no Centro e pela organização da cidade. Só isso.

  2. Tudo pode nessa Feira….
    Os ambulantes estão em local impróprio, atrapalhando a vida dos transeuntes e ainda criam associação, e chamam a imprensa para divulgar.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade