Feira de Santana

Em uma hora, choveu 16mm em Feira de Santana nesta segunda-feira (4)

Em alguns pontos da cidade, a chuva foi menos intensa, já em outros locais, alagamentos foram registrados.

04/03/2024 às 22h02, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Pontos de Alagamento
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com previsão de chuva até a próxima quinta-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o alerta laranja para chuvas intensas. Somente nesta segunda-feira (4), durante 1 hora, Feira de Santana registrou cerca de 16mm de chuva.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com o superintendente de Obras e Manutenção da cidade, João Vianey. Segundo ele, em alguns pontos da cidade a chuva foi menos intensa, já em outros locais houve ocorrência de alagamentos.

Superintendente da Soma
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós tivemos ali no final da manhã, aproximadamente entre 12h30 e 14h, uma concentração maior de chuvas. A nossa estação climatológica no Campo do Gado Velho marcou 16 milímetros em uma hora. Nós tivemos também, lá no Jardim Cruzeiro, a nossa outra estação, marcou 12 milímetros. Alguns pontos da cidade, a gente acredita que o volume foi um pouco maior. Nós tivemos alguns alagamentos na via pública, como na Santa Mônica, nós tivemos algumas situações na Mangabeira, Conceição, Cidade Nova, Campo Limpo, algumas condições mais localizadas. A Defesa Civil também fez um mapeamento, mas não recebemos ocorrências de nenhum tipo de gravidade maior. Quando eu cito 16 milímetros em uma hora, nós tivemos cerca de 12 milímetros em 20 minutos. Então, uma concentração significativa. Se a gente fizer uma projeção em uma hora, nós vamos chegar perto dos 40 milímetros”, explicou.

De acordo com João Vianey, desde as primeiras chuvas registradas no final do mês de janeiro, o município vem realizando atividades para aumentar a vasão de água nos canais de macrodrenagem.

“A gente já vem trabalhando com a desobstrução de rede, mas tem alguns locais que a gente tem uma condição de vasão menor. A Santa Mônica hoje tem sofrido com a condição de escoamento. Lá no Parque Linear, naquela região da Cerb, Sest Senat, em que nós estamos, inclusive, fazendo a limpeza agora. Então, tem pontos como esse que nós temos algumas obstruções e nós estamos fazendo um estudo completo lá. São várias redes que contribuem para a rede da Moisés do Couto. Nós temos situações dessas específicas que, mesmo com chuvas que não têm uma concentração tão grande, não têm um volume tão grande, mas se elas forem bastante concentradas, geram esses problemas. A gente sempre faz esse mapeamento. Estamos intensificando, já vimos com o trabalho das limpezas das redes, nós temos dois hidrojatos, duas redes desobstruindo redes, temos seis equipes apenas limpando caixas e ramais de redes, associado a todo o trabalho nos canais da cidade. Então, é todo um trabalho que o pós-chuva nos provocou”, informou o superintendente.

Pontos de Alagamento
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Córrego da Avenida Fraga Maia

Segundo o engenheiro, será necessário fazer a substituição da rede, além de reforçar a laje que foi destruída.

“Nós fizemos uma primeira intervenção, o canal teve uma fuga em determinado local, mas a gente vai precisar fazer a substituição daquela rede. A laje está com comprometimento e nós fizemos uma intervenção para garantir a estabilidade dela, mas nós já estamos com a Secretaria de Planejamento fazendo todo o estudo para que seja feito o reforço, inclusive com ampliação de vazão dessa condição do canal. Aquele ponto recebe a contribuição da Cidade Nova como um todo, é uma bacia bastante significativa e nós estamos com a condição de vazão comprometida jusante, seja ali atrás do Feira V, aquela região ali próximo à Tupinambá, até chegar lá na Ayrton Senna, no Cordeirópolis. Então a gente precisa garantir uma vazão melhor de todo aquele trecho”, destacou ao Acorda Cidade.

Ainda segundo o superintendente, caso a Prefeitura de Feira de Santana tenha o empréstimo solicitado, será possível resolver algumas demandas com relação aos alagamentos.

“Nós temos hoje um investimento especialmente em microdrenagem. A Soma entrou em conjunto com a Sesp, para que a gente possa ter um investimento maior na parte dos canais. A Sesp já tem atuação dela e nós estamos reforçando esse trabalho. Estamos lá no Papagaio, perto da Fagundes Filho, nós estamos na Lagoa do Chico Maia fazendo a limpeza, nós estivemos no Feira V, na Tupinambá, então estamos atuando nessa ampliação. Mas, como eu disse, o acréscimo do que o empréstimo pode proporcionar, todo esse volume de intervenções, ele transforma completamente. Para vocês terem ideia, o orçamento previsto da Soma para o ano de 2024 é de R$ 65 milhões. O empréstimo de R$ 160, a gente consegue ter…, se for olhar apenas no espectro de drenagem, a gente consegue fazer um investimento de praticamente 10 vezes o que era previsto para o ano, com poder de ação muito maior e com capacidade de intervenções muito mais robustas”, afirmou.

Bairro Papagaio

De acordo com João Vianey, um trabalho em conjunto entre a prefeitura e as construtoras, está sendo realizado na região.

“No Papagaio nós estamos fazendo agora um trabalho. A condição de vazão da rede após o condomínio estava bastante comprometida, apesar de todos os esforços da Sesp e nós estamos agora reforçando, inclusive a limpeza que foi feita na primeira faixa já criou uma condição de vazão melhor, a própria condição dentro do condomínio, no Parque Linear, já permitiu um escoamento maior. E nós estamos, no caso do Papagaio especificamente, está acontecendo um trabalho de planejamento, a Prefeitura de Feira vinculada ao planejamento e as construtoras, um trabalho em conjunto para que seja feita uma rede, um reforço daquela situação. O Papagaio está tendo um trabalho diferenciado até por todo o apelo dos condomínios, as construtoras estão tendo. Mas, obviamente, a condição do empréstimo daria uma outra possibilidade de investimento, uma condição de intervenções robustas em um curto prazo”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM DINHEIRO FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA OUTRA CONSIDERAÇÃO QUE DEVEMOS OBSERVAR QUE DINHEIRO PARA REALIZAR E ENVESTIR EM FESTA DE MICARETA TÊM DE SOBRA SEM PRECISAR DE EMPRÉSTIMO

  2. perguntem aos vereadores que vocês elegeram … qual foi o ultimo projeto que ele colocou na câmara de vereadores em prol a população … alias … perguntem a eles também, quem foi que liberou as construções de condomínios em locais de nascente permanente … vá lá e pergunta

    1. O nome dos responsáveis se chama José Ronaldo e o Secretário de Planejamento Calos Brito. Lembra da especulação imobiliária criado por ambos ao afirmar que teria um shopping no papagaio? Pois é, elejam essa equipe de novo

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade