Dia de Nossa Senhora de Fátima

Em missa campal de Nossa Senhora de Fátima, Dom Itamar fala sobre necessidade de vencer os dragões da atualidade

A grande mensagem desta noite, segundo o Arcebispo Emérito Dom Itamar, é que Maria triunfará e os dragões de hoje serão vencidos pelas forças do bem.

13/05/2023 às 20h08, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado neste sábado (13). Nesta data, os católicos recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Jacinta, Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal no ano de 1917.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida João Durval, no bairro Caseb, realizou neste sábado uma missa campal, a partir das 18h30, na parte externa da paróquia.

Vencer os dragões

O Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, informou ao Acorda Cidade que nesta missa foi ensinado sobre a necessidade de vencermos os dragões.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A palavra de Deus falava que iria nascer um menino, e um dragão estava tentando devorar este menino. O menino nasceria, portanto, simbolicamente no Apocalipse da Virgem Maria e este menino seria Jesus. O dragão simboliza todos os males do mundo. A minha mensagem se referiu aos dragões de hoje, às guerras que matam muitas pessoas, à violência em Feira de Santana, na Bahia, no Brasil. E também o grande dragão de hoje é resumido em todas as pessoas que não aceitam as vacinas, porque não aceitar as vacinas hoje é ir contra a algo importantíssimo que é a vida da pessoa humana, e infelizmente, também no Brasil nós temos pessoas que divulgam notícias falsas contra as vacinas”, lembrou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A grande mensagem desta noite, segundo o Arcebispo Emérito, é que Maria triunfará e os dragões de hoje serão vencidos pelas forças do bem.

“Porque o bem sempre vence o mal. Nossa Senhora de Fátima apareceu exatamente em um momento em que a Igreja em Portugal passava por muitas perseguições, por exemplo, no ano de 1911 não tinha nenhum bispo católico em Portugal, as congregações religiosas tinha sido todas, praticamente, expulsas de Portugal. E em 1917 tivemos a Primeira Guerra Mundial e Nossa Senhora de Fátima aparece exatamente em Portugal apresentando claramente uma defesa da Igreja Católica, da religião, e principalmente, ela pediu na oportunidade que rezássemos pelo fim daquela guerra que estava aparecendo. É interessante como Nossa Senhora aparece sempre em lugares diferentes e em situações que desafiam a dignidade do ser humano”, pontuou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Mensagem de Fátima

A santa Fátima traz a mensagem de otimismo, coragem, esperança e ao mesmo tempo faz um apelo pelo fim de práticas desumanas, indicou Dom Itamar.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Em Aparecida o grande apelo foi pelo fim da escravidão; em Guadalupe o grande apelo foi para o fim da colonização espanhola, que estava escravizando so índios naquela época, e em todos os lugares em que Nossa Senhora aparece ela traz uma mensagem de esperança, mas também convoca as comunidades, as lideranças políticas, a respeitarem o ser humano, na promoção e na defesa da vida”, explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os católicos são muitos devotos de Nossa Senhora. “Jesus antes de morrer no alto da cruz nos deixou um grande presente, quando disse a João que devia levar Nossa Senhora para a sua casa e a Bíblia afirma que naquele momento João levou Maria para a sua casa e cuidou dela, a grande mensagem portanto, é que cada pessoa aceite Maria como a nossa mãe. Estamos celebrando no dia 14 de maio a festa das mães e Maria é nossa mãe e desejo que ela realmente abençoe todas as mães para que possam cuidar dos seus filhos como se fossem o próprio Jesus que elas estivessem cuidando”, frisou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A professora Cristiane da Silva Assunção, de 36 anos, contou ao Acorda Cidade que frequenta a Paróquia Nossa Senhora de Fátima desde os 13 anos e todos os anos participa dos novenários e das missas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Todos os anos, em todos os dias do novenários, eu participo, só não venho se eu estiver doente, mas sempre estou aqui perto participando”, contou.

Segundo Cristiane Nossa Senhora conduz os fiéis ao amor de Deus.

“Nossa Senhora não é Deusa, mas abaixo de Deus nesse mundo ninguém foi maior, então ela nos conduz até Deus, nos leva e aponta para o nosso Senhor, então ela é o amor da minha vida”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Palavra de Deus é imutável! Pra que tantas distorções apócrifas?

    Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.”

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade