Feira de Santana

Em comemoração do Dia do Feirante, prefeitura promove ações no Centro de Abastecimento

Estão previstas ações de limpeza e drenagem, manutenção do piso, recolhimento de resíduos sólidos, entre outros serviços de melhoria.

25/08/2023 às 12h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Centro de Abastecimento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta sexta-feira (25), é celebrado o Dia do Feirante, data criada para homenagear os profissionais que estão espalhados por todo território brasileiro, profissionais considerados peças importantes para movimentar a economia regional e nacional, fornecendo alimentos fresquinhos para as nossas mesas.

No município de Feira de Santana, existem diversas feiras livres espalhadas pelos bairros, como Sobradinho, Tomba, Feira X, Estação Nova, Cidade Nova, além do Centro de Abastecimento.

Centro de Abastecimento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Como forma de promover uma programação diferenciada para esta data, na Ceasa, e ao mesmo tempo atender uma reivindicação dos feirantes quanto a limpeza do local, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, (Seagri) montou um mutirão para beneficiar todos os trabalhadores.

Centro de Abastecimento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Essa ação de limpeza, uma ação que nós estamos também chamando de mutirão, uma força-tarefa de limpeza e ordenamento do Centro de Abastecimento, foi desenvolvida através de uma ideia do secretário Pedro Américo, em homenagear o Dia do Feirante. Em conversas, nós entendemos que seria muito bom, ter uma reestruturação o espaço que estes profissionais trabalham, para que eles possam vender mais, atender bem seus clientes. Pensando nisso, tivemos essa ideia e todas as secretarias estão envolvidas aqui e hoje não é somente uma limpeza, mas também troca de lâmpadas, tapa-buraco, hoje também vamos fazer um grande bota-fora de tudo que é velho e que não é mais permitido ficar aqui dentro do Centro de Abastecimento”, informou ao Acorda Cidade, o diretor do Centro de Abastecimento, Cristiano Gonçalves.

Estão previstas ações de limpeza e drenagem, manutenção do piso, recolhimento de resíduos sólidos, capinação, reforma de banheiros, requalificação da via principal de acesso ao entreposto comercial, entre outros serviços de melhoria.

Giscleide Dias Carvalho de Souza é feirante há 25 anos. Ao Acorda Cidade, ela contou que desde a infância que já acompanhava a mãe e a irmã nas feiras livres.

Centro de Abastecimento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu fui morar com minha irmã quando tinha 12 anos, e ela já era feirante. Então eu a acompanhava na feirinha aos domingos, ajudava a vender as frutas, verduras e durante a semana, eu estudava pela manhã e a ajudava no período da tarde. Hoje eu sigo no mesmo caminho como feirante, levanto às 4h30 da manhã e pego as mercadorias aqui no Centro de Abastecimento para vender na minha banca”, disse.

Na feirinha da Estação Nova não é diferente. Maria Rita de Jesus é feirante desde muito nova. Ao Acorda Cidade, ela contou que sempre acompanhou a mãe nas feiras livres.

Estação Nova
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Minha mãe já era feirante, então desde nova eu acompanhava ela, fui crescendo desta forma e hoje também sou uma feirante. Chego aqui na Estação por volta de 5h da manhã, já começo a arrumar toda a banca para esperar os clientes, e só vou para casa, por volta de 17h, 18h”, disse.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os Feirantes, professores, enfermeiros, alunos e pais de alunos não tem nada a comemorarem. Este gestor não respeita ninguém e nada.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade