Feira de Santana

Concurso Miss Afro Feira de Santana abre inscrições para a sua 7ª edição; Saiba como participar

A partir desta edição, o prêmio para as primeiras colocadas será em dinheiro.

13/01/2024 às 16h54, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Concurso Miss Afro Feira de Santana
Foto: Taila Silva/Val Conceição

Estão abertas até o dia 2 de fevereiro, as inscrições para a sétima edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana. O evento, que reúne anualmente cerca de 150 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e de municípios circunvizinhos, tem como objetivo o empoderamento de mulheres negras através da conscientização, além de evidenciar a beleza local.


A partir desta edição, o prêmio para as primeiras colocadas será em dinheiro. Além da quantia, as concorrentes também receberão, flores, troféus e certificado.

Concurso Miss Afro Feira de Santana
Foto: Taila Silva/Val Conceição


As participantes serão avaliadas durante os quase quatro meses de duração do Miss Afro, e aquelas que se saírem melhor nas avaliações, participarão de um desfile dividido em três momentos. No desfile final, é formada uma comissão julgadora especializada que irá avaliar a postura, dicção, simpatia e oratória.
As notas da comissão julgadora são somadas a nota geral das avaliações e a participante mais bem pontuada, é eleita a Miss Afro de Feira de Santana.


O desfile final do Concurso Miss Afro Feira de Santana acontecerá no dia 13 de abril, às 17h no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, localizado no bairro Capuchinhos em Feira de Santana. Para a entrada, será solicitado dois quilos de alimento não perecíveis.


Atuação

Concurso Miss Afro Feira de Santana
Foto: Taila Silva/Val Conceição


Nesses sete anos de atuação, aproximadamente mil meninas e mulheres afrodescendentes, foram assistidas pelo Miss Afro, bem como seus familiares que além do conteúdo formativo desenvolvido pelos núcleos de apoio pedagógico e de mulheres negras, receberam também apoio dos núcleos de ação social e de apoio jurídico bem como o acompanhamento psicológico.

Muito mais que um concurso de beleza

De acordo com o idealizador do Concurso Miss Afro, Val Conceição, o concurso tem sido um divisor de água na vida das participantes.


“Todas as participantes trazem consigo sua beleza natural, suas particularidades e especificidades, trazem dores, trazem perdas, muitas trazem danos. Entretanto, aqui no Miss Afro todas elas têm o que há de melhor em si, potencializado e aprendem a enfrentar, combater e não mais aceitar o que a sociedade machista e misógina as tenta impor”, disse.

Val Conceição também completou que recentemente, a Associação Cultural Moviafro realizou uma pesquisa entre algumas participantes do concurso e constatou que “67% delas, acessaram, concluíram e ou estão cursando o ensino superior tendo como referência o que lhes foi ensinado durante a realização do concurso, outros 19% optaram por cursos técnicos e 14% apostaram no afro empreendedorismo onde hoje, se destacam como micro e pequenas empresárias”.

Concurso Miss Afro Feira de Santana
Foto: Taila Silva/Val Conceição


Inscrições


As inscrições para o Concurso Miss Afro só poderão ser feitas através do Whatsapp da instituição (75) 98283-7418 e não há cobrança de taxas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade