Vaquinha Online

Com risco de ficar paraplégica, idosa faz apelo para realizar cirurgia de coluna

Realizando tratamento medicamentoso há algum tempo, apenas a cirurgia de coluna pode estancar a gravidade dos problemas.

26/01/2024 às 19h22, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Maria do Socorro Farias - apelo - precisa de cirurgia de coluna ft Ed santos acorda cidade1
Maria do Socorro Farias | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em 2019, Maria do Socorro Farias, de 60 anos, começou a sentir algumas dores da região lombar, o que a levou a descobrir um problema de hérnia. Entretanto, após realizar uma ressonância, os médicos constataram que o problema já era bastante grave, inclusive, ela estava perdendo os movimentos da perna esquerda e dos pés. Devido a urgência do caso e a falta de condições financeiras, ela está realizando uma vaquinha online para realizar uma cirurgia de coluna.

“Foram várias tentativas porque eu passei esses anos todos só fazendo tratamento com remédios, o que me prejudicou bastante na saúde, também na parte óssea, eu tomei remédios demais, inclusive corticoides, que eu usava sempre, fui perdendo meu corpo”, declarou Maria ao Acorda Cidade.

Maria do Socorro Farias - apelo - precisa de cirurgia de coluna ft Ed santos acorda cidade1
Maria do Socorro Farias | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A paciente é de Bezerros, em Pernambuco, mas mora há muitos anos em Feira de Santana. Pesando atualmente 46 kg, ela conta bastante abalada as últimas avaliações que os médicos fizeram.

Por conta da enfermidade, os pés, as pernas e o quadril também estão afetados. A idosa também tem problemas para defecar e urinar.

“O médico disse que eu não tenho gordura, não tenho músculo de tanta medicação, a compressão dos nervos também ajuda a causar isso tudo, enfim, perdi o movimento do meu pé direito, a perna já está atrofiando, o pé está todo solto, o pé esquerdo, com o risco de acontecer a mesma coisa se eu não fizer essa cirurgia urgente”, contou Maria do Socorro, emocionada.

Maria do Socorro Farias - apelo - medicamentos -morfina - precisa de cirurgia de coluna ft Ed santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Realizando tratamento medicamentoso, apenas a cirurgia de coluna pode estancar a gravidade dos problemas. Ela precisa retirar a hérnia de disco da coluna vertebral por uma técnica endoscópica (cirurgia do vídeo).

Mas segundo Maria, o procedimento não é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e na rede privada, chega a custar em torno de 36. 500 reais. Lutando contra o tempo, ela está realizando uma vaquinha online para arrecadar o valor, mas teme que durante esse período fique paraplégica.

Dona Socorro não tem família por perto e está contando com a ajuda de algumas amigas. Com a perda dos movimentos, ela não consegue realizar nenhuma atividade sozinha, como tomar banho e ir ao banheiro.

“Tudo eu preciso das pessoas, estou tomando banho na cadeira, não consigo mais tomar banho, ficar em pé, não consigo mais varrer minha casa, fazer minha alimentação, uma colega está mandando almoço para mim. Na verdade, ela que é a bênção de Deus na minha vida, tem mais duas, uma que dorme comigo, mas às vezes ela não quer vim, eu também não posso estar insistindo para as pessoas estarem aqui todo dia, mas tem me ajudado muito”, relatou.

Vizinha Vânia Almeida
Vânia Almeida | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Vânia Almeida conhece Dona Socorro há algum tempo e acompanha o sofrimento que ela vem passando. Ela entrou em contato com o Acorda Cidade para divulgar a vaquinha online.

“É muito difícil a gente ver alguém nessa situação, que não consegue nem fazer seu próprio alimento. Então, é algo que mobiliza, que faz a gente sentir a dor do outro e é por isso que pedimos de todo o nosso coração para fazer essa cirurgia, e que ela volte o mais rápido possível até ter uma vida normal”, declarou Vânia.

Maria do Socorro Farias - apelo - precisa de cirurgia de coluna ft Ed santos acorda cidade1
Maria do Socorro Farias | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além disso, os médicos informaram que há garantias de melhora com a cirurgia, mas também há riscos comuns de qualquer procedimento médico.

“É uma cirurgia endoscópica, que não é aquela cirurgia aberta, que eu não corro risco, existem riscos de infarto, de trombose, de infecção, isso são coisas que não podemos dizer que não vai acontecer de jeito nenhum, inclusive para fazer essa cirurgia eu preciso passar pelo cardiologista, vou apresentar todos os exames segunda-feira”, contou Maria.

Maria do Socorro Farias - apelo - medicamentos -morfina - precisa de cirurgia de coluna ft Ed santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Até a realização do procedimento, Socorro faz o uso constante de morfina, pregabalina, gabapentina e amitriptilina, medicamentos para conter as dores. Mas ela relata, que diante de fortes crises, nem esses remédios de alta potência segura a dor.

Até o momento já foram arrecadados R$ 8.600 reais.

Acompanhe o diagnóstico de alguns exames realizados por ela neste link.

Como ajudar

Quem quiser colaborar através da vaquinha, pode doar através deste link aqui. Já via PIX, pode usar a chave [email protected] Para acompanhar a luta de Maria nas redes sociais, siga @socorrofariasfsa

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram – Instagram @acordacidade.com.br

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade