Feira de Santana

Com expectativa de ocupar vagas, candidatos chegam cedo à Casa do Trabalhador

Segundo dados do último Caged, Feira de Santana, até junho deste ano, teve um saldo positivo na geração de emprego.

09/08/2022 às 10h10, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Munido com uma pasta contendo vários documentos e o perfil profissional impresso, o cozinheiro Paulo Sérgio dos Santos, que é morador do bairro Serraria Brasil, foi à Casa do Trabalhador na manhã desta terça-feira (9), para tentar conseguir uma vaga de emprego. Ele está há 9 meses fora do mercado de trabalho formal.

Otimista, o cozinheiro já conseguiu oportunidades de trabalho através do órgão municipal, que tem como missão intermediar mão-de-obra, reinserir e apoiar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de capacitação profissional, além de ofertar serviços como emissão de Carteira de Trabalho e entrada no seguro-desemprego para aqueles que foram demitidos sem justa causa.

“Já vim aqui várias vezes, e por sinal já consegui muitos empregos através da Casa do Trabalhador. Para quem tem compromisso de pagar aluguel, água, luz, é muito difícil, e ainda tenho um neto e uma filha para ajudar. Tenho que correr atrás, não posso ficar parado. Trabalho com frutos do mar, salgados, camarão na moranga, ao alho e óleo, são minhas especialidades, por isso não vou desistir”, afirmou Paulo Sérgio.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Há cerca de 4 meses sem trabalho com carteira assinada, o trabalhador da área de construção civil e segurança João Santos também chegou cedo à Casa do Trabalhador hoje em busca de uma nova oportunidade.

Sem emprego, ele vê as contas se acumularem por causa do tempo em que está parado, e com a inflação em alta, os preços dos insumos básicos cada vez mais elevados, percebe que se não conseguir logo um trabalho, a situação vai ficar ainda mais difícil.

“As contas vão se acumulando e as coisas vão ficando mais difíceis. Sou pai de família, tenho dois filhos, e a gente tem que se virar de um lado e de outro, para colocar pelo menos o básico dentro de casa. Vim aqui na expectativa de encontrar hoje e acredito que tenha vagas. Às vezes surge, e quando a gente chega a vaga já foi preenchida, mas a gente tem que ficar sempre na correria e na ativa”, destacou.

Também na fila aguardando a abertura do órgão municipal desde as primeiras horas da manhã, a vendedora Larissa Barbosa de Jesus revelou que já está há 6 anos desempregada. O último emprego dela foi como vendedora e mais uma vez está em busca de uma nova oportunidade, porém não está encontrando.

“Eu trabalhei agora no período das festas, porém a loja que chamou não contratou as cinco pessoas que foram chamadas. Sempre venho à Casa do Trabalhador e hoje vim aventurar”, disse.

Saldo positivo na geração de empregos

Quem foi hoje à Casa do Trabalhador em busca de vagas tem razões para permanecer otimista. Segundo dados do último boletim divulgado pelo Novo Caged, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o mercado de trabalho em Feira de Santana, até junho deste ano, teve um saldo positivo acumulado em 4.388 vagas de carteira assinada. Isso quer dizer que foram admitidas mais pessoas nos primeiros seis meses deste ano (27.298 admissões) do que demitidas (22.910).

Fábio Souza diretor da casa do trabalhador de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorra Cidade

Os setores de comércio e serviços são os que continuam contratando mais em Feira. No primeiro semestre 7.700 trabalhadores receberam o carimbo de admissão em suas carteiras de trabalho para atuar no comércio. Já o setor de serviços contratou em disparada, com 13.179 vagas geradas.

Para o diretor da Casa do Trabalhador, Fábio Souza, o número de novas contratações revela a força que a economia local possui no interior do Nordeste.

“Feira de Santana como todos nós sabemos foi a maior geradora de empregos do interior do Nordeste, com números consideráveis e a se comemorar. Isso significa que o município está a cada dia melhor com a sua economia. Feira vai continuar gerando empregos e com a economia forte. A Casa do Trabalhador, como representante municipal da intermediação de mão-de-obra, não poderia ficar de fora desses números e sempre ofertou um número considerável de vagas desde o início da pandemia, se mantendo com números positivos”, ressaltou.

Nesta terça-feira, a Casa do Trabalhador tem uma quantidade considerável de vagas para diversas profissões. “A gente pede que os candidatos tragam RG, CPF, Carteira de Trabalho, e se porventura eles estiverem no perfil de alguma dessas vagas, a gente já faz o encaminhamento e se não estiverem, a gente pede que o trabalhador fique sempre de olho em nosso site, que todas as vagas que temos no dia colocamos lá. Até porque a gente entende que nem todos dispõem de recursos para virem ao centro da cidade todos os dias, então a gente oferta lá as vagas.”

Confira todas as vagas disponíveis hoje na Casa do Trabalhador:

• VENDEDOR PRACISTA
• TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO
• PIZZAIOLO
• PINTOR DE AUTOMÓVEL
• MONTADOR ,INSTALADOR DE ACESSÓRIOS PARA CAMINHÕES
• CASEIRO
• CAPOTEIRO, MONTAGEM DE VEÍCULOS
• AUXILIAR TECNICO DE REFRIGERAÇÃO
• ATENDENTE DE FARMÁCIA- PCD
• ARTE-FINALISTA
• ANALISTA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO
• AÇOUGUEIRO

Endereço: Rua Castro Alves, 431. Centro. Feira de Santana. Bahia., CEP:44003-201
Telefone: (75) 3603-2000
E-mail: [email protected]

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exigem mta qualificação acho que deveria dar mas oportunidade pq mto nao tem a qualificação mas pode deselvolver durante a contratação assim ajudaria bem mas o cidadao

  2. Sempre vejo o diretor de desse órgão passa informações através dos meios de comunicação, que falta para os trabalhadores é qualificações profissional, que emprego tem sabemos que isso não é uma verdade, diariamente muitos trabalhadores qualificados vão em busca de oportunidade na casa dos trabalhador infelizmente e não consegue ser direcionado para uma vaga de emprego ou por perfil diferente da sua área de atuação profissional, ou se esbarra por não ter a experiência minima exigidas que todos nós temos informação que experiencia só é possível com oportunidades e outro motivo esta relacionado a idade principalmente trabalhadores com mais 40 anos, mesmo eles sabemos que nossa legislação prevê punição discriminação por sexo, idade, raça, religião, condições de saúde, orientação sexual, opinião política, nacionalidade, origem social ou restrição creditícia ou comprovação de experiência profissional superior a seis meses é proibida, diariamente assistimos essas discriminações

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade