Retorno ao Centro da Cidade

Camelôs do Shopping Popular demarcam espaços na Praça Bernardino Bahia

Segundo eles, não está sendo possível continuar no entreposto comercial, diante da falta de clientes.

24/08/2023 às 10h26, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Após o Shopping Popular Cidade das Compras voltar a cobrar a taxa de aluguel para os permissionários do setor de alimentação e taxa excedente de energia, os camelôs decidiram se reunir na manhã desta quinta-feira (24), na Praça Bernardino Bahia, mais conhecida como Praça do Lambe-Lambe.

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Durante o encontro, eles começaram a demarcar o chão com giz, pois segundo eles, o espaço ideal para que voltem a trabalhar com dignidade, é no centro da cidade.

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Selma Araújo de Oliveira que trabalha com confecções, informou que o fluxo de clientes não é o esperado pelos lojistas.

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nosso objetivo aqui é mostrar que tem espaço no centro da cidade, que podem nos realocar, já que a prefeitura está alegando que não tem mais condições de nos manter lá no Shopping Popular. O valor que eles estão cobrando é exorbitante, não temos como pagar, já que não temos clientes para vender. Infelizmente a clientela não desce, ficamos o dia inteiro a ver navios, então nós entendemos que aqui seria o local ideal para trabalhar. A gente utiliza estratégias de marketing, redes sociais, todo mundo faz isso, mas infelizmente o lugar é distante do centro da cidade, não atrai a população”, destacou.

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Cilene Araújo de Carvalho também trabalha com confecções no Shopping Popular. Segundo ela, o encontro na manhã desta quinta-feira, não é considerado como uma manifestação, mas como forma de mostrar ao poder público, que existem outras alternativas para os camelôs.

“Não estamos protestando, estamos aqui pedindo uma solução e mostrar ao prefeito que tem local para a gente trabalhar. Existe aqui a Praça do Lambe-Lambe, tem a Praça Fróes da Mota, então eles precisam nos dar estas opções, porque lá no Shopping Popular não tem mais condições”, disse.

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com a presidente da Associação em Defesa dos Camelôs (Adecam), Elizabeth Araújo de Jesus, caso não haja mudanças para que os camelôs permaneçam no entreposto comercial, a única alternativa é ocupar o centro da cidade.

“Queremos apresentar uma solução para o prefeito, que segurou as pontas durante esses três anos, que é vir para a Praça Bernardino Bahia. Se o Shopping Popular não tiver uma nova roupagem para levar o público, a opção do camelô continuar sobrevivendo, é vir pra esta praça e ocupar 1,5m e se organizar por aqui mesmo”, informou.

Permissionários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Elizabeth, os reajustes serão aplicados a partir do mês de setembro e apenas cerca de 700 comerciantes ainda continuam no Shopping Popular.

“O reajuste inicial agora em setembro é de 100% do aluguel para a Praça de Alimentação, mais a taxa de condomínio e mais o consumo de energia que excede. A partir de outubro, o camelô paga 50% do valor do aluguel, junto com o condomínio que já vem pagando. Logo quando foi entregue, tínhamos cerca de 1.788 camelôs, mas hoje só tem cerca de 780 até 800 camelôs ainda trabalhando lá no Shopping Popular. Infelizmente as pessoas não conseguiram pagar as obrigações, e a gente sabe que existem as penalidades, sabemos que as pessoas que ainda estão, é porque a prefeitura estava subsidiando, mas a gente continua aqui pedindo forças da prefeitura e permissão para estar aqui na praça trabalhando e levando o nosso pão para casa com sossego”, concluiu.

O que diz a Prefeitura Municipal de Feira de Santana

NOTA

A Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico informa que vem mantendo constante diálogo com os comerciantes do Shopping Cidade das Compras. O Governo Municipal está buscando alternativas visando fomentar o movimento e atrair consumidores ao entreposto, bem como intermediando a relação entre os comerciantes e o Consórcio Shopping Popular. A SETTDEC também informa que não há autorização para demarcação ou ocupação de qualquer espaço público no centro da cidade.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Prefeitura deve cerca de 7 milhões ao Consórcio Shopping Popular, afirma Elias Tergilene

Shopping Popular volta a cobrar aluguel e novas taxas; camelôs pedem apoio da prefeitura

Cerca de 400 camelôs do Shopping Popular discutem os custos da permanência no empreendimento

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A verdade é que as melhorias da população de Feira de Santana não gosta de ir lá no centro de abastecimento. Lá é um local inseguro não tem segurança e também distante do centro da cidade

  2. Ontem na reportagem uma bonita falou muito mal pois aquele shopping foi mal elaborado, é o povo aqui dando resposta de faz L,deixem de loucura que aquilo ali na foi algo mal feito desde quando foi feito. Ali virou balaio de gato culpa de José Ronaldo ex prefeito da cidade. A cidade esta um caos, e vcs parem de loucura de L,B, c…. Ali e algo que tem pai ali ***

  3. É difícil, mas tb o poder público não pode permitir baderna, o que se dane – considero a necessidade de cada cidadão buscar o pão de cada dia com dignidade, mas tem que respeitar as regras de organização.

  4. Só uma sugestão que pode resolver: Transfere o pessoal do Feiraguay (que está em cima da Praça que é Pública) para o Shoping Popular. Certeza de resolver dois problemas.
    Aproveitem a ocasião Prefeito e Secretário e peçam permissão ao ZR para fazer isso. A clientela do FeiraGuay vai pro Shopping Popular tbm e com certeza. Feira vai ganhar de volta uma Praça Pública e o Shoping Popular engrena de uma vez.

  5. “PREJUÍZOS & DIREITOS IGUAIS”. Se os CAMELÔS da Rua MARECHAL DEODORO justificavam [e justificam] prejuízos pra não irem pro Centro de Abastecimento e continuam onde estão, esses CAMELÔS e outros que tambem sairam do Centro da cidade e estão prejudicados, tambem tem o DIREITO e DEVEM VOLTAR sim PRO CENTRO da Cidade. Eles e outros podem até irem tambem pra Ruas Marechal Deodoro, pois ainda tem calcadas e passeios “disponiveis”. Voltem SIM, voces tambem tem DIRETOS e se juntem aos que não foram transferidos.

  6. Toda cidade tem. um local de vendas para cada comerciante, só aqui em Feira de Santana que o povo quer mandar e fazer o que quer, já não basta os verdureiros em pleno centro da cidade tomando as calçadas e dizendo palavrões pelo amor de Deus gente. Bota eles k em cima e bota pra pagar todos os impostos pra ver se eles querem.

  7. Acho que pra falar precisam conhecer os fatos, me liguem por favor. Lembrando que o shopping tem tudo pra dar certo,..o que falta então?
    75 991851560,

  8. Quando não se organiza uma cidade, esse é o resultado! Feira de Santana, é uma cidade bagunçada, devido aos prefeitos que antecederam o atual. Esse é um problema antigo, não foi criado agora. Os camelôs, estavam acostumados a não pagarem pelo uso dos espaços ocupados, e quando são colocados na formalidade, não se acostumam. Se a prefeitura, deixar eles ocuparem a praça, será um grande retrocesso para Cidade.

  9. a praça do forum seria uma boa opão pros camelos, voltar ao centro da cidade nem pensar, em relação ao shopping infelizmente quem n tem condição de pagar entregar o ponto essa é a real,

  10. O problema do shopping popular é a crise econômica que se abate sobre o país apos a eleição do descondenado. Várias lojas fecharam as portas no centro da cidade.
    Parabéns aqueles que fizeram o ” L “

  11. Só sei que se permitirem o retorno desse pessoal aí ,a bagunça vai ser grande,pois não foi projetado pra esse tipo de atividade.

    1. Poderia colocar uma grade e os cabelos ficarem só lá dentro,todos presizan trabalhar e não podem pagar caro pra isso,lá dentro ficaria organizado com hora pra fexar

    2. Sou mãe de dois filhos ..e trabalho no shopping popular concorda em se colocar no meu lugar..já imaginou se a mãe não fosse eu..fosse talvez uma mãe que o senhor conhece?..acho sempre bom se colocar no lugar de outro .

  12. Não querem pagar aluguel , água ,luz… Querem bagunçar o centro da cidade colocando mulambos em frente das lojas de quem paga impostos …

  13. Só aqui em Feira de Santana que praça é considerado local ideal para alocar barracas. Já são poucas praças, se as que existem transformarem em camelódromo, cria-se outro problema.

  14. Quando o prefeito tirou os camelos da calçada melhorou muito a mobilidade dos pedestres e de quem vai fazer compra no centro da cidade . Prefeito , não deixe esse povo retornar para calçada!!

  15. Há uma necessidade sim de replanejamento para que haja clientes naquele espaço, no entanto a questão da distância do centro não é um fator que possa ser usado como argumento, uma vez que o tão conhecido Feiraguay é “distante” por assim dizer, coloquem alguém que entende de feira livre a frente, e com certeza irá funcionar independente da distância, outro ponto importante é a criação de atrativos que levem as pessoas a frequentarem a cidade das compras, só uma opinião viu juízes!

  16. O culpado dessas bagunça chama,se Zé Ronaldo e Colbert esse espaço nunca era pra ter ido pra mão de empresário e sim a prefeitura construir e manter o pessoal lá pagando só água e luz esse grupo q tá aí a 26 anos tá acabando com a cidade

  17. Agora imaginem se o prefeito permite a volta deles para essa praça como eles querem, logo logo tomam todo o calçadão e se transforma novamente no que era, um retrocesso!!!

  18. Oh cidade pro povo gostar de bagunça. Nunca vi uma coisa dessa, essa cidade nunca vai avançar, todos querem ter direito, mas ninguém quer ter obrigações.

  19. E o prefeito escondido, sem reconhecer que essa parceria do shopping foi outro erro igual ao BRT.
    Mas, como não existe apuração nem na câmara (que é outra bagunça) e nem do judiciário, ele vai tocando seu governo incompetente e nada muda.

  20. Maravilha. Formigas unidas jamais serão vencidas. Quem mantém essa cidade e toda a estrutura do capitalismo é o pobre mesmo e tem de se unir e lutar pelos seus direitos. Infelizmente a corda só quebra para o lado mais fraco. Mas a União faz a força!

    1. Se não fosse o CAPITALISMO você não teria celular para entrar aqui na página e falar bobagens. A única coisa que o comunismo trouxe foi desgraça. Seu presidente é COMUNISTA e já cortou milhões em verbas de saúde e educação (o mínimo que o Estado deve oferecer) . Então pare com essa burrice de Ditadura do proletariado porque o único “proletariado” que vai se dar bem nisso aí são aqueles que estão te usando como massa de manobra.

      1. Então vc acha que na China, o país mais tecnológico do mundo e na Finlândia as pessoas não tem celular?? Eu surgiro o Senhor a estudar, mas estudar bastante mesmo, porque só o conhecimento é capaz de libertar o ser humano.

      2. Então você acha que na China, país mais tecnológico do mundo e na Finlândia os pessoas não tem celular?? Kkk, Eu surgiro que você estude, mas estude bastante mesmo.

    2. Esse shopping deveria ser feito no antigo feira tênis clube fazia quantos andares você precisa para caber todo mundo dava um piso inteiro pessoal do feiraguai juntando tudo em um só lugar fechava uma parceria com empresa de turismo para que as pessoas que estivesse passando pela cidade tivesse a oportunidade de conhecer colocaria praça de alimentação escada rolante elevador fazer um shopping popular de verdade para atrair as pessoas e ja que a cidade não tem lazer seria uma nova atração e dava espaço também para os lojista se quisesse investir, mas com tanto espaço que a cidade tem o prefeito preferiu usar o antigo feira tênis clube para se apropriar se realmente pensasse nos comerciantes das ruas eles teria essa ideia também e com certeza o povo ia conseguir pagar tranquilo o box e a taxa de condomínio.

  21. Já não basta o pessoal que vende fruta tomar espaço da calçada sem deixar ninguém transitar na rua direito, vem esses camelôs querer bagunçar ainda mais o que está bagunçado, esse foi o prefeito/gestores que vocês escolheram e estão fazendo essa esculhambação com vocês, a população não tem culpa disso e nem tem que aguentar as consequências da falta de organização da cidade não, se depender de mim nem meus pés eu piso mais nessa praça.

    1. MAS VEJO MUITA GENTE BO(B)A DIZENDO QUE A TEM QUE TER VENDEDOR DE RUA MESMO, QUE É TRADIÇÃO, ETC.
      PREFEITO RUIM, POVO MAL EDUCADO, TUDO JUNTO DÁ ESSE CAOS QUE É A INVASÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DA CIDADE

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade