Feira de Santana

Beneficiários do Programa Pé-de-Meia formam longas filas na porta da Caixa Econômica Federal

O pagamento começou a ser realizado no dia 26 de março.

10/04/2024 às 13h14, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Fila da Caixa
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Muitos beneficiários do Incentivo-Matrícula do Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC), formaram uma grande fila no final da manhã desta quarta-feira (10), na porta da Agência da Caixa Econômica Federal da Rua Tertuliano Carneiro, em Feira de Santana.

O depósito da parcela única de R$ 200 do primeiro incentivo financeiro-educacional do programa foi feito conforme o mês de nascimento dos alunos.

Fila da Caixa
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro, já puderam sacar o benefício desde o dia 26 de março. Já os estudantes nascidos em novembro e dezembro, dois últimos meses do ano, sacaram o benefício desde o dia 3 de abril.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a trabalhadora rural Lucielle Alves de Lima, moradora do distrito de Tiquaruçu, contou que tem um filho estudante do 3º ano do ensino médio, e com esta renda extra, poderá ajudar muito dentro de casa.

Fila da Caixa
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Já Geovana Barbosa Porto, esteve na agência para sacar o benefício da filha. Segundo ela, essa será uma forma de garantir o pagamento da Faculdade.

Fila da Caixa
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu vim sacar o valor de R$ 200 da minha filha que está no 1º ano do ensino médio. Fico muito agradecida por este benefício, pois iremos guardar para ter condições de já pagar uma faculdade, é uma boa ajuda”, concluiu.

Fila da Caixa
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Fila da Caixa
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade a Caixa prestou esclarecimentos enviando uma nota. Confira abaixo:

A Caixa informa que a Agência Feira de Santana funciona das 10h às 16h. Em razão do pagamento de benefícios sociais, o atendimento tem iniciado uma hora antes, às 9h, para recepção qualificada dos clientes. O banco reforça que todos os clientes que procuram a agência até o horário de fechamento são atendidos no mesmo dia.

Com relação ao programa Pé-de-Meia, a Caixa ressalta que o benefício é creditado em conta poupança digital, aberta automaticamente em nome dos estudantes, sem a necessidade de comparecimento às agências. Os valores podem ser movimentados pelo próprio estudante pelo aplicativo Caixa Tem.

Para estudantes com menos de 18 anos, o responsável legal deve autorizar a movimentação da conta pelo próprio aplicativo, por meio da opção “Programa Pé-de-Meia – Permitir acesso a um menor”. Somente nos casos específicos em que o responsável legal não for o pai ou a mãe do estudante, a jornada de consentimento deverá ser realizada em uma agência da Caixa.

A Caixa esclarece que a seleção dos estudantes beneficiários é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), gestor do programa. O banco realiza o pagamento, de acordo com as informações recebidas. Em caso de dúvidas sobre os critérios de elegibilidade, o estudante poderá consultar informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade