Feira de Santana

Abertura da Rua Marechal Deodoro está prevista para junho com mudanças nas feiras livres

A Comissão discutiu ideias envolvendo a padronização de barracas, horários e espaço de trabalho.

17/05/2023 às 17h55, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na terça-feira (16), foi realizada uma reunião da Comissão das Feiras livres de Feira de Santana, que contou com a presença de secretários e representantes de outros órgãos municipais, para discutir sobre a abertura da Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade, e a situação das feiras livres.

Conforme o secretário de prevenção à violência, que está coordenando a Comissão, Moacir Lima dos Santos, alternativas e novos projetos estão sendo pensados para organizar as feiras livres da região, começando pela Marechal Deodoro.

“Nós estamos aqui sempre reunidos para fazer um bom trabalho que não seja ruim para ninguém, para que seja algo conversado com os feirantes. Neste momento nós estamos tentando organizar a Marechal, porque é necessário. Nós temos hoje uma artéria importante em nossa cidade onde gera uma série de receitas para todo mundo, para o município e pessoas que ali trabalham. É necessário que a gente busque alternativas para não se perdurarem por muitos anos, pois já tem mais de três anos naquela situação e a gente tentando organizar. Primeiro vamos organizar a questão do trânsito, questões de logística dos feirantes, vamos fazer um chamamento daqueles que já trabalham ali há algum tempo, e a partir daí a gente começa a fazer o trabalho de abertura daquela artéria que é importante para o município. Primeiro nós vamos começar pela Marechal, nós temos várias feiras em Feira de Santana, estamos trazendo e discutindo ideias que serão levadas para o prefeito, pois a última palavra é dele. E o prefeito nos sinalizou que nós já poderíamos começar a fazer algumas intervenções lá para ir melhorando aquela área”, explicou.

Barracas e horários padronizados nas feiras

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A ideia é que seja realizado um cadastramento das pessoas que estão no local. “E também abrir a avenida e organizar as feiras. Isso pode levar um ano com o pessoal lá, pode levar dois anos. Porque a ideia do prefeito é criar um local próprio para que o pessoal fique concentrado no mesmo local, a ideia é essa, neste momento vamos organizar a Marechal, depois a Praça Bernardino Bahia e aí nós vamos avançando nas feiras de Feira de Santana. Nós tiramos os ambulantes e no espaço dos ambulantes chegaram novos feirantes, esses não são de lá, eles vão ter que ir para o seu local de origem, o que nós vamos organizar são aqueles feirantes antigos que já estão lá há algum tempo, vamos organizar com barracas no mesmo padrão, no mesmo tamanho”, apontou.

Provavelmente, segundo o secretário a abertura da Rua Marechal Deodoro nos dois sentidos será realizada no mês de junho.

“Para que as pessoas possam ganhar o seu dinheiro de forma organizada, pois com organização as pessoas compram mais, é bom para os lojistas, é bom para os feirantes e para todo mundo, para vivermos de forma pacífica”, abordou.

O horário de início das feiras também já está sendo definido.

“Teremos a colocação de barracas organizadas e a feira começa às 4h, é o horário que nós vamos definir, e se encerra às 17h. Encerradas as feiras nós vamos dar 1h para que as pessoas peguem suas barracas, pois são removíveis, e guardem, assim como era antigamente. E a rua fica livre, limpa”.

Novo projeto

O secretário Moacir Lima informou ao Acorda Cidade sobre um projeto feito pela Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Feira de Santana (Seplan), para atender o fluxo de veículos.

“A Rua Direita, quem vem do acesso pela Avenida Getúlio Vargas para a rua Monsenhor Mário Pessoa, será uma mão de serviço, ou seja, uma área que teremos os táxis, mototáxis, ponto de ambulância, toda estrutura de uma área de serviço. Na outra artéria as barracas serão colocadas e o fluxo vindo da Monsenhor Mário Pessoa para a Getúlio Vargas. Neste intervalo entre a área de serviço e a área do fluxo que vem da Monsenhor para a Getúlio Vargas, nós teremos os estacionamentos de carga e descargas de pessoas que vão ali trabalhar e os que vão comprar, isso tudo organizado pela SMT e com o apoio da nossa guarda. A abertura e a demarcação da área toda será definida em junho, com sinalizações onde será proibido parar e estacionar, as áreas serão monitoradas e com tranquilidade faremos a abertura da via”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Comerciantes e taxistas cobram reabertura da Rua Marechal Deodoro

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Basta colocar na Marechal os policiais do micareta, quero vê eles darem a testa , porque os policiais não brincam em serviço, são os melhores

  2. Feira de Santana, segunda maior capital, precisamos de um prefeito firme, decidido, essa bagunça na Marechal tem que acabar

  3. Só quem vive aqui sabe , a bagunça, o grita grita desse povo na rua, parecem que estão em uma favela, tem que respeitar, aqui tem comércio, pagamos impostos

  4. A sujeira, ratazana e desorganizacao prevaleceram. Colbert, como você se sente em perder para ratos e chorume? Dinheiro gasto com projeto, pessoas saíram dali e foram para outros espaços, barracas foram retiradas etc e agora isso. Prefeito sem pulso e sem palavra. Triste fim político de Colbert.

  5. GENTE CADE UM FEIRANTE QUE NÃO VI ATÉ O MOMENTO, VAMOS ORGANIZAR AI E COLOCAR UMA FEIRANTE PRA DIALOGAR CERTO MEU CONTATO AQUI AQUI, E TEMOS UMA GAMA DE PESSOAS DA FEIRA DA MARECHAL PRA DIALOGAR E INTEGRAR NA COMISSÃO

  6. Marechal realmente é uma favela, mas FEIRA DE SANTANA tem polícia, é só o prefeito chamar os mesmos do micareta 2023, resolve na hora

  7. O que nos causa surpresa é que nesse grupo de trabalho não tem representantes dos feirantes da Marechal, nem há diálogo com pesquisadores(as) que discutem a Feira Livre de Feira de Santana. Logo, acaba sendo proposta feita pela prefeitura a partir do entendimento das pessoas que compõem a gestão, sem a escuta da sociedade organizada. A chance de dar errado é enorme.

    1. Escutar os feirantes sobre o quê? Já sabemos o que eles queirem: ficar no lugar e continuar sujando e desorganizando o lugar. O diálogo já foi feito. O projeto era retirar eles de lá e colocar em outro lugar, com a estrutura adequada. Escuta, esses pesquisadores sabem o que é conviver com ratos do tamanho de um coelho e que entram nas lojas? Sabem o que é conviver com fedor da decomposição de alimentos? Sabem nada. Vivem no mundo utópico. Todos os feirantes devem ser retirados e realocados.

  8. Este assunto parece com o “lixo bbb” da globolixo. A muitos anos evito passar na Sr. dos Passos e na Mal. Deodoro pra não enfrentar aquela desorganização, sujeira, e trânsito caótico, além de alguns maus humorados que se sentem donos da área, caixotes, mercadorias, veículos carga, carros de mão, e até “cones”, sem contar o acesso intransitável nos passeios e às lojas. Estacionamento só se pagar. Resumindo, um verdadeiro CAOS pra não falar outra coisa.

  9. Assim como muitas outras pessoas, eu também deixei de frequentar a Marechal por ter se transformado em uma Favela urbana, um lixao, bagunça, desordem e crimes. Uma feira livre q só denigre e destrói o local.

  10. para que fique bem claro muitos feirantes vão ter que deixar a marechal, ficar só os antigos, nessa canetada ai mas da metade vão ter que sair, mas será que esses feirantes vão aceitar sair, eis a questão.

    1. Eu duvido muito essa Marechal ser entregue em Junho…que nem o Terminal de ônibus do BRT na Ayrton Senna… limparam o Terminal e disseram que iria ser entregue a população… até hoje nada, já está precisando ser Limpo novamente e só promessas.

  11. Um verdadeiro blá, blá blá e nada se resolve, a Av Sr dos passos já voltou a ser o que era antes , ninguém consegue parras tranquilamente em frente a Marisa.

  12. E a fiação precária dos postes da Marechal? Há um grande risco de acidentes elétricos e até mesmo de incêndios se não tomarem providências diante de tantos fios soltos e rompidos que podem encostar em carros e pedestres.

    1. É uma falta de vergonha com tanta bagunça naquela Marechal, até quando. Deveria cobrar uma multa para quem acumular lixo nas rua

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade