Educação

Experimento de alunos da rede estadual se destaca no projeto SBPC Jovem e Mirim

O CJCC é uma iniciativa de educação integral da secretaria criada com a perspectiva de consolidar a capacidade dos alunos de fazer nexos interdisciplinares

11/07/2014 às 09h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes da oficina ‘Embaixadores da Ciência’, realizada pelo Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que amplia o acesso dos alunos às agendas contemporâneas, foram os segundos colocados na seletiva para a edição 2014 da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pelo projeto SBPC Jovem e Mirim.

Roberta Andrade Fraguas e Felipe Fontes Carvalho, do CJCC de Salvador, vão apresentar os resultados do projeto ‘Sustentabilidade Z’ durante o evento, que acontece entre os dias 22 e 27 deste mês, em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (Ufac). O experimento científico consiste da produção de uma embalagem plástica biodegradável orgânica para polpa de frutas.

“É uma embalagem para polpa à base do amido de mandioca e, portanto, comestível. A pessoa tanto pode bater a polpa junto com a embalagem no liquidificador como descartá-la, já que o período de decomposição leva de dez a 20 dias”, explica Roberta, 15 anos. Ela diz que sua preocupação maior sempre foi com a destinação do lixo. O tempo de decomposição de um plástico comum é de 100 a 400 anos aproximadamente.

Segundo Roberta, o projeto ‘Sustentabilidade Z’ recebeu este nome “por estar inserido na realidade da ‘geração Z’, a geração de jovens nascidos entre 1990 e 2000, que consome muitos alimentos industrializados e, ao mesmo tempo, começa a se preocupar com a busca de novos hábitos, especialmente quanto à sustentabilidade”. Aluna dedicada, ela já sabe o que deseja fazer no futuro. “Quero ser engenheira ambiental e continuar trabalhando com a questão da sustentabilidade, e fazer a diferença”.

O coordenador da oficina ‘Embaixadores da Ciência’, professor Jorge Bugary, afirma que durante as aulas, realizadas duas vezes por semana, os estudantes são estimulados a pensar soluções científicas para problemas cotidianos. “A cada semestre, formamos uma turma e apresentamos uma situação-problema, com base em um tema de forma que eles possam desenvolver ideias para solucionar a questão. Este ano trabalhamos com a questão da sustentabilidade”.

Interesse pela ciência

As atividades da SBPC Jovem e Mirim são dirigidas aos estudantes do ensino básico e visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. O evento propõe a troca de conhecimentos e busca proporcionar espaços de expressão e do saber fazer ciência. A programação da SBPC Jovem está articulada com o tema central da 66ª Reunião Anual, criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia.

O projeto de Roberta foi escolhido entre mais de mil experimentos de todo o país. Entre os finalistas, constam também quatro projetos desenvolvidos em unidades educacionais no âmbito da Secretaria da Educação – ‘Simulando Tornados: a parceria da física com o meio ambiente’ e ‘Um Clique Sustentável sobre a Ótica de uma Pinhole’, os dois do CJCC, além de ‘Iniciação Científica: crescendo e pensando a ciência’ e ‘Os Mistérios da Saúde: o coração’, do Colégio Estadual Alfredo Magalhães.

O CJCC é uma iniciativa de educação integral da secretaria criada com a perspectiva de consolidar a capacidade dos alunos de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade, possibilitando assim nova relação com o ato de aprender. A rede estadual dispõe de duas unidades do CJCC – em Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), e no município de Senhor do Bonfim.    

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade