Educação

Estudantes se classificam para segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências

A competição está sendo realizada no modo on-line.

18/08/2020 às 08h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dos dois milhões de alunos inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), quatorze são da Escola João Paulo I (JPI) e foram classificados para a segunda fase [veja lista completa no final da matéria], prevista para o dia 12 de setembro. A primeira fase foi realizada nos dias 6 e 7 de agosto e teve resultado divulgado na sexta-feira (14). A competição está sendo realizada no modo on-line.

Diretora do Ensino Fundamental, professora Cássia Braz definiu a classificação em três palavras. “Conquista! Conquista do valor do conhecimento e da aprendizagem, pois sabemos que participar de uma olimpíada é garantir uma aprendizagem que é construída na história deste estudante nas várias etapas pelas quais ele passa. Movimento! Sim, movimento. Pois participar de olímpiadas integra a história do Fundamental Anos Finais e, na conjuntura atual, nossa escola se movimenta e consegue engajar os alunos em desafios maiores, como a participação em olimpíadas. Escola viva, escola da esperança. Parceria! Parceria família e escola. Parceria alunos e professores. Parceria de pessoas que acreditam na proposta pedagógica que sustenta o trabalho da JPI. E vamos seguir, pois o caminhar do conhecimento é longo, mas nós amamos percorrê-lo!”, destacou.

A estudante Gabriela Alves disse que participar das Olimpíadas também significou ampliar o conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, além de estimular a capacidade de enfrentar desafios e dar os primeiros passos rumo ao mundo acadêmico. A aluna Estela Meireles participou da ONC apenas com o intuito de obter mais pontos no currículo. “Depois de participar das aulas de preparação para a ONC, disponibilizadas pela escola, percebi que meu desempenho nas atividades escolares melhoraram, além de ter tido uma visão mais ampla sobre diferentes áreas, o que me possibilitou mais foco e um raciocínio mais rápido. Acredito que meus colegas participantes da ONC também tiveram essas mudanças. As aulas preparatórias realmente valeram a pena. Agora estamos nos preparando para a segunda fase. Tomara que tudo dê certo!”, frisou.

Estudante Gabriela Alves

Biólogo formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e de Biologia, Ricardo Menezes, professor de Química, Ciências e Biologia da JPI, explicou um pouco sobre a Olímpiada. “A ONC é interdisciplinar, aborda conteúdos de Astronomia, Física, Química, Biologia e História. Na primeira fase, os alunos responderam 20 questões objetivas. A segunda fase é formada por 15 questões abertas, inclusive com uma parte prática”, declarou. As olimpíadas de conhecimento já são aceitas para o ingresso em grandes universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), que em agosto de 2019 disponibilizou 113 vagas em 60 graduações para o os estudantes que se destacaram em tais competições no Ensino Médio.

Estudante Estela Meireles


Lista de Classificados:


ALICE COSTA VASCONCELOS
ALICE SOARES OLIVEIRA
ESTELA MARIA FREITAS MEIRELES
GABRIELA GOMES ALVES
LETÍCIA MARIA ROQUE TOSTA
LIZ CÔRTES ALMEIDA
MARIA CLARA ELOY DA SILVA
MARIANA CERQUEIRA AZEVEDO
MARINA PEREIRA CARNEIRO DOS SANTOS
MATHEUS OLIVEIRA SANT'ANNA
NAÍSSA GABRIELLY MAGALHÃES ROCHA
RAFAEL DA ROCHA CORTÊS
SOFIA COSTA DE ARAÚJO
VICTORIA LOREN CARVALHO ROMEU
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade