Educação

Estudantes da Uefs protestam contra fraudes em cotas, minuta do Jubilamento e corte de bolsa alimentação

Estudantes informaram que, principalmente no curso de Direito e Medicina, há fraudes no acesso às cotas.

31/10/2019 às 09h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fecharam o pórtico, na manhã desta quinta-feira (31) durante uma manifestação envolvendo alunos de vários cursos. Segundo a estudante de geografia, Norma Carvalho, o protesto tem três pautas:

"Uma delas é o corte na bolsa alimentação integral para os novos moradores da residência universitária. A segunda pauta é sobre as fraudes nos sistemas de cotas principalmente por parte do curso de direito e medicina. Estudantes que não são negros, nem quilombolas, nem indígena, estão acessando o sistema de cotas de forma fraudulenta e tirando direito a quem de fato pertence essa conquista. Fazem isso de forma extremamente injusta e inclusive criminosa porque é falsidade ideológica. Estão se passando por aquilo que não é, uma etnia ao qual não pertencem”, informou.

A estudante informou também que outro motivo do protesto envolve a Minuta do Jubilamento.

“A minuta do jubilamento é um documento que estabelece um prazo para o estudante concluir um curso e se o estudante tiver qualquer percalço, qualquer situação específica que não lhe permita a conclusão do curso, durante aquele período estabelecido, o estudante perde a vaga no curso. A gente sabe que as coisas não devem seguir neste ritmo já que são várias situações específicas. Grande parte dos estudantes precisa trabalhar. Os estudantes que estão em vulnerabilidade socioeconômica, são os principais prejudicados por esta minuta. Tem muitos estudantes que são pais, que são mães, e que não conseguem concluir seu curso no período estabelecido e são prejudicamos por conta deste regimento”, explicou Norma em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Se o curso for de quatro anos e o estudante não concluí-lo em no máximo seis anos, se ele tiver algum problema durante este percurso, não importa. Para o jubilamento ele tem um desligamento automático e perderá sua vaga. Isso é injusto porque as situações devem ser vistas de formas específicas a depender da situação de cada estudante. Essa manifestação vai durar até que consigamos conquistas nesse dialogo com a reitoria, um posicionamento que venha solucionar estes problemas a partir do desencadeamento desta negociação. Vamos avaliar em que horário vamos abrir o pórtico ou não”, continuou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A estudante também informou que tomaram a decisão de fechar o pórtico porque após as negociações com a reitoria não obtiveram respostas.

“A reitoria afirmou que estaria avaliando a situação, que daria uma resposta e até agora essa reposta não chegou. As negociações não andaram, as reivindicações não foram atendidas e por conta disso chegou até a situação de fechamento do pórtico hoje”, afirmou

O reitor estava presente na manifestação conversando com alguns estudantes. Em nota, a Administração Central da Uefs informou que as atividades foram suspensas hoje por conta do protesto e que sempre está aberta ao diálogo. Confira:

NOTA PÚBLICA

A Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que, diante do fechamento do pórtico de acesso à Instituição por parte dos estudantes na data de hoje (31/10), as atividades foram suspensas, mas está negociando com o grupo tratativas no sentido de viabilizar o retorno à normalidade acadêmica.A Administração Central reforça, ainda, que sempre esteve aberta ao diálogo com todas as instâncias da comunidade universitária.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade